Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Gols, goleadas e uma ‘barreira’ intransponível

9

Gols, goleadas e uma goleira imbatível

Gols, goleadas e uma goleira imbatível

Na nova análise estatística do FIFA.com, a superioridade do Atlético de Madri no clássico da capital espanhola e o festival de gols de Diego Costa, do Bayer Leverkusen e dos dois clubes de Milão ganham destaque ao lado do recorde de uma goleira.

2.000

gols no Campeonato Alemão foi a marca alcançada pelo Bayer Leverkusen no empate em 3 a 3 da última sexta-feira diante do Werder Bremen. Ao abrir o placar para sua equipe, Tim Jedvaj assinou o gol histórico, que veio 35 anos, um mês e um dia depois de Dieter Demuth ter inaugurado a contagem para o clube em agosto de 1979. A rodada também foi marcante para o tunisiano Sami Allagui. Emprestado de volta ao Mainz pelo Hertha Berlim, o atacante balançou as redes justamente contra sua ex-equipe, mantendo o impressionante hábito de fazer gol sempre que estreia com uma nova camisa, como aconteceu nos últimos quatro times que defendeu. Quem também fez a alegria dos torcedores do Mainz foi Shinji Okazaki, que marcou duas vezes e chegou a um total de 28 tentos na Bundesliga em sua carreira, tornando-se o maior artilheiro japonês da história da competição, à frente de Yasuhiko Okudera, de 28 anos. Outro retorno triunfante na Alemanha foi o de Shinji Kagawa. De volta ao Borussia Dortmund, ele anotou no primeiro minuto do segundo tempo, 875 dias após seu último gol na Bundesliga.

72

jogos sem sofrer gol é o novo recorde estabelecido por Hope Solo na seleção dos Estados Unidos. No sábado, a goleira de 33 anos superou a ex-companheira Briana Scurry na sua partida de número 154 com o uniforme nacional e fez uma promessa sob os aplausos da torcida em Washington: "o melhor está por vir". Solo alcançou a marca na goleada por 8 a 0 sobre o rival continental México, uma vitória tão elástica quanto a da estreia da goleira na seleção, um duelo contra a Islândia em abril de 2000. O confronto também foi marcante para a veterana zagueira Christie Rampone, que ficou a quatro jogos de completar 300 partidas pelos EUA, e para Alex Morgan, que deu três assistências e marcou dois gols, entrando na lista das dez maiores artilheiras da seleção americana em todos os tempos. Na Europa, a Espanha se classificou para a Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez, ao lado de França, Alemanha e Noruega. Esse trio garantiu vaga no Canadá 2015 com 100% de aproveitamento, marcando um total de 152 gols e sofrendo apenas nove.

8

clássicos consecutivos foram disputados em Madri pelo Campeonato Espanhol sem que o Atlético sofresse uma única derrota, frente a Real, Getafe e Rayo Vallecano. A vitória por 2 a 1 no último sábado foi a segunda consecutiva dentro do Santiago Bernabéu pela liga nacional, feito inédito na história dos colchoneros. A sequência representa uma notável reviravolta, dado o domínio anterior do Real no confronto. Com efeito, antes de ganhar a final da Copa do Rei em maio de 2013, o Atlético passou 14 anos, ou 25 jogos, sem conseguir superar o arquirrival. Iker Casillas, que foi o guardião da meta madridista na maior parte desse período hegemônico, recuperou a titularidade e sofreu sua primeira derrota em um clássico disputado no Campeonato Espanhol após 23 partidas de invencibilidade.

7

gols marcados e nenhum sofrido no duelo de domingo contra o Sassuolo resultaram na maior goleada da Inter de Milão como mandante desde 1966. O placar, que chegou perto do recorde histórico dos nerazzurri (9 a 0 sobre o Casale em setembro de 1933), foi exatamente o mesmo da visita ao Sassuolo na última temporada. Somando os três últimos jogos desse confronto no Campeonato Italiano, o placar está em 15 a 0 para a Inter. Aliás, o dia foi de alegria e muitos gols para ambos os clubes milaneses, já que o Milan bateu o Parma fora de casa em um embate eletrizante de nove gols. Foi a primeira vez que os rossoneri balançaram as redes cinco vezes como visitantes desde março de 2009, quando o atual técnico do time, Pippo Inzaghi, fez dois gols na vitória por 5 a 1 sobre o Siena. Além disso, desde o triunfo por 7 a 3 sobre a Fiorentina em 1992, o clube não participava de uma partida com pelo menos nove gols. Com o triunfo sobre o Parma, o Milan chegou à segunda rodada do Campeonato Italiano com 100% de aproveitamento pela primeira vez em oito anos.

7

gols em seus quatro primeiros jogos na Premier League permitiram a Diego Costa estabelecer um novo recorde. Apenas Micky Quinn, ex-atacante do Newcastle e do Coventry City, havia conseguido estufar o barbante em cada uma de suas quatro primeiras partidas no Campeonato Inglês, mas nem mesmo ele conseguiu igualar os sete gols do atacante do Chelsea. Para colocar o feito do brasileiro em perspectiva, basta lembrar que Fernando Torres precisou de 43 jogos para anotar seu sétimo tento na liga nacional com a camisa do clube londrino. Outro renomado atacante da Premier League atingiu uma marca impressionante no final de semana. Wayne Rooney chegou a 175 gols no campeonato da Inglaterra, alcançando a terceira posição na artilharia histórica da competição, ao lado de Thierry Henry. Agora, o capitão do Manchester United tem apenas Andy Cole (189) e Alan Shearer (260) à sua frente.

Comentários
Carregando...