Postado por - Newton Duarte

Criciúma 2 x 1 Bahia :: Raio-X: O Jogo, MM, Ficha Técnica, Notas, Scout e Programação

Na bola parada, Criciúma bate o Bahia e mantém invencibilidade de Petkovic

Em jogo muito movimentado e com gols polêmicos para os dois lados, catarinenses vencem em casa e somam três pontos na classificação; baianos seguem no G-4

O Criciúma fez prevalecer o mando de campo, impôs o seu ritmo e bateu o Bahia na tarde deste sábado por 2 a 1. No estádio Heriberto Hülse, diante de 5.108 torcedores, Rodrigo Andrade e Adalberto definiram o duelo em favor do time da casa, com um gol em cada tempo, e o Tigre manteve a invencibilidade sob o comando de Petkovic na Série B. Agora, são seis partidas sem derrotas do sérvio na competição nacional. Tiago Real descontou para os baianos.

O triunfo no Sul de Santa Catarina deixa o Criciúma um pouco mais aliviado no Campeonato Brasileiro. O time catarinense soma agora 18 pontos e pula para a 10ª colocação. O Bahia, por sua vez, mantém os 24 pontos e segue perto com a liderança - a equipe é a quarta na tabela.

Na próxima rodada, a 14ª da disputa, os dois clubes duelam em casa. O Criciúma, de Pet, recebe o Santa Cruz no sábado, dia 25 de julho, às 16h30, no estádio Heriberto Hülse. No mesmo horário, o Bahia, dirigido por Sérgio Soares, duela com o Botafogo, na Fonte Nova.

O jogo

Embalados pelos últimos resultados na Série B do Campeonato Brasileiro, Criciúma e Bahia entraram em campo animados e mirando a vitória para subir na tabela de classificação. A meta dos visitantes era chegar à ponta e desbancar Botafogo, América-MG e Vitória, enquanto os catarinenses buscavam o triunfo para ficar mais perto do pelotão do G-4. O Bahia começou um pouco melhor, tentando impor seu ritmo de jogo, mas logo o Tigre se acertou e começou a incomodar. Rodrigo Andrade abriu o placar, em cobrança de pênalti, aos 13 minutos. O lance foi polêmico e cheio de reclamações por parte dos baianos.

Atrás no marcador, foi a vez do Bahia atacar. Maxi Biancucchi e Tiago Real assustaram a defesa do Tigre e o goleiro Edson, substituto de Luiz neste sábado, suspenso, mas não tiveram sucesso na finalização. Até o apito final do árbitro na primeira etapa, o Criciúma ainda voltou a incomodar explorando a velocidade dos lados do campo, mas o placar não foi alterado.

O Bahia voltou do intervalo com a meta de empatar, e o objetivo foi alcançado aos seis minutos. Tiago Real, depois de perder duas chances na primeira etapa, mandou para a rede. Antes de a bola entrar, ela bateu na mão de um atleta do time visitante, o que gerou reclamação dos tricolores de Santa Catarina. Porém, a comemoração pelo ponto conquistado não durou muito. Novamente em jogada de bola parada, Adalberto colocou o Criciúma em vantagem. Lucca cobrou escanteio, e o zagueiro pulou alto na área do adversário. O placar se manteve até o fim.

Criciúma

2

x

1

Bahia

Campeonato Brasileiro 2015 • Série B • 13ª Rodada

Local: Criciúma (SC)

Estádio: Heriberto Hülse

Dia: Sábado

Data: 18 de julho de 2015

Horário: 16h30 (Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro

Diego Almeida Real - RS (CBF-1)

Árbitro Assistente 1

Carlos Henrique Selbach - RS (CBF-2)

Árbitro Assistente 2

Lucio Beiersdorf Flor - RS (CBF-1)

CARTÕES AMARELOS

Criciúma

Marcão, Paulinho, Adalberto, Fábio Ferreira, Jefferson

Bahia

Yuri, Titi

CARTÕES VERMELHOS

Criciúma

Bahia

GOLS

Criciúma

Rodrigo Andrade e Adalberto

Bahia

Tiago Real

ESCALAÇÕES

Criciúma

Edson; Maicon Silva, Fábio Ferreira, Adalberto e Guilherme Santos; Marcão, Paulinho (Jonas) e Rodrigo Andrade; Lucca (Paulo Sérgio), Juba (Jefferson) e Neto Baiano

Técnico:

Petkovic

Bahia

Douglas Pires; Tony, Robson, Titi e Marlon; Yuri, Pittoni, Tiago Real e Eduardo (João Paulo); Maxi Biancucchi (Mario) e Jacó (João Leonardo)

Técnico:

Sérgio Soares

Notas

A avaliação individual dos atletas, Técnico e Arbitragem; Equipe TB.com

Douglas Pires – Foi pouco exigido. Fez um ótima defesa numa bola em que estava muito adiantado outra vez. Falhou no segundo gol do Tigre. Nota 5

Tony – Acertou um cruzamento no gol do Bahia. Um feito histórico. Apoiou pouco. Foi envolvido. Nota 5

Robson – Não pode fazer milagre. Fica no mano-a-mano várias vezes. Foi bem. Nota 6

Titi – Assim como Robson, sofre com os contra-ataques que o Bahia concede. Nota 6

Marlon – Fraco no apoio. Erra todos os cruzamentos. É facilmente envolvido. Nota 4

Yuri – Se envolveu numa jogada boba que culminou com o pênalti. Não teve disciplina tática. Abandonou a posição várias vezes comprometendo a defesa. Teve atuação apenas regular. Nota 6

Pittoni – Visível falta de ritmo. Não sabia se marcava, apoiava ou  criava. Não fez nada com eficiência. Nota 6

Tiago Real – Foi o melhor do meio-campo até os 15 minutos do 2º Tempo. Depois sumiu como resto do time. Mostrou que não é meia. Rende melhor na frente sem obrigação de voltar. Nota 6  

Eduardo – Teve o dom da invisibilidade. Desaparece do jogo. Nota 5

João Paulo – Entrou em campo. Por isso: Nota 5

Maxi Biancucchi – Fez o que pode. Não encontrou espaços. Foi facilmente marcado. Nota 6

Mario – Entrou e pouco produziu. Nota 5

Jacó – “Jacó Gamalho”: Vai sofrer como qualquer um que estiver ali. A bola não chega. Não existem jogadas criadas para que possa produzir. Não ocorrerão bolas perdidas em todos os jogos. Nota 5

João Leonardo – Está sendo queimado jogo após jogo. Só entra “na podre” para solucionar o que não tem solução. Eu processaria o treinador. É uma baita de uma sacanagem. Nota 5

Sérgio Soares – Está com dificuldades para montar o time. Não têm jogadas ensaiadas. Não cria alternativas. Muda o time a cada jogo e não consegue dar padrão. Substitui mal e fora de hora. Às vezes, as mudanças não fazem o menor sentido. Nota 2.

Arbitragem -Mais um trio de Árbitragem lamentável escolhido para umjogo do Esquadrão. Marcou um pênalti duvidoso. Nota 3

O Melhor – Tiago Real – Ao contrario das demais partidas, se apresentou para as jogadas, tentou ser agudo. Fez o gol. Ao final, sumiu como sempre. Mas, quem não anda sumido no time?

Destaque – Yuri – Apesar da jogada do pênalti, vem evoluindo.

O pior – Marcelo Sant’Ana – Demonstra não ter nenhum prestígio. Sucessivamente, não questiona os árbitros inexpressivos nos jogos do Bahia. Aceita com parcimônia mudanças na tabela dos jogos.  Vive de bravatas. Já demonstra laivos da arrogância que permeou o fim da gestão de MGF. Parte da imprensa o poupa de suas responsabilidades. Cerca-se de um esquema de blindagem baseado em propaganda, quase sempre, enganosa. Vive rodeado de bajuladores que se prestam à triste função de papagaios de pirata. Gostaria de ler um texto sobre Marcelo Sant’Ana por Marcelo Sant’Ana. Ainda há tempo de se redimir. Sua gestão está se perdendo entre discursos bonitos e praticas inversamente proporcionais. AINDA não é o responsável por uma bancarrota, caso a MP 671 sofra vetos. Tem que se desligar das péssimas companhias.

Calendário – O Bahia muda a chave e agora retorna seu pensamento para a Copa do Brasil. Assim como na final do Baianão, tem a dura missão de reverter um placar adverso de três gols contra o Papão da Curuzu.

SCOUT

A performance técnica individual em números

[**SCOUT**]

Programação

Tricolor volta a atuar em Salvador esta semana

Após dois jogos longe de Salvador, o Bahia terá duas partidas em casa esta semana.

Na próxima quarta-feira (22), às 19h30, o Tricolor enfrenta o Paysandu, no estádio de Pituaçu, pelo jogo da volta da Copa do Brasil.

Já no próximo sábado (25), as atenções voltam para a Série B, quando o Esquadrão de Aço encara o Botafogo, às 16h30, na Arena Fonte Nova.

Confira a programação semanal

Segunda-feira (20) – 08h30: Treino, Fazendão; – 15h30: Treino, Fazendão;

Terça-feira (21) – 15h30: Treino, Fazendão;

Quarta-feira (22) – 19h30: Jogo contra o Paysandu, Pituaçu;

Quinta-feira (23) – 15h30: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (24) – 08h30: Treino, Fazendão;

Sábado (25) – 16h30: Jogo contra o Botafogo, Fonte Nova;

Domingo (26) – 08h30: Treino, Fazendão.