Publicidade

Diego Cerri explica utilização de jovens no Campeonato Baiano

Diretor do Bahia quer evitar o desgaste dos principais jogadores e proporcionar uma pré-temporada adequada ao elenco

Diego Cerri, diretor de futebol do Bahia, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (28), e falou sobre a estratégia do clube para a utilização de jovens jogadores no próximo Campeonato Baiano. Segundo o dirigente, o Tricolor irá disputar a competição com um time formado essencialmente por jogadores da base e atletas que disputaram o último Campeonato Brasileiro de Aspirantes com a equipe sub-23.

Em 2018, o Bahia disputou cinco competições e, contando com a partida contra o Cruzeiro, no próximo domingo (2), terá realizado 75 partidas no ano. Por conta da experiência adquirida nesta temporada, Diego Cerri acredita que a utilização desta equipe diferente no estadual ajudará a evitar o desgaste dos principais jogadores e a proporcionar uma pré-temporada adequada para o elenco:

A pré-temporada será muito curta. O calendário não é ideal. Temos a Copa América no meio do ano. Iniciaremos a primeira competição no dia 16 de janeiro, a Copa do Nordeste. É um calendário muito apertado, longe de ser o ideal para preparar a equipe. Se a gente se apresenta dia 3 de janeiro, dia 16 tem estreia, são 13 dias de preparação. O primeiro dia tem que acertar detalhes. Um dia antes da partida não pode treinar forte. Acaba tendo mais ou menos dez dias de pré-temporada. Longe do ideal para preparar uma equipe. A cobrança vem de imediato. Estreamos assim no ano passado.

Publicidade

Porém, Diego Cerri não descarta a utilização de jogadores mais experientes no estadual. Só que, segundo o dirigente, o Campeonato Baiano será um laboratório para avaliar jovens atletas que podem ser utilizados pelo Bahia na sequência da temporada:

A gente vem conversando bastante, não quero rotular e engessar o que faremos. Mas com certeza vamos procurar primeiro tirar um pouco a carga dos atletas para não acontecer como esse ano, que completamos 75 partidas. Vamos tirar a carga de alguns atletas para que eles não joguem tanto durante o ano. O Baiano será um meio para atletas jovens vestirem a camisa do Bahia e passar um primeiro teste pelo clube, ter uma sequência pelo clube para ver como se comporta em ambiente e pressão, com o profissional do Bahia. Essas serão as premissas para iniciar o trabalho. Conforme for conveniente vamos ajustar. Mas vamos levar esses conceitos. Não esgotar os atletas, que eles não façam tantos jogos, e usar atletas jovens no Campeonato Baiano.

Assim como neste ano, o Bahia irá disputar cinco competições em 2019: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Na próxima temporada, também haverá uma pausa no meio do ano, por conta da realização da Copa América, que será realizada no Brasil.

Publicidade

Campeonato BaianoDiego CerriEntrevistaEsporte Clube BahiaNoticias do Bahia
Comentários (0)
Comentar