Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Com nove gols, Gilberto empata com Edigar Junio e está próximo da artilharia do Bahia no ano

Atacante está atrás apenas de Zé Rafael (11 gols) e Vinícius (10) na artilharia do Tricolor na temporada

Gilberto comemora gol na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
24

Mesmo tendo chegado ao Bahia apenas no meio da temporada, o atacante Gilberto já está entre os principais artilheiros da equipe em 2018. Após ter marcado o gol da equipe na derrota para o Vasco por 2 a 1, na última segunda-feira (24), ele chegou aos nove gols com a camisa tricolor na temporada e se igualou a Edigar Junio.

Gilberto está atrás apenas de dois jogadores na artilharia do Bahia em 2018. Zé Rafael é o maior goleador do Tricolor ano, com 11 gols, e Vinícius balançou as redes 10 vezes em 2018.

Artilharia do Bahia em 2018

Jogador Número de gols Jogos
Zé Rafael 11 55
Vinícius 10 49
Gilberto 9 16
Edigar Junio 9 40
Régis 6 43
Júnior Brumado 5 27
Tiago 4 43

Gilberto tem uma boa média de cerca de 0,5 gol por jogo e a sua importância para a equipe é reconhecida pelos seus colegas. O atacante Élber, que deu a assistência para o gol no jogo contra o Vasco, elogiou o camisa 9 em entrevista coletiva:

Gilberto é o nosso 9. Vem atravessando um bom momento, é o artilheiro, um cara iluminado. Esse negócio de responsabilidade é um pouco pesado. Se está fazendo gol, é porque estamos ajudando ele de alguma maneira. Mas temos jogadores que podem contribuir com gols também. A gente está feliz pelo jogador que a gente tem, pelo momento do Gilberto. Esperamos que ele continue assim.

Esta boa fase que Élber falou pode ser vista através dos números. Nas últimas duas partidas pelo Bahia, Gilberto marcou dois gols. Enquanto isso, os outros concorrentes pela artilharias vivem um jejum. Zé Rafael e Edigar Junio não marcam há dez jogos, enquanto Vinícius está há 12 partidas sem fazer gols.

Gilberto ainda não é o maior goleador do Bahia no ano, mas já é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro. Oito dos seus nove gols pelo clube foram marcados na competição nacional. Na segunda posição da artilharia no clube na Série A, com três gols, estão empatados Edigar Junio e Régis, que já deixou a equipe emprestado ao Al-Wehda, da Arábia Saudita.

Pelo Campeonato Brasileiro, Gilberto já finalizou 37 vezes. É o terceiro colocado da equipe, atrás de Zé Rafael (68) e Vinícius (42). Seu aproveitamento, porém, é melhor do que o dos outros dois jogadores. O camisa 9 tem 14 finalizações certas, contra 25 de Zé Rafael e 13 de Vinícius.

Finalizações na Série A

Jogador Finalizações Finalizações certas Gols marcados
Zé Rafael 68 25 2
Vinícius 42 13 2
Gilberto 37 14 8
Elton 21 5 0
Élber 20 14 1

Gilberto, porém, ainda está relativamente distante do maior artilheiro do Tricolor na era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro. Em 2013, Fernandão fez 15 gols pelo Bahia. Para empatar com o atacante, que hoje atua no Al-Wehda, Gilberto precisa fazer sete gols nas doze rodadas restantes da competição.

O camisa 9 do Bahia tem a oportunidade de melhorar seus números já no próximo sábado (29), às 21h, quando a equipe enfrenta o Flamengo, na Arena Fonte Nova.

Comentários
Carregando...