Postado por - Newton Duarte

Bahia 0 x 1 Ceará :: O jogo, o Gol, Ficha Técnica e a Programação

Ceará estraga festa da torcida baiana, vence o Bahia e fica perto da título

Com direito a mosaico, quase 41 mil torcedores marcam presença na Arena Fonte Nova. Ricardinho aproveita falha do goleiro Jean e deixa o Vozão em vantagem

Um noite para ficar na memória de torcedores de Bahia, Ceará e de todos os amantes do futebol. Estádio de Copa do Mundo, casa cheia, mosaico e muita paixão. Champions League? Não! Copa do Nordeste. A festa nas arquibancadas da Fonte Nova tomadas por 40.982 torcedores foi digna da Liga das estrelas, digna de uma final de campeonato. Digna de uma competição que já mostrou que tem lugar cativo no coração do torcedor nordestino. E assim, sob efeito de magia, a primeira partida da final da Copa do Nordeste, disputada entre Bahia e Ceará terminou em 1 a 0 para o Vozão. O gol que estragou a festa dos baianos foi marcado por Ricardinho, na etapa final, após um falha do goleiro Jean.

Com o resultado, o Vozão quebrou um marca de invencibilidade que já durava 16 jogos. O Bahia não perdia desde 22 de fevereiro, quando foi derrotado para o Jacuipense, pelo Campeonato Baiano. O Vozão agora joga por um empate na partida de volta no Castelão para levantar a taça.

Ao Bahia restará vencer ou vencer. Um triunfo baiano pelo mesmo placar do jogo da Fonte Nova, leva a decisão para os pênaltis. O gol fora de casa tem efeito, por isso, qualquer vitória simples do Bahia, com exceção do 1 a 0 dá o título ao Tricolor. Bahia e Ceará voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no estádio do Castelão, em Fortaleza, na partida que vale a taça do Nordestão. Ponto fora da curva de grandes momentos da noite, apenas a ação de cambistas, que se multiplicavam nos arredores do estádio. O efeito causou além de prejuízo no bolso do torcedor, a aparição de alguns lugares vazios no estádio, apesar de todos os ingressos vendidos.

O Ceará venceu o Bahia na Fonte Nova nesta quarta-feira (Foto: Felipe Oliveira/ AGIF/ Estadão Conteúdo)

Após a partida desta quarta-feira, Bahia e Ceará mudam o disco para seus respectivos estaduais, mas seguem em busca de títulos. No domingo, o Tricolor enfrenta o Vitória da Conquista, na cidade de mesmo nome do rival, no estádio Lomanto Júnior, às 16h (horário de Brasília). A partida é válida pelo jogo de ida da decisão do Campeonato Baiano. Já o Vozão também joga pela primeira decisiva do Campeonato Cearense. O adversário será o Fortaleza, no Castelão, também às 16h (horário de Brasília).

Festa, tensão e respeito

Após o show inicial da torcida, foi a vez da bola rolar. Como num jogo de duas grandes equipes, Bahia e Ceará começaram a partida se respeitando bastante. O primeiro tempo teve poucas chances criadas e um leve domínio do time da casa, que criou um pouco mais.  A partida teve momentos de tensão em alguns lances isolados e logo apaziguados pela arbitragem. No fim das contas, sobrou respeito para ambos os lados. O Bahia levou perigo dentro da área em uma cabeçada de Léo Gamalho e com Souza, em uma jogada confusa no fim da primeira etapa. Já o Vozão levou perigo com Ricardinho e Marinho, ambos de fora da área. No fim das contas, nada de gols no primeiro tempo de Bahia e Ceará.

Ricardinho e sina tricolor

O Vozão começou melhor na segunda etapa. Mais aguerrido o time do técnico Sillas pressionou o Bahia nos primeiros minutos. Empurrado pela torcida, o Tricolor voltou ao jogo. Antes da metade da etapa final, Sérgio Soares trocou Léo Gamalho pelo amuleto Zé Roberto. Mas foi o Vozão que quase marcou em lance perigoso de Marinho, que passou perto do gol de Jean. Quando o Bahia parecia ter reencontrado o caminho do jogo, o Ceará abriu o placar em um frango do goleiro Jean. Os poucos mas barulhentos torcedores do Vozão fizeram do pequeno espaço a eles destinados um gigante Castelão.

Empurrado pela torcida, o Bahia se lançou ao ataque e quase empatou em uma bela troca de passes que terminou com um chute de Zé Roberto e uma bela defesa de Luis Carlos. Ciente do péssimo resultado, Sérgio Soares trocou um volante por um meia e um lateral por um atacante, com as entradas de Rômulo e Willians para as saídas de Souza e Tony. Nada que surtisse efeito em campo. No fim, triunfo do Ceará e festa dos apaixonados alvinegros que acompanharam o time em Salvador. Restam 90 minutos para se saber quem é o rei do Nordeste em 2015, mas com a vantagem e decidindo em casa, o Ceará tem a faca e a rapadura nas mãos.

O melhor: Ricardinho. Foi o jogador mais agressivo do Ceará. Arriscou bons chutes de fora da área e ainda marcou o gol que deu a vitória ao time alvinegro.

O pior: Jean: Falhou feio no único gol da partida. Terá que se redimir na segunda partida para não ficar 'queimado' pela perda do título.

Para lembrar:

Sequência quebrada. O Ceará acabou com uma sequência de 16 jogos de invencibilidade do Bahia. O time tricolor não perdia desde 22 de fevereiro, quando foi batido pelo Jacuipense por 2 a 1, pelo Campeonato Baiano. E mais. Esta foi a primeira derrota do time tricolor jogando na Fonte Nova nesta temporada 2015.

Fez bonito! A torcida do Bahia compareceu em grande número à Fonte Nova. O público total foi de 40.982, para uma renda de R$ 1.070.457,00.

Pai do Axé. O músico Luiz Caldas, também conhecido como Pai do Axé, levantou a torcida tricolor antes do apito inicial ao executar o hino do Bahia. Ele também tocou o hino nacional.

Mosaico. O Bahia preparou um belo mosaico nas arquibancadas da Fonte Nova com as tradicionais siglas B.B.M.P.

Bahia 0 x 1 Ceará

Copa do Nordeste - Final (1º jogo)

Cidade: Salvador (BA)

Local: Arena Fonte Nova,

Data: 22/04/2015

Horário: 22h00

Público: 40.982 pagantes

Renda: R$ 1.070.457,00

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)

Auxiliares: Felipe Gonçalves Correa e Márcio Freira Lopes (PB)

Cartão Amarelo: Charles, Luós Carlos, Marinho, Thales

Bahia: Jean; Tony (Willians Santana), Thales, Robson e Patric; Pittoni, Souza (Rômulo), Tiago Real e Maxi Biancucchi; Kieza e Léo Gamalho (Zé Roberto).

Técnico: Sérgio Soares.

Ceará: Luís Carlos; Samuel, Charles, Gilvan e Fernandinho; Uilliam Corrêa, Sandro Manoel, Ricardinho e Marinho; Assisinho (Wescley) e Magno Alves (William e Eloir).

Técnico: Silas.

Programação

Tricolor se prepara para decidir título estadual

Após enfrentar o Ceará, pelo primeiro jogo da decisão da Copa do Nordeste, o Bahia agora encara mais uma final. No próximo domingo (26), o Tricolor começa a decidir o Campeonato Baiano, contra o Vitória da Conquista, às 16h, no estádio Lomanto Júnior.

Confira a programação até a partida

Quinta-feira (23) – 16h: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (24) – 16h: Treino, Fazendão;

Sábado (25) – 08h30: Treino, Fazendão;

Domingo (26) – 16h: Jogo contra o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior.