Postado por - Newton Duarte

Guto analisa situação tricolor na Série B: Nem desesperado nem tranquilo

Bahia está na 9ª colocação da Série B com 20 pontos, cinco a menos que o CRB, na quarta posição da tabela, e oito pontos a menos que o Vasco, líder da competição

Antes de a Série B ter início, o Bahia despontava como um dos favoritos ao acesso. Passadas 14 rodadas, contudo, o Tricolor está fora do G-4. Com 20 pontos, ocupa a 9ª colocação, bem longe do líder Vasco, que tem 28 pontos, e do CRB, na quarta posição, com 25. A campanha acarretou troca de comando no time baiano. Doriva foi demitido, e Guto Ferreira acabou contratado para tentar reconduzir a equipe de volta aos trilhos do retorno à elite do futebol nacional.

Com uma semana de clube, Guto Ferreira foi questionado sobre a situação do Bahia na tabela de classificação. O treinador pregou calma na análise de momento. Admitiu que existe preocupação, mas alertou que não é necessário entrar em desespero.

Não dá para ficar totalmente tranquilo. Mas herdamos essa situação. Se herdamos, sabíamos que existiria um período de adaptação, transição, e que não ganharíamos todas. Sou consciente do problema, e viemos porque acreditamos que, sequenciando o trabalho, teremos uma equipe forte. O plantel tem qualidade e necessita de ajustes. Se não tivesse essa necessidade, o outro treinador estaria aqui. Se houve a troca, é porque houve essa necessidade. A gente está aqui para transformar o Bahia no melhor possível e, dentro desse melhor, atingir as metas. Agora, se me perguntar quando... Na realidade, o importante agora não é quando, mas, sim, vencer. Quanto tempo vai demorar não é o mais importante. O importante é chegar à última rodada com o objetivo alcançado. Até que você esteja nessa briga com uma situação, de busca em condições, você estará batalhando a cada momento, a cada instante, para atingir essa situação. Nem desesperado nem tranquilo. O tranquilo fira o foco e a intensidade para buscar. O desesperado tirar a tranquilidade que se necessita e faz com que não se tenha o foco suficiente – avaliou.

Em 14 partidas, o Bahia tem seis triunfos, dois empates e seis derrotas. Nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Vila Nova na Arena Fonte Nova pela 15ª rodada da Série B.

Fonte: Ge.com