Postado por - Newton Duarte

Balon D'Or: Corrida pelo prêmio da FIFA ganha novos 'desafiantes'

Corrida pela Bola de Ouro da Fifa ganha novos 'desafiantes'

Eliminado na semifinal da Champions, Cristiano Ronaldo deve perder o reinado. Messi é o favorito. Neymar, Suárez e Tevez também estão de olho na briga

Messi x Cristiano Ronaldo x Tevez x Neymar x Suárez (Fotos: AFP)

A briga pela Bola de Ouro de 2015 pode ter um ou até dois novos candidatos no páreo para acabar com a hegemonia do confronto entre Messi e Cristiano Ronaldo. Garantido na final da Liga dos Campeões da Europa, Tevez tem a chance de aparecer como o terceiro elemento, como foi o goleiro Neuer no ano passado. Neymar, outro finalista da competição aparece com números relevantes neste ano. O Barcelona também conta com Suárez, em grande fase, mas com menos gols no trio "MSN".

Em grande forma, o atacante Messi aparece como favorito absoluto para ganhar o prêmio pela quinta vez na carreira. Depois de perder o último troféu para Cristiano Ronaldo, o argentino despontou, liderando o Barcelona rumo à final da Liga dos Campeões da Europa. Depois de ver Cristiano Ronaldo levar as duas últimas bolas de Ouro, o camisa 10 é unanimidade na imprensa mundial.

Cristiano Ronaldo atravessa um momento irregular. O melhor momento do atacante merengue foi na partida contra o Granada, quando marcou cinco vezes no Santiago Bernabéu e retomou a artilharia do Campeonato Espanhol. Em contrapartida, o craque português sumiu no jogo de volta da semifinal da Champions, amargou um jejum de gols no início do ano, brigou com a torcida do Real Madrid e teve o desempenho contestado por conta de uma festinha logo após a goleada sofrida para os Blancos para o Atlético de Madrid por 4 a 0, em fevereiro.

Neymar, que não é bobo, cresceu. No início deste ano, ele já havia superado os números de toda a temporada passada. Numa comparação fria, como pedem os números, a joia criada na Vila Belmiro tem o mesmo número de gols de Cristiano Ronaldo neste ano. O problema é que o brasileiro ainda é visto como coadjuvante de Messi no Barcelona.

Com estilo que alia raça e técnica, Tevez, artilheiro isolado do Campeonato Italiano, caiu nas graças da torcida da Juventus. E não é para menos. Além do gol em cima do Real Madrid, Carlitos vem sendo fundamental na campanha da Velha Senhora na Liga dos Campeões. Ele fez três no confronto contra o Borussia Dortmund, nas oitavas de final.

Vale lembrar que, no meio do ano, Messi, Tevez e Neymar terão "uma chance extra" de convencer os críticos na Copa América. Cristiano Ronaldo estará de férias. Já Suárez cumpre suspensão por conta da mordida em Chiellini na última Copa do Mundo.

CONFIRA NÚMEROS DO QUINTETO EM 2015:

MESSI

30 gols

Artilheiro da Champions - 10 gols

CRISTIANO RONALDO

23 gols

Artilheiro da Champions - 10 gols

Artilheiro do Espanhol - 42 gols

TEVEZ

14 gols

Artilheiro do Italiano - 20 gols

NEYMAR

23 gols

SUÁREZ

21 gols

OPINIÃO:

Opinião: Joana Bueno

A Fifa já mostrou que a disputa pela Bola de Ouro é entre Messi, Cristiano Ronaldo e mais um. Acho que o português ainda não está fora da próxima premiação. Até porque o prêmio é entregue apenas em janeiro, e até lá Ronaldo ainda tem mais meia temporada para mostrar que merece estar na disputa. Quanto à terceira vaga entre os indicados, acredito que Neymar e Suárez estejam à frente de Tevez, assim como Robben, apesar de o Bayern ter ficado fora da final da Champions. No entanto, o uruguaio não é muito querido na entidade suíça, o que abre espaço para o brasileiro finalmente estar entre os finalistas. Mas ainda temos a final da Champions, a Copa América e metade da temporada 2015/16 para criarmos opiniões mais concretas sobre quem pode disputar com Messi o próximo prêmio de melhor do mundo.

Opinião: Rodrigo Cerqueira

Provavelmente, Cristiano Ronaldo chegará no top-3, mas, ao contrário das últimas duas edições, não vai levar o prêmio do prêmio da Fifa. Messi voltou ao topo, a jogar como um gênio e decidir partidas como sempre fez. Marcando muitos gols, dando assistências e show nos gramados da Europa. Neymar deve ficar nas cabeças também, faz uma temporada incrível, marcando muitos gols e decidindo jogos. Está no caminho certo para, em breve, brigar pelo primeiro posto na Bola de Ouro.

Opinião: Carlos Alberto Vieira

Este ano não dá para CR7. O jogador fez muitos gols, mas viveu momentos de altos e baixos, a ponto de andar às turras com os torcedores. Com a eliminação do Real na Liga, suas possibilidades minaram. Até porque o eterno rival Messi manda muito bem,  ajudou a levar o Barcelona a chegar em mais uma decisão de Champions e os catalães devem ganhar o Espanhol e a Copa do Rey. Ou seja, Messi 3 a 0 no CR7. E Pulga ainda jogará uma competição entre seleções (Copa América), coisa que o Portuga não terá. Neymar deve brigar pelo terceiro lugar. Mas não com Tévez. O argentino eu coloco como o único com mínima chance de tirar de Messi a Bola de Ouro, pois foi o cara da Juventus campeã italiana, o seu time decide a Champions com o Barça e, se der Juve, ele ganha um status de franco-atirador para concorrente de peso. E poderá na Copa América, medir forças na mesma seleção de Messi. Neymar, assim, briga pelo terceiro posto com CR7, Suárez, Hazard e provavelmente Pogba. Briga dura, mas, assim como Messi e Tévez, Neymar tem uma final de Liga dos Campeões e uma Copa América para ganhar pontos.