Postado por - Newton Duarte

Copa América :: Argentina x Colômbia: Ficha Técnica

Argentina encara Colômbia em busca de 2º melhor futebol do mundo

Argentina e Colômbia fazem um duelo que promete ser muito equilibrado e de bom nível técnico nesta sexta-feira, quando se enfrentam às 20h30 (de Brasília), no estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile, pelas quartas de final da Copa América. O confronto é rico em história, e os colombianos são responsáveis por algumas humilhações do futebol argentino.

O mais comentado duelo entre os dois times foi em 1993, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 94, nos Estados Unidos. A Colômbia, em Buenos Aires, não tomou conhecimento dos locais e aplicou uma humilhante goleada por 5 a 0. Seis anos depois, a humilhação seria de um famoso artilheiro platino. Martín Palermo conseguiu o feito de desperdiçar três pênaltis no mesmo jogo e não evitou os 3 a 0 para a Colômbia pela fase de grupos da Copa América do Paraguai. Porém, no duelo mais famoso pelo torneio continental, os argentinos levaram a melhor, ganhando por 2 a 1 na última rodada do quadrangular final de 1991, no Chile. O resultado deu o título da Copa América para os hermanos.

Para o duelo desta sexta-feira, as duas seleções chegam questionadas. A Argentina terminou o Grupo B na primeira posição, mas pouco mostrou em termos de bom futebol, tendo inclusive partidas sonolentas como no 1 a 0 diante da Jamaica. Os colombianos, que tiveram como maior feito vencer o Brasil por 1 a 0, avançaram apenas como um dos melhores terceiros colocados.

Lionel Messi é a esperança da Argentina para a classificação para as semifinais da Copa América (Foto: Juan Mabromata - AFP)

“É um torneio diferente a partir de agora, e qualquer coisa pode acontecer. O que aconteceu na primeira fase nãoa vai influenciará agora e qualquer um pode ganhar. Espero que a Argentina esteja em um bom dia”, disse Gerardo Martino, treinador da seleção argentina.

José Pekérman, treinador da Colômbias, acredita que sua equipe vai precisar muito do jogo coletivo. “Vamos enfrentar uma seleção com jogadores como Lionel Messi e Di María. Sabemos que não vai ser fácil e vamos precisar fazer prevalecer a força de um grande conjunto”.

Em termos de escalação, a Argentina conta com força máxima. O zagueiro Nicolás Otamendi e o atacante Sergio Agüero, preservados contra a Jamaica, voltam nas vagas de Martín Demichelis e de Gonzalo Higüaín, respectivamente.

James Rodríguez é o destaque da seleção colombiana nesta Copa América (Foto: Luis Acosta - AFP)

A Colômbia tem problemas. Os volantes Carlos Sánchez, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, e Edwin Valencia, cortado do torneio por lesão na perna direita, ficam de fora. Abel Aguilar e Freddy Guarín, ambos machucados, também são desfalques. Os dois eram opções para o setor. Assim Alexander Mejía jogará como primeiro volante, e Juan Cuadrado será recuado, permitindo a entrada do meia Víctor Ibarbo, o que torna o time mais veloz e ofensivo.

Pelo regulamento, se a partida desta sexta-feira terminar empatada no tempo regulamentar, a decisão vai direto para a disputa de pênaltis, já que só há previsão de uma prorrogação de trinta minutos para a partida decisiva.

Argentina

x

Colômbia

Copa América – Quartas-de-Final

Local: Viña del Mar (Chile)

Estádio: Sausalito

Dia: Sexta-feira

Data: 26 de junho de 2015

Horário: 20h30 (Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro

José Luis Camargo (Bolívia)

Árbitro Assistente 1

Martin Torrentera (Bolívia)  

Árbitro Assistente 2

Raul Orosco (Bolívia)

ESCALAÇÕES

Argentina

Sergio Romero, Pablo Zabaleta, Nicolás Otamendi, Ezequiel Garay e Marcos Rojo; Javier Mascherano, Lucas Biglia e Javier Pastore; Lionel Messi, Ángel Di María e Sergio Agüero

Técnico:

Gerardo Martino

Colômbia

David Ospina, Camilo Zúñiga, Cristian Zapata, Jeison Murillo e Pablo Armero; Alexander Mejía, Juan Cuadrado, Víctor Ibarbo e James Rodríguez; Falcao García e Teófilo Gutiérrez

Técnico:

José Pekerman