Postado por - Newton Duarte

Brasil vence Colômbia e agora encara a Alemanha; Raio-x e os Gols

Embalado pela torcida, Brasil vence Colômbia e pega Alemanha na semi

Seleção avança com gols de Thiago Silva e David Luiz, drama no fim e show do público, mas perde capitão, suspenso, e se preocupa com Neymar

Quando uma criança chora, às vezes nem se sabe o motivo. Pode ser sono, fome, dor, mas logo vem o acalanto. É irresistível ninar um chorão. Que privilegiados esses jogadores. Foram ninados por mais de 60 mil pessoas na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia. O povo da Arena Castelão abraçou a seleção brasileira. Mesmo sem saber se as lágrimas eram de emoção ou medo, pegaram Thiago Silva, David Luiz, Neymar e companhia no colo como se dissessem: “Não chorem, vamos cuidar de vocês”.

E cuidaram mesmo. No massacre do primeiro tempo em que o rival não viu a cor da bola, e no dramático segundo, que teve gol colombiano anulado e o cartão amarelo que tirou Thiago Silva da semifinal contra a Alemanha, terça-feira, no Mineirão. Uma molecagem cara em meio à sua brilhante atuação.

Thiago Silva aponta par ao escudo e comemora o primeiro gol: "Isso aqui é Brasil"

A partida mostrou “crianças” cheias de autoestima depois da sofrida experiência contra o Chile e dos cuidados especiais de Felipão, Parreira, da psicóloga Regina Brandão. As lágrimas, tão julgadas e criticadas, conquistaram o torcedor, além da vibração, expressada com seu maior vigor por David Luiz, autor do segundo gol, em cobrança de falta, e eleito o melhor em campo.

Não é exagero: o público jogou e bem. Mudou até a canção de ninar. Os jogadores deixaram de ser embalados pelo cansativo “com muito orgulho, com muito amor”, e ganharam canções mais animadas, que falam até dos mil gols de Pelé e avisam: “Brasil vai ser campeão”. Já era hora.

Contra a poderosa e tradicional Alemanha, no Mineirão, em Belo Horizonte, na terça-feira que vem, às 17h (de Brasília), a Seleção vai para o penúltimo capítulo desse livro que começou a ser escrito há 64 anos, no Maracanazo uruguaio, e ainda espera pelo final feliz.

David Luiz abre o berreiro e comemora o segundo gol do Brasil

Monstro!

Esqueçam-se daquele Thiago Silva abalado e sentado sobre a bola. O apelido de monstro foi pouco para explicar seu primeiro tempo. Antes de a bola rolar, com os punhos cerrados, ele ligou seus amiguinhos na mais alta voltagem. No escanteio cobrado por Neymar, aproveitou falha de marcação e abriu o placar. Festejou como um menino eufórico. “Isso aqui é Brasil”, gritou pelo gramado enquanto corria com os dedos apontados ao papai do céu: “Obrigado por tudo”.

Thiago Silva completa de joelho para o fundo da rede observado por Ospina

Nem quando a turma de vermelho se agigantou, o capitão sucumbiu. Eram quatro colombianos contra dois brasileiros, mas Thiago cortou o passe de Cuadrado para Téo Gutierrez. Quase outro gol.

Num passe de primeira que clareou todo o lance, James Rodríguez mostrou do que era capaz se ficasse livre. Não ficou. Com direito a faltas mais duras, Fernandinho tomou conta do craque. O volante teve ótima atuação na etapa inicial, conduzido pelos gritos ensurdecedores da galera. Não fossem as boas defesas do goleiro Ospina e a falta de capricho nas finalizações de Hulk, que vestiu a roupa do super-herói e cresceu, a vitória seria mais tranquila.

Fernandinho cuida de James Rodriguez, com Thiago Silva na cobertura

Observação importante: não basta ser acalentada, a criança tem de aprender a lição. O Brasil teve cobrança de lateral no campo de defesa, e Marcelo quicou a bola no chão como se fosse para um lance livre de basquete. Arremessou para longe. O gol do Chile deixou marcas. Que bom.

Drama!

Era natural que a Colômbia pressionasse no segundo tempo. Os meninos, que até então haviam apresentado o melhor futebol da Copa, tinham muito mais a mostrar. Compactos, tiraram o sossego do Brasil e se fez o drama. Primeiro no cartão amarelo para Thiago Silva, que atrapalhou a reposição de Ospina e mandou para o gol. Felipão levou as mãos ao rosto e pronunciou uma palavra que crianças não devem repetir. A seleção vai sem o capitão contra a Alemanha.

David Luiz vibra muito com o segundo gol do Brasil sobre a Colômbia

O gol anulado de Yepes, após marcação de impedimento, também assustou. E lá estava a torcida a proteger seus filhos dos perigos. Não há quem assimile mais a paixão do país do que David Luiz. Talvez isso o tenha inspirado a acertar o ângulo em cobrança de falta. Um golaço! Último titular a fazer gols pela Seleção, marcou pela segunda vez seguida. E riram quando Pelé falou que a Seleção tinha uma defesa melhor do que o ataque...

James Rodriguez leva a bola diante Thiago Silva: adeus do artilheiro até aqui

Maicon errou no meio de campo, e Julio César fez pênalti em Bacca. James marcou seu sexto gol na Copa do Mundo. Não fará outros. A Colômbia pressionou, assustou, arrancou lágrimas e mais lágrimas de seus orgulhosos torcedores, mas voltará para casa. Coberta de aplausos, certamente.

Mas, antes do fim, alguém da Seleção voltou a derramar lágrimas. Neymar sofreu uma joelhada nas costas de Zuniga, aos 41 minutos, saiu de maca aos prantos e preocupa.

Marcelo se desespera com choro de Neymar no chão, machucado nas costas

O Brasil resistiu, superou o drama de duas eliminações seguidas nas quartas de final, por França em 2006 e Holanda em 2010. Se os alemães estão curtindo tanto a Copa no Brasil, chegou a hora de curtirem um pouco do futebol brasileiro. Será histórico.


Brasil 2 X 1 Colômbia

Copa do Mundo – Quartas de Final


Local:Castelão, em Fortaleza (CE)

Data:4 de julho de 2014, sexta-feira

Horário:17 horas (de Brasília)

Árbitro:Carlos Velasco Carballo (Espanha)

Assistentes:Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ambos da Espanha)

Cartões amarelos: Brasil:Thiago Silva e Júlio César; Colômbia:James Rodríguez e Yepes

Gols:Brasil:Thiago Silva, 6’ 1º T; David Luiz 23’ 2º T; Colômbia:James Rodríguez (p) 34’ 2º T

Brasil:Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho e Paulinho (Hernanes); Hulk (Ramires), Oscar e Neymar (Henrique); Fred

Técnico:Luiz Felipe Scolari

Colômbia:Ospina; Zuñiga, Cristian Zapata, Yepes e Armero; Guarín, Carlos Sánchez, Cuadrado (Quintero) e Ibarbo (Adrián Ramos); James Rodríguez e Téo Gutierrez (Bacca)

Técnico:José Pekerman

O CARA

David Luiz

David Luiz foi praticamente implacável na defesa. Essencial para a marcação por pressão executada pelo Brasil no primeiro tempo, avançava bastante para bloquear os ataques da Colômbia longe da área do Brasil e ainda apareceu para fazer o segundo gol, com uma belíssima cobrança de falta. Enérgico como o time, o carismático zagueiro ainda protagonizou uma cena de bastante humildade, consolando um James Rodríguez aos prantos após o fim do jogo. Com a suspensão de Thiago Silva, deve ganhar a braçadeira de capitão para o jogo com a Alemanha.

OS GOLS

7′/1T: GOL DO BRASIL!

Neymar cobra escanteio da esquerda, bola passa por toda a área e chega à segunda trave, onde Thiago Silva aparece sozinho para empurrar para o gol de joelho.

24′/2T: GOL DO BRASIL!

David Luiz cobra falta de longe, forte, com a chapa do pé direito, e acerta o ângulo esquerdo de Ospina para fazer da esquerda, bola passa por toda a área e chega à segunda trave, onde Thiago Silva aparece sozinho para empurrar para o gol de joelho.

35′/2T: GOL DA COLÔMBIA!

Júlio César derruba Bacca, e o árbitro corretamente assinala o pênalti. Na cobrança, James Rodríguez manda a bola no canto direito do gol, e o goleiro cai no lado contrário.

A TÁTICA

Escalações iniciais de Brasil e Colômbia

Brasil repetiu estratégia dos últimos jogos. Oscar e Hulk abertos pelas pontas, Neymar centralizado, com liberdade no setor ofensivo, Fred isolado na frente. Fernandinho foi o primeiro volante, com Paulinho tendo mais liberdade para avançar, pela direita. Na Colômbia, Guarín foi a novidade, no lugar de Aguilar. Gutiérrez jogou avançado, com James Rodríguez flutuando atrás, entre os pontas.

A ESTATÍSTICA

6

James Rodríguez fez o gol da Colômbia, chegou a seis na Copa e se tornou o primeiro jogador a ultrapassar a marca de cinco gols em um Mundial desde Ronaldo (8) em 2002.

Atuações: Thiago Silva e David Luiz brilham, em dia apagado de Neymar

Fernandinho se destaca na marcação de James Rodriguez, mas craque colombiano consegue aparecer bem, com passe para Bacca sofrer pênalti e cobrança perfeita

Header Brasil (Foto: Infoesporte)

JULIO CÉSAR – GOLEIRO

Fez o pênalti em Bacca e escolheu o canto na cobrança de James Rodriguez (assista aos melhores momentos da partida no vídeo ao lado). No mais, atuação segura nas saídas de gol e sem mais exigências.

Nota: 6

MAICON – LATERAL-DIREITO

Boa atuação pelo setor direito. Deu mais segurança à defesa brasileira.

Nota: 6,5

THIAGO SILVA – ZAGUEIRO

Um dos melhores em campo. Marcou o primeiro gol da Seleção e ganhou todas no setor defensivo. Deu bobeira, levou amarelo e está fora da semifinal.

Nota: 8,5

DAVID LUIZ – ZAGUEIRO

Além de ótima participação na defesa, fez um golaço em cobrança de falta.

Nota: 9

MARCELO – LATERAL-ESQUERDO

Muito bem no setor de marcação. No ataque, apareceu mais, só que não foi tão eficiente.

Nota: 6

FERNANDINHO – VOLANTE

Outro que foi muito bem, principalmente na marcação. Ficou em cima de James Rodriguez, que pouco produziu durante os 90 minutos.

Nota: 7,5

PAULINHO – VOLANTE

Bem melhor do que nas partidas anteriores do Mundial. Eficiente na marcação, ainda chegou ao ataque para tentar marcar.

Nota: 6,5

OSCAR – MEIA

Lutou o tempo inteiro e foi fundamental no setor de marcação. Foi hesitante nos passes ofensivos e produziu pouco no ataque.

Nota: 6,5

HULK – ATACANTE

Foi bem no primeiro tempo. Teve boas chances de ampliar o marcador, mas parou no goleiro Ospina. Cansou na etapa final.

Nota: 6,5

NEYMAR – ATACANTE

Tentou levar o time ao ataque, mas foi muito bem marcado e errou ao exagerar em alguns dribles. No fim, saiu com fortes dores nas costas.

Nota: 5,5

FRED – ATACANTE

Movimentou-se melhor do que nos jogos anteriores, prendeu os marcadores e ajudou muito no setor de marcação. Mas nem ameaçou o gol de Ospina.

Nota: 5,5

RAMIRES – VOLANTE

Entrou na vaga de Hulk e tentou puxar os contra-ataques.

Nota: 6

HERNANES – VOLANTE

Também entrou para segurar o placar.

Nota: 6

HENRIQUE - ZAGUEIRO

Entrou na vaga de Neymar. Pouco fez.

Nota: 6

Header Colombia (Foto: Infoesporte)

OSPINA - GOLEIRO

Nada a fazer no gol de Thiago Silva. Fez duas defesas difíceis em finalizações de Hulk. Foi traído pela curva da cobrança de David Luiz, mas ainda chegou a tocar com o dedo na bola.

Nota: 6,5

ZUÑIGA - LATERAL-DIREITO

Subiu ao ataque quando pôde, mas teve dificuldade na marcação, deixando espaços para Hulk e Marcelo trabalharem.

Nota: 6

ZAPATA - ZAGUEIRO

Preciso nas coberturas, livrou a sua equipe de um perigo maior por diversas vezes.

Nota: 6,5

YEPES - ZAGUEIRO

Jogou com a seriedade habitual e fez o simples para não se complicar. Usou a sua experiência para alguns papos longos com a arbitragem.

Nota: 6,5

ARMERO - LATERAL-ESQUERDO

Não apoiou como de costume. Na defesa, protegeu bem o seu setor e salvou lance perigoso do Brasil na hora certa.

Nota: 6,5

CARLOS SÁNCHEZ - VOLANTE

Cometeu erro capital ao deixar Thiago Silva livre no lance do gol. Fez faltas e teve dificuldade para sair jogando.

Nota: 4

GUARÍN - VOLANTE

Teve boa saída de bola e foi uma boa opção pela direita, quando auxiliava Zuñiga e Cuadrado. Foi frouxo na marcação.

Nota: 6

CUADRADO - MEIA

O jogador que mais buscou o jogo pela Colômbia. Arriscou um chute perigoso de esquerda. Mas errou um passe importante em que sua equipe acabou por desperdiçar o seu melhor contra-ataque na etapa inicial.

Nota: 6,5

QUINTERO – MEIA

Entrou buscando o jogo, mas com muita afobação e pouco raciocínio. Fez falta dura em Oscar.

Nota: 5,0

JAMES RODRÍGUEZ - MEIA

Vigiado de perto por Fernandinho. Mesmo assim, conseguiu alguns bom lances individuais. Deu passe para Bacca no pênalti. Executou a cobrança com extrema categoria, deslocando Julio César.

Nota: 7

IBARBO - MEIA

Aberto pela esquerda, foi pouco criativo. E ainda teve que conter as subidas de Maicon.

Nota: 5,5

ADRIAN RAMOS – ATACANTE

Mostrou disposição, mas nada fez de destaque.

Nota: 5

TEO GUTIÉRREZ - ATACANTE

A bola pouco chegou no primeiro tempo. Muito isolado na frente, não teve chances para brilhar. No segundo, soube fazer o papel de pivô e abriu bem as jogadas.

Nota: 6

BACCA – ATACANTE

Entrou com apetite e sofreu pênalti após lindo passe de James. Também levou perigo em cabeçada.

Nota: 6,5


Fonte: Alexandre Lozetti - Marcio Iannacca e Cassius Leitão/GE.COM – GENET - Leonardo de Escudeiro/Trivela

Foto: Getty Images - Agência Reuters – AFP