Bahia busca a liderança na Série A

Bahia busca a liderança na Série A

 


 

“O céu é o limite. Temos que buscar as vitórias para continuar nessa colocação que agrada bastante a gente”. O desabafo do goleiro Marcelo Lomba, após o triunfo sobre o São Paulo, ainda faz eco na delegação do Bahia e está sendo usado como bandeira para a luta do grupo neste início de disputa da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Bahia pode dormir líder e acordar líder da Série A. Pela primeira vez na história da disputa do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, o Tricolor baiano tem esta noite, às 21 horas, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, a oportunidade de assumir a liderança isolada da competição no jogo contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, na abertura da 7ª Rodada.

Com 11 pontos ganhos, 3º colocado, o time do Bahia tem reais condições de assumir hoje à noite a liderança do Brasileiro com um triunfo sobre a Ponte Preta, que não está bem neste início da competição e é o 16º colocado com apenas seis pontos ganhos em seis jogos disputados. Mais três pontos fora de casa e o time do técnico Cristóvão Borges ultrapassa o líder Botafogo, com 13, e o vice-líder, Coritiba, com 12 pontos ganhos, que só jogam amanhã à tarde pela 7ª Rodada da Série A.

Um jogo de extrema importância para o Bahia, que com mais um triunfo fora de casa tem condições de permanecer na liderança da Série A por toda a próxima semana numa combinação de resultados. Basta que Botafogo, que faz o clássico contra o Vasco da Gama, e o Coritiba, que joga em Minas contra o Cruzeiro, não vençam seus jogos, deixando o Tricolor, em caso de triunfo contra a Ponte Preta, na liderança isolada da competição da CBF.

Na campanha do Bahia no Brasileiro, dos 11 pontos ganhos pelo time do técnico Cristóvão Borges, 10 foram fora de casa, longe da torcida, com os triunfos de 2 a 1 sobre o São Paulo, em São Paulo. De 2 a 1 sobre o Botafogo do Rio, em Aracaju; de 2 a 1 sobre o Internacional em Caxias do Sul; e o empate de 1 a 1 com o Vasco da Gama, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Em Salvador o Tricolor ganhou um ponto no empate de 0 a 0 com o Coritiba, no Estádio de Pituaçu.

Depois da Ponte Preta o Bahia faz três jogos consecutivos em Salvador, todos na Arena Fonte Nova, contra o Vitória, dia 21, depois contra o Goiás, dia 28, e contra o Flamengo, dia 31 de julho.

O cara da vez

A excelente campanha do Bahia neste início da Série A, com aproveitamento de 52% na competição, surpreende a tudo e a todos, principalmente a mídia esportiva do País, que “enche a bola” de Cristóvão Borges. O técnico do time Tricolor baiano é a “bola da vez”, o mais destacado, o mais elogiado, o mais competente e o mais cobiçado treinador pela maioria dos clubes que disputam o Brasileiro.

Com a disputa de apenas sete rodadas, sete, entre os 20 clubes que disputam a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, já trocaram de treinador, e pelo menos três tiveram o nome de Cristóvão Borges na sua lista de treinadores: Santos; Vasco da Gama e Grêmio, além de outras especulações “oficiosas” que andaram rondando a cabeça do técnico que começou sua carreira no futebol nas Divisões de Base do Bahia, no CT do Fazendão.

“É especial para mim, tem sido muito especial por tudo. Essa identificação, sai de Salvador, fiquei muitos anos fora, e é um momento especial e importante da minha carreira, poder voltar para o clube onde fui formado, para minha terra, e poder dar uma contribuição num momento muito difícil do clube. Tem um sabor especial por isso, por poder estar dando essa contribuição como forma de troca do que eles me deram no começo.”

A declaração emocionada e apaixonada de Cristóvão Borges rodou o Brasil e o mundo nas imagens do canal ESPN Brasil, onde o técnico do Bahia foi convidado especial do programa Bate-Bola da quinta-feira à noite, com direito ao elogio: “Com seis jogos, três triunfos e um empate, o treinador já virou unanimidade na torcida e é destaque na imprensa nacional”.


Tabela interativa da Série A com atualização online

http://uniaotricolorba.com.br/tabelaseriea.asp


Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: ECB