Postado por - Newton Duarte

Douglas Pires 'espalma a desconfiança' e se firma no gol do Esquadrão

Douglas supera falha histórica e se firma no gol do Bahia

Douglas Pires vai para seu 16º jogo em 2015 contra o Sampaio Corrêa - Foto: Felipe Oliveira l EC Bahia

Douglas Pires vai para seu 16º jogo em 2015 contra o Sampaio Corrêa - Felipe Oliveira l EC Bahia

A cada rodada, o Bahia não só redescobre, mas também forma seu titular para a camisa 1. Após uma sequência de sete jogos no time, que culminou no triunfo de 1 a 0 sobre o Ceará - pelo qual foi amplamente elogiado -, sábado, 20, Douglas Pires vai para seu 16º jogo em 2015, contra o Sampaio Corrêa, sexta-feira, 19, no Maranhão. Ele ultrapassará Jean, que tem 15, e se tornará o goleiro com mais partidas pelo Tricolor no ano.

"É o melhor momento da minha carreira, em que estou tendo sequência. E o bom é que com uma média baixa de gols sofridos", considera  Douglas. Sua média na temporada é de 0,6 gol por jogo. Nesses sete duelos, foram quatro.

"Essa sequência que estou tendo fez toda a diferença, sem dúvida. Para um goleiro, mais importante que jogar bem em uma partida é jogar com regularidade. Porque tem fundamentos que você só pega jogando, que não aparece em treinamento. Então, para mim, quanto mais jogos tiver, melhor", destacou.

Tudo o que tem acontecido com Douglas é também uma volta por cima. No primeiro momento em que assumiu a titularidade, o goleiro acabou marcado pela falha contra o Sport, que quase deu a vaga na final da Copa do Nordeste para o rival. Diante do Ceará, sábado, ele mostrou-se mais seguro, e recebeu elogios até da torcida que tanto o criticou.

Segundo o próprio camisa 1, o mais importante para a mudança não foi o que aconteceu dentro de campo, mas fora dele. "Junto com esse segundo momento, em que voltei a jogar, aconteceram muitas coisas boas, que vieram agregar ao potencial que sempre tive", conta. "Minha esposa (é casado há sete meses) está grávida do meu primeiro filho. Eu também passei a me apegar muito mais a Deus, entregando tudo nas mãos dele e confiando. E a chegada do Lulinha (Tavares, coach do Bahia), também me ajudou", cita.

Douglas foi um dos primeiros a destacar o trabalho de Lulinha nos bastidores. Espontaneamente, mencionou o coach durante uma entrevista coletiva há cerca de 15 dias. "Ele fez um exercício em que analisei por que estava jogando. No final, se resumia nisso: minha esposa e por ser grato a Deus. Agora estou levando isso para campo, o que me faz ficar ligado o tempo todo, jogar pela minha família e confiante o tempo todo por entregar nas mãos de Deus", explica.

Segundo Lulinha, o trabalho é mérito do próprio goleiro. "O coach não é nenhum terapeuta. O que Douglas está encontrando agora é o que já tinha dentro dele. Ele caiu em si sobre algumas situações, tomou rédea do que quer para a carreira e estabeceleu metas. Isso fez com que a auto-estima e a confiança voltassem automaticamente", analisou.

Nota Luis Peres @BahiaClub:Ávine elogiando o Coach. Douglas Pires elogiando o Coach. Tudo na mesma semana. No caso de ambos, o resultado está aparecendo. Parece que o dinheiro está sendo bem investido.