Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Nos últimos dez jogos, Bahia precisa fazer dever de casa para seguir na Série A

Se o Tricolor vencer seus últimos cinco jogos em casa, chega aos 46 pontos e afasta qualquer possibilidade de rebaixamento

Gilberto comemora gol na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
29

Faltam apenas dez jogos para o Bahia no Campeonato Brasileiro de 2018. Atualmente, a equipe está na 14ª posição, com 31 pontos e ainda corre risco de rebaixamento. Este risco, segundo o Infobola, do matemático Tristão Garcia, é de 30%, e segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é de 26%.

O Bahia inicia estas últimas dez rodadas enfrentando o Paraná, no próximo sábado (13), no estádio de Pituaçu. Depois, joga contra Botafogo, Corinthians, Chapecoense, Vitória, Ceará, Atlético-MG, Fluminense, América-MG e Cruzeiro.

A equipe ultrapassou a fase mais complicada da tabela, quando enfrentou equipes que disputam as primeiras posições. Tendo mais tempo para treinar, o Tricolor só vai enfrentar um time que está no G-6, o Atlético-MG, 6º colocado. Seis jogos serão contra rivais diretos que brigam contra o rebaixamento (Paraná, Botafogo, Chapecoense, Vitória, Ceará e América-MG).

Dos últimos dez jogos, cinco serão em casa e cinco fora. Por isso, o Bahia precisa fazer seu dever de casa para seguir na Série A. Vencendo seus cinco jogos em Salvador, o Tricolor chegaria aos 46 pontos, superando o número mágico de 45 pontos, considerada a pontuação segura para evitar a queda.

Porém, o Bahia precisa melhorar seus números como mandante. A equipe está apenas na 12ª posição no ranking dos mandantes, com 57% de aproveitamento. Em 14 jogos em casa, foram seis triunfos, seis empates e duas derrotas.

No primeiro turno, nestas mesmas dez rodadas finais, o Tricolor conquistou 17 pontos. Em casa, foram três triunfos e dois empates. Fora, o Tricolor teve quatro empates e uma derrota, para o Paraná, próximo adversário.

Se o Bahia teve um bom aproveitamento no final do primeiro turno, a equipe não tem tido bons resultados no início do segundo turno. Entre a 20ª e a 28ª rodada, o Tricolor conquistou apenas seis pontos em nove jogos, com um triunfo, três empates e cinco derrotas, com rendimento melhor apenas que o do Paraná.

Em 2017, o Bahia estava em uma situação melhor na 29ª rodada. O Tricolor era o 10º colocado, com 35 pontos, três acima do Z-4. A equipe terminou o Brasileiro na 12ª posição, com 50 pontos.

Comentários
Carregando...