Postado por - Heitor Montes

Contra o Ceará, Bahia tenta quebrar jejum de dois meses sem vencer fora de casa

Nesta quinta-feira (21), o Bahia enfrenta o Ceará, na Arena Castelão, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Nordeste. Nesta partida, o Tricolor tenta quebrar um tabu. Seu último triunfo fora de casa foi no dia 26 de abril, contra o Botafogo-PB, pelo jogo de ida das quartas de final do Nordestão.

Nesta temporada, o Bahia tem um aproveitamento de 41% como visitante. No Brasileirão, este índice está zerado. A equipe perdeu todas as cinco partidas fora de Salvador, sem marcar um único gol. Este fraco desempenho longe dos seus domínios foi um dos fatores que acarretaram na demissão do técnico Guto Ferreira, no início deste mês de junho.

Com esta estatística incômoda, o zagueiro Tiago acredita que o Tricolor poderá fazer uma boa partida contra o Ceará. Além de quebrar o tabu, um triunfo deixa o Bahia em uma boa situação para a partida de volta, que acontece na próxima terça-feira (26), na Arena Fonte Nova:

É outra competição, outro espírito, outra disputa. Esperamos que eles venham forte, jogando dentro de casa eles têm muita força, sabemos disso. Mas queremos o título, queremos chegar na final. Vamos buscar fazer um jogo interessante, inteligente, buscar um resultado bom para decidir em casa.

O Bahia irá disputar esta semifinal do Nordestão após ter vencido o Corinthians em casa, na última rodada do Brasileiro antes da pausa para a Copa do Mundo. Por sua vez, o Ceará não vence uma partida desde abril, na final do Campeonato Cearense, contra o Fortaleza.

Tiago acredita que a boa atuação diante do Corinthians pode incentivar a equipe a conquistar um triunfo fora de casa e ampliar o jejum do alvinegro cearense:

A gente vem com um pouco mais de confiança depois de ter vencido o Corinthians. Gerou um alívio para a equipe. Estamos fortes, sabemos que precisamos fazer um jogo inteligente para trazer um bom resultado e conseguir a classificação para a final dentro de casa.

O Bahia marcou 12 gols e sofreu 15 como visitante neste ano. Enquanto isso, em casa, o Tricolor marcou 45 gols e sofreu 16, tendo um saldo muito superior nos seus domínios. Tiago comentou a situação:

A gente precisa de equilíbrio. Tem partida que a gente faz quatro, cinco gols, e outras que não conseguimos finalizar. Buscamos o equilíbrio, estamos sofrendo muitos gols, principalmente fora de casa. Muitas vezes é a qualidade do adversário. É importante ter um equilíbrio e saber que dentro de casa temos que matar, fora temos que buscar o gol. Não sei se chegamos a marcar gols fora de casa. Temos que buscar esse equilíbrio

O jogo contra o Ceará também irá marcar a estreia do técnico Enderson Moreira no Bahia. O treinador será apresentado no clube nesta terça-feira (19).