Doação de órgãos

Bahia apoia campanha de doação de órgãos

Ações de divulgação serão realizadas no jogo Bahia x Corinthians

Ações de divulgação serão realizadas no jogo Bahia x Corinthians


Inicialmente motivada pelo caso do garoto Caio, de 9 anos, de Feira Santana que aguarda um transplante renal, membros da Embaixada Tricolor "Bora Bahêa, Minha Benção" têm dado continuidade às ações de incentivo à doação de órgãos. Neste domingo (7), os torcedores estarão na Arena Fonte Nova, durante a partida entre Bahia e Corinthians. As razões que fizeram os torcedores viajarem mais de 100 quilômetros de Feira de Santana até Salvador ultrapassam a vontade de torcer pelo time do coração, pois, além de representar a torcida em campo, os jogadores também abraçaram a causa.

A campanha é local, mas a intenção é aproveitar o momento e chamar a atenção para a demanda existente no estado e no país e, consequentemente, diminuir a angústia de pessoas que só dependem de um gesto simples para continuar a viver. Com o tema "Eu torço pela vida. Seja um doador de órgãos", a campanha tem apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), e da diretoria do Esporte Clube Bahia.

Números

Ano passado, somente na Bahia, foram realizados 644 transplantes de órgãos. Um aumento superior a 50% no número de procedimentos em relação ao ano anterior (2011), quando foram feitas 427 cirurgias. Segundo o coordenador do Coset, Eraldo Moura, o incremento é consequência do avanço no número de doações de múltiplos órgãos no Estado – em 2011, foram 69 doações, enquanto no ano passado, foram 77 – um aumento de 11,5%.

Para Moura, embora os números de doações e o de transplantes tenham crescido no ano passado, numa comparação ao ano anterior, o índice de negativa das famílias de potenciais doadores ainda é um grande entrave para reduzir as filas de pessoas à espera de um órgão. "Para se ter uma ideia", pontua o médico, "em 2012 foram feitas 412 notificações de morte encefálica. Dessas, 251 evoluíram para a entrevista familiar, e somente 77 famílias autorizaram a doação".

Iniciativas estaduais

Permanentemente, a Sesab realiza iniciativas com o intuito de incentivar a doação de órgãos na Bahia. As ações ganham reforço durante as festas populares, onde há uma concentração maior de pessoas. "Aproveitamos esses eventos para entregar folderes, entre outros materiais de divulgação sobre o transplante de órgãos. Também realizamos este trabalho durante a Stock Car e demais eventos esportivos", explicou a técnica da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes, Margareth Mascarenhas.

campanha transplantes bora bahia minha benção

Durante o Carnaval, por exemplo, mais de 40 trios elétricos foram adesivados e exibiram a frase "No bloco da Vida, o doador faz a alegria seguir", além do telefone da campanha de doação de órgãos da Sesab, que é o 0800 284 0444.

Já no São João, foi utilizado um forró composto por Del Feliz. A canção, disponível para download no site www.saude.ba.gov.br foi executada espontaneamente por emissoras de rádios da Bahia, além de ter sido interpretada pelo artista durante os festejos juninos.

Tabela interativa da Série A: http://uniaotricolorba.com.br/tabelaseriea.asp


Fonte e imagem: ECB