Postado por - Newton Duarte

Ex-Bahia, Fernandão é seguido por torcedores fanáticos ofuscando Van Persie

Com uma boa média de gols desde que desembarcou na Turquia, em 2014, Fernandão já superou inclusive os números do craque holandês; jogador foi inscrito para o confronto desta quinta-feira contra o FK Krasnodar-RUS

Revelado pelo América-RJ, mas com uma relação intensa com o Bahia, o carioca Fernandão vive a expectativa de fazer a sua estreia pela fase de mata-mata da Europa League com o Fenerbahçe diante do FK Krasnodar-RUS na próxima quinta-feira (16 de fevereiro). Artilheiro da equipe turca na última edição do torneio continental com quatro gols, o atacante de 29 anos é um dos pilares da linha de frente do clube, que desde os tempos de Alex e Roberto Carlos, tem uma relação muito especial com o futebol brasileiro. Se sentindo ‘em casa’, o jogador falou com exclusividade para o FOXSports.com.br, contando como será o ‘embate abaixo de zero’ diante dos russos. A partida terá transmissão ao vivo no FOX Sports 2 e APP FOX Sports a partir das 13h30.

Na Turquia desde que deixou o Bahia em 2013, quando marcou 15 gols no Campeonato Brasileiro e conquistou a torcida do Tricolor de Aço, o atacante tem uma relação muito especial quando o assunto é marcar. Em seu primeiro estágio, no Bursaspor, terminou a temporada 2014/15 como artilheiro do Campeonato Turco com 22 gols, chamando atenção do 19 vezes campeão nacional, Fenerbahçe, que assinou com o jogador até o fim de 2018.

“A ida para o Fenerbahçe foi muito importante para mim, as portas para o mundo se abriram. O que mostra que apesar da idade – o jogador está próximo de completar 30 anos – ainda é possível jogar em alto nível. Temos inclusive muitos exemplos não só na Europa como também no futebol brasileiro. Hoje eu me cuido muito mais, até por conta disso”, afirmou o atacante.

Em sua primeira temporada no Fenerbahçe, Fernandão manteve a boa relação com o faro de gol, terminando como artilheiro geral da equipe com 25 bolas na rede, ficando à frente inclusive do holandês Robin Van Persie. Na última edição da Europa League, ele também foi quem mais marcou pelos turcos, com quatro tentos.

Como revela o atacante, uma das coisas que mais chamou a sua atenção na Turquia foi a forte ligação da torcida com o clube. No país, que além do Fenerbahçe, tem equipes tradicionais como o Besiktas, atual líder do Campeonato Turco, e Galatasaray, onde já atuou o volante Felipe Melo, os torcedores fazem parte do dia-a-dia, como conta Fernandão, que inclusive já foi seguido por alguns deles para dar autógrafos.

"Aqui a torcida é muito presente, o que ajuda bastante, principalmente nas partidas em casa. Nos clássicos a gente nota como ela é importante. Já ganhei quadros, camisas...teve uma vez que já seguiram o meu carro por causa de um autógrafo", contou o atacante.

Na atual temporada, apesar da lesão no tornozelo que o tirou dos gramados por mais dois meses em agosto do ano passado, o atacante ainda assim manteve a boa média. Entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano, foram seis partidas consecutivas – entre Campeonato Turco e Copa da Turquia – em que Fernandão balançou as redes, totalizando oito gols. Na Europa League, ele entrou em campo apenas pela fase de play-offs, diante do Grasshoppers-SUI, mas ainda assim já deixou o seu.