Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Após Copa, Bahia terá maratona com três competições e clássico

Passando pelo Vasco na Copa do Brasil, Tricolor terá um jogo a cada três dias até o meio de agosto

Elenco do Bahia realiza treino no Fazendão (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
42

O Bahia terá muito trabalho após o final da pausa para a Copa do Mundo. Após ter disputado apenas quatro partidas neste último mês, o Tricolor terá uma grande sequência de partidas em um curto espaço de tempo. A equipe já volta ao batente no dia seguinte à final do Mundial. Na próxima segunda-feira (16), o Esquadrão enfrenta o Vasco, em São Januário, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. E, se conseguir a classificação, a equipe seguirá nessa maratona até meados de agosto.

Logo após enfrentar o Vasco, o Bahia visita a Chapecoense, na quinta-feira seguinte (19), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. No domingo (22), o Tricolor enfrenta o seu grande rival Vitória, também pelo Brasileirão. O Ba-Vi encerra a primeira semana de um calendário lotado. Nesses sete dias, a equipe joga três vezes e viaja quase seis mil quilômetros entre Rio de Janeiro, Chapecó e Salvador.

Com esta série de jogos importantes, a comissão técnica deu folga de três dias ao elenco, que se reapresenta apenas nesta quarta-feira (11). A torcida não gostou muito dessa decisão, muito por conta da perda do título da Copa do Nordeste para o Sampaio Corrêa, após um empate sem gols na Arena Fonte Nova.

Após a partida do último sábado (7), o técnico Enderson Moreira falou sobre a decisão de dar folga ao elenco:

Outra coisa… A gente sabe que são jogos dificílimos. A gente precisa… Esses atletas estão em uma batida de jogos absurda. No primeiro momento precisamos dar um refresco a eles. Enquanto as equipes que vamos enfrentar tiveram 10 dias de folga, essa equipe vinha trabalhando todo o tempo. O que a gente quer agora é tentar recarregar a bateria de todos para que possa, daqui a dez dias, disputar uma decisão de vaga, que possam estar em suas melhores condições

A sequência de jogos irá exigir o planejamento da equipe, colocando à prova a preparação física e a força do elenco. Com jogos, em média, a cada três dias, Enderson Moreira não terá muito tempo para dar treinos. Com tantas viagens e jogos em sequência, a rotina da equipe irá se resumir a treinos regenerativos e atividades de pouca intensidade. Com a equipe na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, poupar jogadores se torna mais difícil. Além disso, passar de fase na Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana representam ganho financeiro e prestígio à equipe.

O Bahia terá cinco de dias de preparação antes do jogo contra o Vasco. Apesar da equipe estar se movimentando timidamente no mercado de transferências, o técnico Enderson Moreira tem novos reforços para utilizar: o atacante Gilberto, que treina com a equipe há mais de um mês, e o lateral-direito Bruno, que veio por empréstimo do São Paulo, para cobrir a saída de João Pedro, negociado com o Porto, de Portugal. O Tricolor deverá contratar um novo goleiro, já que o titular Douglas ainda se recupera de lesão no cotovelo.

Porém, a equipe poderá perder alguns jogadores importantes, o que fará com que a diretoria busque novos reforços. O lateral-esquerdo Mena recebeu uma proposta do Racing, da Argentina. Caso ele saia, o Tricolor ficaria com apenas um jogador para a posição. Além dele, o meia Régis foi sondado pelo Al Wasl, dos Emirados Árabes.

Além disso, Enderson Moreira terá que se provar no meio desses jogos decisivos. O substituto de Guto Ferreira está próximo de completar um mês no clube e ainda não conseguiu botar em prática a sua filosofia de jogo. Com pouco espaço para treinos, o comandante terá que fazer com que a equipe ignore o desgaste e evolua.

Calendário

16/07 – Vasco x Bahia
São Januário – RJ
Copa do Brasil

19/07 – Chapecoense x Bahia
Arena Condá – SC
Campeonato Brasileiro

22/07 – Bahia x Vitória
Arena Fonte Nova – BA
Campeonato Brasileiro

25/07 – Bahia x Cerro-URU
Arena Fonte Nova – BA
Copa Sul-Americana

30/07 – Bahia x Atlético-MG
Arena Fonte Nova – BA
Campeonato Brasileiro

02/08 – Possível jogo das quartas de final
Copa do Brasil

05/08 – Fluminense x Bahia
Maracanã – RJ
Campeonato Brasileiro

08/08 – Cerro-URU x Bahia
Luis Trocólli – URU
Copa Sul-Americana

11/08 – Bahia x América-MG
Arena Fonte Nova – BA
Campeonato Brasileiro

16/08 – Possível jogo das quartas de final
Copa do Brasil

19/08 – Cruzeiro x Bahia
Mineirão – MG
Campeonato Brasileiro

Comentários
Carregando...