Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Das equipes que mais jogaram em agosto, Bahia foi quem menos rodou o elenco

Tricolor usou apenas 22 jogadores nas seis partidas que já aconteceram neste mês

Gilberto e Zé Rafael em jogo do Bahia contra o América-MG (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
26

O Bahia é a equipe que utilizou menos jogadores entre os sete times da Série A do Brasileirão que mais entraram em campo em agosto. Por conta disso, o técnico Enderson Moreira tem sempre falado sobre a questão do desgaste físico. O Tricolor jogou seis vezes em menos de três semanas, utilizando 22 jogadores. O número de atletas é menor que o de Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos. Nesta quarta-feira (22), o Bahia enfrenta o Internacional, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.

Neste mês, o Tricolor atuou por Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, de onde acabou sendo eliminado pelo Palmeiras na última semana. No fim do mês, estas sete equipes terão disputado nove partidas, em uma média de um jogo a cada 3,4 dias.

Se o Bahia utilizou 22 jogadores nas partidas deste mês, o Santos usou 23, Palmeiras e Flamengo usaram 24, Corinthians e Cruzeiro usaram 25, e o Grêmio, que dividiu o elenco em dois times, usou 26.

O Bahia é o único dos sete times que não disputou a Libertadores e rodou menos o elenco por ter menos peças que mantenham o nível de atuação da equipe, que está há oito jogos invicta no Brasileirão. Porém, rodar menos a equipe gera desgaste nos jogadores e aumenta o risco de lesões.

Por conta disso, os jogadores tricolores e o técnico Enderson Moreira fizeram um pacto de sinceridade para evitar o desgaste. Na última terça-feira (21), o volante Elton explicou como funciona este pacto, em entrevista coletiva:

O treinador sempre fala que temos que ser profissionais, saber sentir o nosso corpo. O corpo vai mandando o aviso quando a posterior pesa mais, algum lugarzinho pega mais, e o cara tem que jogar limpo com a comissão técnica, que vai ajudar o trabalho deles, vai poder poupar antes de acontecer alguma coisa, uma lesão que vai tirar o jogador por mais tempo. A gente está sendo bem sincero. Quando está cansado, percebe, fala para o treinador, mas nessa fase que a gente está, todos estão querendo jogar, colocar o Bahia mais em cima da tabela do Brasileiro

O meia Zé Rafael vem sendo o nome mais regular do Bahia no ano. O jogador atuou em 48 das 51 partidas da equipe na temporada e é um dos que mais jogou neste mês de agosto. Ele foi titular em seis jogos, sendo substituído apenas duas vezes. O único a ter ficado todos os minutos em campo foi o goleiro Anderson.

Considerando todas as sete equipes, o jogador de linha que mais entrou em campo foi o santista Vitor Ferraz, que foi titular nos seis jogos da equipe, sem ter sido substituído.

O Bahia está na 11ª posição do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos conquistados.

Comentários
Carregando...