Postado por - Newton Duarte

Brasileiro Sub-20: o que evoluiu e o que ainda pode melhorar

Brasileiro Sub-20: o que evoluiu e o que ainda pode melhorar com o novo torneio?

Anunciado pela CBF nesta terça-feira, o Brasileiro Sub-20 não tem uma cara definitiva ainda. Mas será disputado entre 3 de junho e 2 de setembro, com 13 datas disponíveis. É um avanço, sem dúvidas, mas mostra que o cenário ainda está longe do ideal. Confira os principais pontos em que o torneio pode mudar, e em que ele beneficia a base brasileira.

13 datas ainda é pouco

Os clubes brigam, há muitos anos, por um campeonato de pontos corridos, em turno único, com 19 datas. Com 13, dá para fazer dois grupos de dez equipes, ou quatro de cinco. O cenário será melhor do que o atual, com mais jogos difíceis, exigindo mais dos jogadores, mas ainda está longe do ideal, apesar de haver progressos (em 2011, por exemplo, o número de competições de base organizadas pela CBF era zero).

Unificação das datas do estadual é necessária

Os campeonatos estaduais precisam ter um calendário unificado, e esse é o principal motivo de não haver datas para um Brasileiro Sub-20. Cada federação faz as coisas de uma maneira. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Carioca sub-20 já começou. Em outros estados, a base está de férias. Em São Paulo, o Estadual 2014 teve 42 clubes participantes, e foi de maio até dezembro. Essa unificação é fundamental, mas está muito longe de acontecer.

O critério de escolha dos clubes poderia ser outro

A CBF afirma que escolherá os 20 participantes do Brasileiro Sub-20 com base no Ranking Nacional de Clubes, mesmo critério da Copa do Brasil. Mas Santa Catarina, por exemplo, tem quatro equipes na Série A e nenhuma entre as 20 primeiras do ranking. Não seria mais interessante promover a competição com os 20 clubes da Série A? Fica o argumento para o debate.

Taça BH será sub-17

Aqui, uma consequência positiva. Faltava um torneio sub-17 estruturado e com possibilidade de alcance nacional, pois a Copa do Brasil da categoria dura apenas dois jogos para várias equipes. A Taça BH, com a mudança, passa a ser sub-17 e poderá cumprir esse papel com sobras.

Brasileiro sub-20 no Rio Grande do Sul deveria ser reformulado

Com a confirmação do Brasileiro Sub-20 organizado pela CBF, a competição da FGF perde o sentido. Poderia, assim como a Taça BH, mudar de categoria, formato ou período, pois em dezembro o calor gaúcho castiga demais os jogadores, que jogam de dois em dois dias. Tudo leva a crer, porém, que isso não irá acontecer.