Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira define perfil de reforços: Jogadores para dar resposta ontem

Guto Ferreira diz que precisa de atletas experientes e pede que contratações sejam feitas antes da maratona de jogos do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro

Guto Ferreira espera por reforços para Guto Ferreira espera por reforços para "dar caldo" ao elenco do Bahia (Foto: EC Bahia / Divulgação)

A crise provocou uma reformulação no Bahia. Na última semana, o diretor de futebol tricolor, Nei Pandolfo, afirmou que o lateral Hayner, o volante Danilo Pires, o meia João Paulo Penha e o atacante Thiago Ribeiro não fariam parte dos planos do clube para a sequência da temporada. Em contrapartida, foi iniciada uma busca por reforços. Luiz Antônio, que desembarcou em Salvador na manhã desta quarta-feira, foi o primeiro atleta a ser contratado. Outros devem chegar nos próximos dias.

O técnico Guto Ferreira é um dos responsáveis pela indicação e busca de novos atletas. Nesta manhã, após o treino realizado no Fazendão, ele comentou o perfil de reforços que busca no mercado. A prioridade é por atletas que estejam com ritmo de jogo e que possam contribuir com a evolução do grupo.

- Existe um trabalho árduo dentro do mercado. O Bahia corre contra várias situações de encontrar jogadores. Tem alguns jogadores interessantes que poderiam estar disponíveis. Mas o fato de terem jogado duas competições nacionais por dois clubes diferentes, o regulamento impede. Tem que encontrar jogador que esteja em atividade, trazer jogador de fora do país, tem que a avaliar muito bem a condição do jogador. Como foi a temporada até aquele momento e avaliar em quanto tempo ele vai estar disponível. O Bahia precisa de jogadores para dar resposta ontem. Não pode contratar jogador para dar resposta em dois ou três meses. Tem que somar a partir da hora da chegada. Quando se coloca as características desse tipo de contratação, afunila as opções de mercado. Mesmo tendo certo poder de contratação. O Bahia tem esse poder, é uma vantagem. A desvantagem é encontrar o jogador ideal no momento e nas condições que precisamos. Temos várias situações em andamento – disse o técnico.

Um dos objetivos do treinador é dar maior experiência ao grupo. Guto Ferreira lembrou que o elenco possui muitos jogadores jovens, o que pode provocar problemas em momentos de pressão.

- Estamos buscando jogadores que virão para engrossar o caldo, fortalecer o trabalho. Até porque é uma equipe extremamente jovem. Temos no plantel 12 jogadores acima de 23 anos. É o 13º o Luiz Antônio. Só aí se vê o quanto essa equipe é jovem. E equipe jovem pode não ter suporte na pressão. Tem que estar com a cabeça boa e as coisas acontecendo da melhor maneira possível. Se fortalece mentalmente e dá a reposta. Uma situação de campeonato que não é essa de momento – comentou.

O treinador também espera que os reforços cheguem antes da maratona de jogos que o Bahia terá no segundo turno da Série B. Nas próximas semanas, o Tricolor terá um intervalo de pelo menos sete dias entre uma partida e outra. O temor de Guto Ferreira é pelo período em que esse prazo será diminuído.

- Teremos um espaço de treinamento interessante em torno de cinco semanas para depois entrar em uma avalanche de jogos. Precisamos de plantel. Até lá, temos que estar com plantel e jogadores de reposição para rodar sem deixar cair a intensidade de jogo da equipe. Jogador que entre e mantenha a intensidade e a qualidade da equipe. Para passar a bateria de jogos com desempenho em alta. Conseguindo resultados. Quem não tiver plantel vai ter dificuldades na questão física. Temos um plantel bastante jovem. Não teríamos ainda as reposições necessárias para poder rodar. Em algumas posições, sim; outras, não. Precisamos reforçar para chegar no nível que precisamos. O objetivo de subir não pode ser só na paixão, tem que ser efetivado em um grupo competente para isso. A direção está trabalhando para trazer jogadores dentro desse projeto para fortalecer.

Sobre os atletas que deixaram o clube, Guto Ferreira espera que eles façam sucesso. Hayner e João Paulo Penha devem ser emprestados, enquanto Danilo Pires acertou a transferência para o Santa Cruz. Thiago Ribeiro permanece com futuro indefinido.

- A palavra “dispensado” é um pouco forte. Prefiro colocar em disponibilidade. Não são jogadores descartados. São jogadores que o Bahia precisava tomar decisões, alguns tinham um certo desgaste, acontece com qualquer um. Era o momento. Não são culpados pela fase do Bahia. Também são, mas não são os únicos. Enfim, são grandes jogadores. Naquele momento, receberam uma carga pelo desgaste. Precisava se tomar uma decisão, e acabou sendo direcionado. São jogadores de talento. Alguns promissores, outros efetivados no mercado. Espero que possam fazer o melhor para a carreira de cada um.

Fonte: Ge.com