Postado por - Heitor Montes

Enderson Moreira estreia na Fonte Nova em jogo decisivo para o Bahia

Nesta terça-feira (26), Enderson Moreira completa uma semana no comando do Bahia. Neste curto período, o treinador já conseguiu acabar com o jejum do Tricolor, que estava há dois meses sem vencer fora de casa, ao bater o Ceará por 1 a 0, na Arena Castelão, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste. Nesta terça, as duas equipes se enfrentam novamente, dessa vez na Arena Fonte Nova. Será o primeiro jogo de treinador em frente à sua torcida.

Após o triunfo fora de casa, o Bahia joga por um empate para chegar na decisão do torneio regional. Porém, o bom desempenho em casa em 2018, faz com que a torcida tricolor sonhe com um resultado melhor. Neste ano, o Esquadrão venceu 13 vezes, empatou cinco e perdeu apenas duas partidas nos seus domínios, em um aproveitamento de 73%.

Para chegar à decisão da Copa do Nordeste, Enderson Moreira acredita na grande presença de torcedores na sua estreia em casa. Pelo Nordestão, o Bahia tem uma média de 7.887 torcedores por partida:

Nossa expectativa é que a gente possa ter muita força e energia de nosso torcedor. A gente sabe que é uma decisão, jogo difícil. Sei muito bem o que é, já tive em situações contrárias. Sei o que Lisca pode fazer, a capacidade da equipe do Ceará. Espero que nosso torcedor possa comparecer em grande número, nos ajudar com muito entusiasmo, que a gente possa ter muita força e energia para buscar essa vaga na final

No clube há apenas uma semana, Enderson Moreira ainda não teve tempo para implantar a sua filosofia de jogo, mas já iniciou suas "mudanças gradativas", que havia prometido na sua apresentação. No último domingo (24), o treinador se dedicou a um treino tático apenas ao sistema defensivo. Na atividade, ele orientou o posicionamento de zagueiros, laterais e volantes, em situações com e sem a bola. Porém, o ataque é o principal problema para o treinador na partida desta terça. Kayke foi vetado pelo departamento médico por conta de dores musculares na coxa.

Sem o atacante, e sem Edigar Junio e Júnior Brumado, Enderson Moreira precisa se definir entre montar a equipe com um atacante de referência ou escalar um ataque mais leve e veloz. Se decidir pela primeira opção, Geovane Itinga seria o escalado como titular, já que é o único centroavante à disposição no elenco. Porém, é mais provável que o treinador escolha a segunda opção, com Élber, autor do gol do Bahia no jogo de ida, entrando como titular.

O Bahia deverá entrar em campo com: Anderson; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Mena, Élber, Zé Rafael e Régis.

Lesionados, Douglas, Kayke, Marco Antônio, Edigar Junio e Júnior Brumado desfalcam a equipe. Além deles, o atacante Gilberto não pode atuar pela Copa do Nordeste, já que foi contratado após o encerramento do prazo de inscrições para a competição.