Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Criticando calendário, Enderson Moreira descarta poupar jogadores contra o Ceará

Bahia fez nove partidas em um espaço de 28 dias, em uma média de cerca de um jogo a cada três dias

Enderson Moreira concede entrevista coletiva (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
30

Na manhã desta terça-feira (28), o técnico Enderson Moreira concedeu entrevista coletiva no Fazendão. O treinador falou sobre a maratona de jogos do Bahia neste mês de agosto. Em um espaço de 28 dias, a equipe disputou nove partidas, em uma média de aproximadamente um jogo a cada três dias.

Nesta quarta-feira (29), o Bahia faz seu último jogo do mês, diante do Ceará, em jogo adiado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enderson Moreira reclamou da sequência pesada de jogos do Tricolor, que não terá a semana de folga por conta desta partida atrasada:

Não depende da gente. Depende do calendário. Você tem que perguntar isso para a CBF, quando ela vai fazer uma semana aberta. O Bahia tem jogado quarta e domingo não sei quanto tempo. Isso depende de calendário. A gente não poupa jogador. A gente não põe jogador quando ele não tem condição de jogar. Os jogadores que não foram para esse jogo não tinham a mínima condição de jogar. A gente não está na situação de poder poupar. A gente sempre pensa em colocar o melhor time possível. Não é porque o treinador quer segurar um atleta. Quando ele não tem condição de jogar, a gente não leva. Toda vez que eles possuem a capacidade de poder participar, a gente leva todo mundo, força total. A gente não tem nenhum tipo de pensamento em poupar atleta. Todas as competições são importantes, todos os jogos são decisivos

Além do Bahia, outras seis equipes brasileiras tiveram uma sequência de jogos parecida em agosto: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos. Porém, neste período, o Bahia foi a equipe que menos rodou o elenco. Esse pode ter sido um dos fatores dos resultados ruins recentes da equipe, que venceu apenas um dos últimos cinco jogos. Enderson Moreira falou sobre o assunto:

Queda de resultados. De rendimento, não. Temos tido um bom rendimento. Você pode ver os resultados adversos, tivemos uma postura muito boa. A atuação tem se mantido constante. Tivemos um primeiro tempo contra o Santos muito bom, criamos situações claras para isso, e acabamos sofrendo uma derrota que realmente nos impossibilita de continuar pontuando, que é muito importante

Confira o que Enderson Moreira falou em entrevista coletiva

Busca da eficiência
– São coisas do futebol. Internacional pegou uma sequência de cinco vitórias. No jogo contra a gente, uma chance, duas chances, eles foram efetivos. Futebol é eficiência, acima de tudo. Estamos buscando isso. Estamos criando muitas situações, controlando o jogo, tendo uma postura positiva. Não estamos satisfeitos com os resultados, temos colocado isso. Mas a gente não pode achar que está tudo errado por conta daquilo que escapou por algum motivo. Desses quatro jogos, tivemos boas apresentações, poderíamos ter saído com resultado diferente. Temos que ter tranquilidade para saber que nem tudo está certo quando se vence, e nem tudo está errado quando se perde.

Cobranças
– Minha forma de trabalhar, a cobrança é constante em todos os atletas. Não falo de forma individual. As conversas que tenho são particulares. Mas estamos cobrando de todo mundo. Não tem ninguém satisfeito com o que já foi produzido. A gente quer sempre mais, está sempre cobrando mais, e tem que ser assim até o último jogo da temporada.

Tiago e Grolli
– Estamos esperando ainda. Temos pouco mais do que 24 horas. A gente espera para ver se eles têm condições de recuperar. O fato de não treinar um ou dois dias, não quer dizer que eles não possam atuar. Vamos aguardar até o momento da viagem. Se houver alguma possibilidade, a gente leva os dois. Se não tiver, a gente vai com as alternativas que tem aí.

O que esperar do Ceará?
– Equipe que cresceu muito da parada da Copa. Equipe forte, competitiva. Jogo dificílimo. Todo mundo que foi enfrentar o Ceará sofreu muito. Não foi diferente com o líder. Foi um jogo muito parelho. Ceará foi com determinação e conseguiu neutralizar muitas ações do São Paulo. O Lisca é um treinador muito inteligente, sabe o que tirar da sua equipe. A expectativa é de um jogo dos mais difíceis que vamos enfrentar na temporada. A confiança é sempre que a gente possa fazer uma grande partida, buscar um grande resultado.

Mudanças?
– Estou avaliando algumas possibilidades. A gente teve um dia de treino. Como o jogo foi no sábado, a gente tem um dia para armar alguma situação mais tática. Pode ser que tenha uma modificação, mas no sistema mesmo do que propriamente em troca de jogadores. Vou testar e, se for conveniente, a gente pode fazer essa alteração.

Comentários
Carregando...