Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Bruno ou Nino Paraíba? Laterais disputam titularidade em jogo contra o Palmeiras

Com os dois laterais-direitos à disposição, o técnico Enderson Moreira terá de escolher quem inicia a próxima partida do Tricolor

Bruno treina pelo Bahia no Fazendão (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
33

O lateral-direito Bruno foi desfalque na derrota do Bahia para o São Paulo, mas voltou a ficar à disposição para a partida deste domingo (16), contra o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Além dele, o técnico Enderson Moreira tem Nino Paraíba como opção para a posição. Com isso, volta a dúvida recorrente: quem deverá ser o titular da lateral-direita?

Por conta de questões táticas e físicas, Enderson vem alternando entre os dois jogadores no Campeonato Brasileiro. Nos seus 12 jogos comandando o Bahia na competição, o técnico escalou Bruno em nove jogos, enquanto que Nino Paraíba atuou em três partidas. Nino já havia atuado em 11 jogos na competição sob o comando de Guto Ferreira.

Por conta de uma lesão de Nino no jogo da Copa do Brasil contra o Vasco, Bruno já estreou sendo titular no empate em 1 a 1 com a Chapecoense. E, mesmo após a recuperação de Nino, Bruno seguiu sendo titular da equipe.

Porém, Bruno tem tido problemas com a questão da resistência física. Já veterano, aos 33 anos, o lateral vinha de um longo período inativo antes de chegar ao Bahia, em julho. Pelo São Paulo, ele não atuava desde março. Por conta disso, ele precisa de um processo maior de adaptação física. Nos seus nove jogos pelo Brasileirão no Tricolor, ele foi substituído cinco vezes: contra Chapecoense, Fluminense, América-MG, Internacional e Atlético-PR.

Já Nino Paraíba, que começou o Brasileiro como titular, acabou se tornando uma sombra para Bruno. Recuperado de uma lesão no joelho desde o jogo contra o Fluminense, pela 17ª rodada, o lateral tem ficado na reserva. Porém, por conta do desgaste de Bruno, Nino foi titular da equipe nas últimas duas rodadas.

Nino Paraíba em campo pelo Bahia na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
Nino Paraíba em campo pelo Bahia na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

O site Globo Esporte utilizou os dados do FootStats para comparar o desempenho dos dois jogadores em números específicos para a posição, o que pode influenciar a escolha de Enderson Moreira. Confira a tabela abaixo:

NÚMEROS DOS DOIS LATERAIS NO BRASILEIRÃO

Nino Paraíba Bruno
Assistência 1 0
Cruzamentos 99: 21 acertos e 78 erros 33: 7 acertos e 26 erros
Desarmes 31: 30 acertos e 1 erro 10: 8 acertos e 2 erros
Finalizações 7: 1 acerto e 6 erros 0
Intercepções 7: 6 acertos e 1 erro 3: 3 acertos
Lançamentos 34: 10 acertos e 24 erros 15: 2 acertos e 13 erros
Passes 549: 486 acertos e 63 erros 380: 346 certos e 34 errados

Contra o Palmeiras, o Bahia irá enfrentar uma equipe que propõe o jogo e explora bem as pontas. Além das subidas dos laterais Marcos Rocha e Victor Luis, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari também utiliza o apoio dos dois pontas: Dudu e Willian. Esta questão pode mudar, já que o Palmeiras vem utilizando um time misto no Campeonato Brasileiro.

Tendo a semana inteira para treinos, Enderson Moreira tem tempo para escolher entre os dois laterais.

Comentários
Carregando...