Postado por - Newton Duarte

Comentaristas apontam equilíbrio para o BaxVice

Raio-X: Bahia é melhor no Armandão, mas comentaristas apontam equilíbrio

GE.com realiza raio-X de Bahia e Vitória às vésperas de clássico da 23ª rodada do Brasileirão. No Troféu Armando Nogueira, Tricolor tem leve vantagem

Pela situação dos dois times na tabela de classificação, o Ba-Vi do segundo turno do Campeonato Brasileiro não gera grandes atrativos. Mas se trata de um clássico e, por si só, tem um encanto próprio. Além disso, Bahia e Vitória apresentaram evoluções nas últimas rodadas e prometem um jogo disputado neste domingo na Arena Fonte Nova. A briga será grande para fugir das últimas colocações. Comentaristas creem em equilíbrio dentro de campo, mas o rendimento individual dos jogadores aponta um leve favoritismo para o lado tricolor.

Nos últimos dias de preparação para o jogo, o GloboEsporte.com faz um raio-X comparativo dos possíveis titulares de Bahia e Vitória. Para efeito de comparação, foi utilizada a média de cada atleta no Troféu Armando Nogueira - premiação que elege os melhores do Campeonato Brasileiro de acordo com as notas dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GloboEsporte.com a cada partida.

Além do critério matemático, foram ouvidos também os comentaristas Darino Sena e Jorge Allan. A dupla opinou sobre o clássico, os pontos fortes e fracos de cada equipe, comparação entre os técnicos e, de quebra, deram um palpite. Se o Armandão apontou favoritismo tricolor, os comentaristas apostam em um equilíbrio maior.

ARMANDÃO: TRICOLOR TEM VANTAGEM PEQUENA

Levando-se em consideração a média do Troféu Armando Nogueira, o Bahia leva vantagem sobre o Vitória em nada menos que dez posições – apenas Willie tem nota maior do que Rafinha. No entanto, a “goleada” pode ser relativizada se levarmos em conta que a diferença das médias entre os jogadores de ambas as equipes é muito pequena. A título de comparação, a maior vantagem de um tricolor sobre um rubro-negro está na lateral esquerda: a diferença entre Pará, que tem média de 6,1, e Juan, que soma 5,65, é de 0,55. A menor distância é expressa justamente no confronto entre Willie e Rafinha: 5,68 x 5,66, uma diferença de apenas 0,02 . Debaixo das traves, o duelo também é equilibrado. Marcelo Lomba, com nota 6,04, leva vantagem mínima sobre Roberto Fernández, que tem 6,0.

Confira abaixo as notas dos atletas.

EQUILÍBRIO DA FONTE NOVA

Na visão dos comentaristas da TV Bahia, o Ba-Vi deve repetir a maioria dos clássicos com um jogo bastante disputado entre as duas equipes. Tanto Jorge Allan quanto Darino Sena evitaram apontar favoritos para vencer. Na visão deles, o momento vivido pelos dois times faz com que este seja um jogo diferenciado.

Para Jorge Allan, a dupla Ba-Vi tem pontos fracos e fortes bem parecidos. O comentarista afirma que a principal jogada do Vitória é a bola aérea, mas este é o mesmo problema do sistema defensivo da equipe rubro-negra. No lado tricolor, os homens de meio de campo são consistentes para reforçar o sistema de marcação, mas prejudicam na armação das jogadas. Jorge Allan acredita que a presença de Escudero, que é dúvida para o duelo, pode mudar os rumos do jogo, assim como a ausência de Guilherme Santos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será prejudicial ao Bahia.

- Mais do que nunca, esse é um Ba-Vi em que não dá para fazer prognóstico. O Bahia vem de dois bons resultados, e o Vitória tem oscilado partidas boas com ruins. Mas se o Vitória jogar como no segundo tempo contra o Fluminense vai ser complicado. Em relação aos treinadores, assim como os times, eles não estavam tão bem, mas deram uma melhorada agora. Eu prefiro o estilo de Ney Franco. Acho ele mais técnico - opinou Jorge Allan.

Darino Sena concorda com o companheiro em relação ao que os dois times têm de melhor e de pior. Para ele, o Tricolor tem um sistema de marcação eficiente, mas peca na criatividade ofensiva. O Rubro-Negro tem mais variação no ataque e velocidade, mas ainda não conseguiu resolver a instabilidade na defesa. Com essa qualidade, ele acredita que o Leão pode buscar o resultado através da força no meio, enquanto o Bahia focará na defesa.

- Em tese, é o jogo que o Bahia gosta: se defender e explorar os espaços que o Vitória deve dar. O Vitória precisa vencer. É um jogo mais cômodo para o Bahia. Está complicado, porque os dois times estão vivendo um bom momento. Vitória vai ser mandante e está se impondo como mandante. Já o Bahia tem se portado bem como visitante. Kleina começa a surtir resultados. Arrumou defesa do Bahia e agora consegue ajustar o time ofensivamente. Ney está resgatando a confiança do Vitória, trazendo renegados, dando moral e os jogadores correspondendo a essa confiança - avaliou.

A partida deste domingo terá arbitragem do mineiro Ricardo Marques Ribeiro, do quadro da Fifa, que será auxiliado por Fábio Pereira, do Tocantins, e Cleriston Clay Barreto Rios, do Sergipe.