Postado por - Heitor Montes

No seu primeiro treino no Bahia, Enderson Moreira mantém time de Cláudio Prates e faz testes

Na sua entrevista de apresentação como novo técnico do Bahia nesta terça-feira (19), Enderson Moreira falou que não irá fazer grandes mudanças na equipe imediatamente. O treinador irá comandar apenas dois treinos até a sua estreia na partida contra o Ceará, nesta quinta-feira (21), pela semifinal da Copa do Nordeste. No seu primeiro treino como comandante do Tricolor, Enderson manteve o time titular e a estrutura das últimas partidas do clube pelo Brasileirão, quando Cláudio Prates comandou a equipe interinamente.

Enderson Moreira falou sobre como as mudanças precisam ser gradativas:

Alguma coisa a gente começa a colocar. Tem que ter tranquilidade. Ninguém vai conseguir fazer o que penso de imediato. A gente pode modificar de maneira gradativa. Passei por essas situações muitas vezes na carreira. Sou tranquilo. Não acho que as coisas têm que acontecer do meu jeito na quinta-feira

No treino coletivo desta terça-feira, o treinador iniciou com o seguinte time titular: Anderson, Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton e Gregore; Élber, Régis e Zé Rafael; Kayke.

O treinador utilizou, então, o esquema 4-2-3-1, o mais usado pela equipe neste ano. O time reserva foi escalado com: Deijair; Mena, Douglas Grolli, Everson e Flávio; Edson e Nilton; Allione, Vinicius e Fernandinho; Gilberto.

Priorizando o posicionamento, o coletivo tático não contou com muitas chances de gol para os dois lados. Os titulares ensaiaram a marcação média e baixa, com os atletas apertando os jogadores adversários quando a bola chegava aos meias e volantes. Os jogadores priorizaram atacar pelos lados do campo, com os laterais. Enderson Moreira até parou o treino em alguns momentos para corrigir o posicionamento de alguns jogadores, mas na maior parte do tempo, ele apenas observou.

No treino, Enderson também fez alguns testes. Élber foi substituído por Mena, que marcou o gol do triunfo sobre o Corinthians. Na sequência, saíram Régis e Kayke, e entraram Vinícius e Allione. Com isso, o 4-2-3-1 virou um 4-2-4 com mobilidade na frente. A alteração foi rápida e não resultou em gols.

Os atacantes Júnior Brumado e Edigar Junio ficaram na fisioterapia, realizando tratamento e iniciando atividades físicas. O goleiro Douglas continuou o seu tratamento para as dores no cotovelo. Já o meia Marco Antônio fez um trabalho na academia com o preparador Roberto Nascimento.

Nesta quarta-feira (20), o Bahia realiza seu último treino antes da partida contra o Ceará. Com a curta preparação, ainda não se sabe se Enderson Moreira irá realizar mudanças pontuais na equipe ou se irá manter o time que vem jogando regularmente.