Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Após seis jogos em 17 dias, Gilberto deve ser poupado contra o Cerro

Desde que estreou pelo Bahia, atacante fez uma média de um jogo a cada três dias pelo clube

Gilberto em campo pelo Bahia na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
90

O atacante Gilberto deverá ser poupado na partida desta quarta-feira (8), contra o Cerro, do Uruguai, em Montevidéu, jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana. Após o empate em 1 a 1 contra o Fluminense, no último domingo (5), o técnico Enderson Moreira falou que ele está desgastado com a sequência de jogos e deu a entender que ele ficará no banco de reservas:

Minha intenção é entrar com melhor equipe possível. Temos atletas que infelizmente não vão conseguir se recuperar. Gilberto é preocupante em termos físicos. Há muito tempo não fazia uma sequência assim. Temos que avaliar. Vamos tentar colocar a melhor equipe possível. Mas alguns provavelmente não conseguirão jogar. Se não tiver esse cuidado, podemos perder jogadores lesionados

O site Globo Esporte analisou os números que explicam a preocupação de Enderson. Gilberto estreou pelo Bahia após a parada para a Copa do Mundo. Desde então, o jogador fez seis jogos num espaço de 17 dias, cerca de uma partida a cada três dias. Os únicos que têm a mesma sequência são o goleiro Anderson e o meia Vinícius, que foi reserva no jogo de ida contra o Cerro e entrou só nos minutos finais.

Como o técnico falou, o atacante já tem um tempo sem ter tantos jogos em sequência. Quando atuou pelo Yeni Malatyaspor, da Turquia, seu último clube, Gilberto fez apenas nove jogos entre os meses de fevereiro e maio, em uma média de um jogo a cada dez dias. Sua última partida no clube turco foi em 7 de maio. Ele estreou pelo Bahia em 19 de julho.

O desgaste físico pode estar influenciando no desempenho de Gilberto. Após marcar quatro gols nos primeiros quatro jogos, o atacante passou em branco nas últimas duas partidas, contra Palmeiras e Fluminense. Contra a equipe carioca, ele desperdiçou uma chance incrível de gol.

O desempenho de Gilberto pode ser medido além dos gols que ele faz. Desde a sua chegada, o atacante tem mostrado qualidade para sair da área, se movimentar pelo meio e ajudar na construção ofensiva. A partir de imagens do site footstats, o mapa de calor de Gilberto mostra que sua área de atuação contra o Fluminense foi bem menor que as das demais partidas.

Mapa de calor de Gilberto nos jogos pela Série A (Foto: GloboEsporte.com)
Mapa de calor de Gilberto nos jogos pela Série A (Foto: GloboEsporte.com)

Já que Enderson Moreira deve usar um time misto contra o Cerro, Júnior Brumado é o principal candidato a substituir Gilberto. Kayke está recuperado de lesão e também poderá jogar. Além deles, Edigar Junio, caso não seja poupado, poderá ganhar a posição no comando do ataque.

Comentários
Carregando...