Postado por - Heitor Montes

Destacando a organização do Bahia, Jorginho elogia Jean: Seleção Brasileira

Bahia conseguiu segurar a pressão do Atlético-MG no Independência e deixa Minas Gerais com três pontos conquistados. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor bateu o Galo fora de casa por 2 a 0, com dois gols de Juninho. O time mineiro sofreu um gol logo no início da partida e buscou balançar as redes de várias formas. No entanto, a defesa baiana foi superior e deixa Belo Horizonte sem ser vazada.

O técnico Jorginho elogiou a organização tática do Bahia no jogo realizado no Independência. Ele destacou que o time teve pouco tempo de preparação, e a orientação foi para que os jogadores repetissem o que foi feito contra o Flamengo. No fim de junho, o Tricolor encarou o Rubro-Negro carioca na Fonte Nova, teve um jogador expulso, mas conseguiu controlar bem o ritmo da partida até o fim do segundo tempo, quando sofreu um gol marcado por Berrío.

- Primeiro todo mérito tem que ser dado aos atletas. Eles foram muito obedientes taticamente. Fiquei muito feliz com o que eu vi. Nós não tivemos tempo de treinar do jogo do Avaí para cá. Nós só falamos e mostramos em vídeo, conversamos muito e falamos que precisávamos fazer as duas linhas de quatro assim como fizemos no jogo contra o Flamengo, quando tínhamos um jogador a menos, foi o jogo mais perfeito que fizemos taticamente. Hoje repetiram isso. Sabíamos muito bem o poder dessa equipe, as bolas alçadas na área, como eles iam fazer. Mas a equipe foi guerreira, aplicada taticamente. Queria dizer também que um grupo ganha com todos. Já foi demonstrado isso. Tivemos algumas substituições. O Renê [Junior] não estava aqui, estamos sem o Edson, Rodrigão, o Hernane está machucado. Mas os jogadores que têm participado... O Vinícius entrou hoje, o Régis teve pouco tempo mas fez um partidaço. Deu o passe para o gol de Juninho. O próprio Juninho fazendo dois gols, jogador que não vinha jogando. Só vamos fortalecer se entendermos que precisamos estar verdadeiramente juntos. E os jogadores estão entendendo isso.

Jorginho destacou também a atuação de Jean. O atleta foi um dos grandes responsáveis por impedir que o Atlético-MG balançasse as redes no Independência. Para o técnico, o goleiro tem um futuro promissor.

- O Jean está em momento excepcional. Parece presunção, mas é um jogador que realmente precisa ser observado em termos de Seleção Brasileira. Ele é jovem, extremamente jovem, tem 21 anos, mas tem experiência grande. No momento que precisava esfriar o jogo, ele esfriou o jogo. Conseguiu ter essa maturidade.

Com o triunfo desta noite, o Bahia subiu para a 12ª posição, com 19 pontos. Jorginho traçou como meta virar o turno com 25 pontos. Dessa forma, o Bahia precisa vencer pelo menos duas das quatro partidas restantes até o Campeonato Brasileiro chegar na metade.

- É um momento importante para a gente. Há 32 anos o Bahia não vence aqui. Nós temos oito pontos fora de casa, são cinco partidas consecutivas sem perder. A gente vinha no sufoco, os empates vinham atrapalhando a gente, agora os triunfos estão ajudando. Cinco partidas pontuando. Acho que é ter os pés no chão, saber que temos uma luta grande pela frente. Temos que somar pontos. Temos que, pelo menos, virar o turno com 25 pontos. Esse é nosso objetivo. Estamos em um caminho bom e os jogadores estão de parabéns.

O Bahia volta a jogar no domingo, às 11h (de Brasília), quando encara o Santos no Pacaembu. A estratégia de Jorginho é repetir o que foi feito no Independência: uma equipe bem postada defensivamente, que pode matar a partida em um contra-ataque.

- Acho que a gente se comportou muito bem taticamente e acho que basicamente é isso que faremos no próximo jogo. Sabemos do potencial do Santos. Para mim tem um futebol entre os mais bonitos do Brasil. A forma como jogam, não é de hoje. O trabalho que fazem na base é excepcional. Então é uma equipe que temos que ter todo cuidado. Mas sabemos que eles encontram extrema dificuldade quando encontram uma equipe fechadinha, organizada taticamente. Vamos com essa proposta para o próximo jogo. Quem sabe conquistamos um ponto, mas se conseguir como aconteceu hoje, três pontos, será excepcional. Sabemos como será difícil. Se trata de uma grande equipe.

Confira outras declarações de Jorginho

Equipe de parabéns

- A gente conversou bastante. A primeira cosia que conversei com eles nem foi questão tática, foi questão de atitude. Parabenizando eles. Essa é a equipe do Bahia que conheço. Essa equipe conquistou a Copa do Nordeste. Equipe guerreira, aplicada taticamente. Então se a gente continuasse dessa forma, eles iam fazer uma pressão de 10 a 15 minutos, se a gente conseguisse suportar isso, com certeza sairíamos vencedores. Era o que iria acontecer. Eles iam se expor totalmente e a gente conseguiria fazer um gol no contra-ataque.

Críticas da torcida

- Por isso que a gente tem que ter respeito grande com o torcedor, ele é um apaixonado. É o único local onde ele tem total liberdade para expressar suas frustações, suas alegrias, suas tristezas. As vezes alguns xingam. Mas sei que é só fazer um gol que a coisa muda. Essa vida de treinador, a gente vai de baixo a cima com uma facilidade enorme. O mais importante é manter os pés no chão.

Substituições

- A substituição foi justamente já sabendo que isso iria acontecer, observamos vários jogos deles, quando estão perdendo colocam o Rafael Moura. O time deles ia crescer, precisava antecipar uma situação e fechar ali, fazer um ferrolho, para eles não entrarem. Formamos basicamente uma linha de cinco na frente da zaga, ficou muito difícil, o máximo que eles conseguiriam foi cruzar bola na área. E a gente foi muito bem. Fico feliz pelas substituições, mas principalmente pelos jogadores terem entrado bem. O Ferrareis entrou bem, o Éder entrou bem, o Régis entrou muito bem, foi decisivo em um momento importante. Fico muito feliz, principalmente por eles.

Torcida do Bahia em São Paulo

- Fundamental, a gente sabe o quando a presença do torcedor no estádio faz diferença. Em São Paulo tem muito baiano. Pedimos que o torcedor do Bahia possa estar presente para incentivar, ajudar. A gente está em busca de um campeonato histórico e tenho certeza que temos toda condição. Como falei, com pés no chão, sem empolgação, sabendo que a equipe passará por dificuldade, como aconteceu contra o Avaí. Temos que acreditar no nosso potencial. Por favor, torcedor, esteja presente no domingo e nos ajude.

Fonte: Globo Esporte