Postado por - Newton Duarte

Bahia enfrenta o Vila Nova na Fonte Nova enfrentando dilema contra o tempo; Ficha Técnica

O Bahia fará o terceiro jogo em nove dias, desde a chegada de Guto Ferreira. Partida contra o Vila Nova, pela 15ª rodada da Série B, será às 21h30 (de Brasília) desta terça

A relatividade do tempo é algo que demanda horas e mais horas de estudos e debates. Filósofos, cientistas e estudiosos tentam explicar e entender os meandros deste debate. Só não precisa muito da teoria quem sente na prática as dificuldades do tempo. Ou da falta dele. Guto Ferreira, treinador do Bahia, bem que poderia dar uma palestra sobre o assunto. Nesta terça-feira, quando o Tricolor enfrenta o Vila Nova, na Fonte Nova, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, ele fará seu terceiro jogo no comando da equipe em apenas nove dias.

VILA NOVA Ações de Guto Ferreira, no Tricolor, têm sido feitas na base da conversa (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Guto Ferreira chegou ao Fazendão na segunda-feira da semana passada. Comandou um treino rápido e viu o time vencer o Oeste, na Fonte Nova, por 2 a 0. Na sequência, três dias de atividade seguidas. No sábado, mais uma partida. Desta vez, em Fortaleza, a derrota por 1 a 0 para o Ceará. A delegação retornou no domingo, treinou na segunda e, nesta terça, tem mais um compromisso.

Mas, como o tempo é relativo, o duelo com o Vila Nova, às 21h30 (de Brasília), pode ser visto como um divisor de águas. Se, na primeira semana com um novo treinador, foram três jogos sem descanso, a partir de quarta-feira serão dez dias para uma nova partida. O Tricolor só volta a jogar na sexta-feira da semana que vem, dia 15 de julho, contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão. Guto Ferreira, então, terá mais tempo para trabalhar o time do que teve até o momento no Fazendão.

Diante dessa relatividade entre os dois períodos, a importância do jogo. Um triunfo diante do Vila Nova pode deixar o Bahia mais próximo do G-4 e, assim, com mais tranquilidade para os ajustes necessários e planejados pelo treinador. Caso contrário, a pressão tende a ser ainda maior durante este tempo de treinamentos no Fazendão.

Caso conquiste os três pontos, o Tricolor chegará aos 23 conquistados, o que representa 51% de aproveitamento - percentual bem abaixo dos líderes do torneio. Vasco e Atlético-GO têm 66,7% de aproveitamento até aqui, número aquém, também, do que deve ser necessário para subir. Nos últimos três anos, os quartos colocados tiveram rendimento maior do que aquele que o Bahia pode apresentar ao fim desta rodada. No ano passado, o América-MG subiu com 57%. Em 2014, o Avaí conseguiu 54%. Já em 2013, o Figueirense fechou a competição com 52%.

O técnico Guto Ferreira completou uma semana no cargo e ainda não achou a formação ideal. Nesta terça-feira, mudanças devem ocorrer em relação ao time que foi derrotado pelo Ceará no Castelão, no último sábado. Recuperado de lesão muscular, Danilo Pires é candidato a uma vaga no meio de campo. A tendência é que o Tricolor seja escalado com Jean; Hayner, Jackson, Lucas Fonseca e João Paulo; Feijão (Paulo Roberto), Danilo Pires, Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio e Hernane.

AS ESCALAÇÕES

Bahia: Jean; Hayner, Jackson, Lucas Fonseca e João Paulo; Feijão (Paulo Roberto), Danilo Pires, Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio e Hernane - Técnico: Guto Ferreira

Vila Nova: Edson; Guilherme Teixeira, Gustavo, Reginaldo e Marcelo Cordeiro, Robston, Victor Bolt, Maguinho, Fernando Neto e Jean Carlos; Fabinho - Técnico:

PENDURADOS

Bahia: Zé Roberto e Hayner.

Vila Nova: Victor Bolt, Vinícius Simon, Marcelo Cordeiro e Jefferson Feijão.

DESFALQUES

Bahia: Marcelo Lomba, Régis, Mário e Gustavo estão machucados.

Vila Nova: Vinícius Simon, Bruno Oliveira, Jefferson Feijão e Wagner Bueno estão machucados.

RELACIONADOS DO BAHIA

Goleiros: Douglas Pires e Jean;
Laterais: Hayner, João Paulo, Tinga e Moisés;
Zagueiros: Éder, Jackson e Lucas Fonseca;
Volantes: Feijão, Gustavo Blanco, Danilo Pires, Juninho e Paulo Roberto;
Meia: Renato Cajá;
Atacantes: Edigar Junio, Hernane, Luisinho, Thiago Ribeiro e Zé Roberto.

FICHA TÉCNICA

4-4-2 BAHIA BAHIA VILA NOVA OESTE 4-4-2
Jean GOL GOL Edson
Hayner LAD LAD G. Teixeira
Jackson ZAD
ZAD Gustavo
L. Fonseca ZAE ZAE Reginaldo
João Paulo LAE LAE M. Cordeiro
Feijão VOL VOL Robston
Juninho VOL
VOL
V. Bolt
Danilo Pires MEC
MEC
Maguinho
R. Cajá MEC
MEC
F. Neto
E. Junio ATA
ATA J. Carlos
Hernane ATA ATA Fabinho
G. Ferreira TEC TEC G. Alves
RESERVAS
Campeonato Brasileiro Série B - 15ª Rodada
Local :  Fonte Nova
Data :  28/06/2016
Horário :  21h30
Transmissão : 
Árbitro :  Rafael Traci apita o jogo (Parana)
Assistentes :  Luciano Roggenbaum e Daniel Cotrim de Carvalho (Parana)

Fonte: Ge.com