Postado por - Newton Duarte

D. Lúcia, a da 'carta', quem diria: tem conta no twitter

Dona Lucia, a mulher que escreveu carta para Felipão, ganha perfil fake

Apesar da derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, o torcedor brasileiro mantém o bom humor. Foi assim que internautas reagiram à leitura que Parreira fez da carta de uma torcedora ao final da entrevista coletiva desta quarta-feira (confira o vídeo acima, a partir de 2min30s), em que ele e Felipão foram bombardeados com perguntas sobre o fracasso da Seleção. Ao ler a carta da torcedora Parreira tentou demonstrar que boa parte do povo brasileiro reconhece o valor dos profissionais que estão à frente do time, mas sua atitude logo virou piada. Em questão de minutos, foi criado um fake da torcedora citada por Parreira, chamada Dona Lucia.

Logo nos primeiros minutos, o perfil já adquiriu mais de 200 seguidores. A publicações feita por "ela" são todas dotadas de bom humor.

- Obrigado por ler minha carta, Parreira. Felipão, continua no cargo, por favor. Eu entendo de futebol sim, acompanho desde 1950. Estive no Maracanazzo. Escrevi a carta rápido mesmo com Mal de Parkison - diziam os tweets.

Twitter fake de Dona Lucia, torcedora que teve carta lida por Parreira

Confira a íntegra da carta da Dona Lúcia, lida por Parreira na coletiva da Seleção:

"Professor Felipão, acabo de ler a coletiva dada pelo senhor. Mais uma vez vi diante da câmera um homem íntegro e corajoso. Fiquei muito triste ao constatar que o ser humano muitas vezes é de uma crueldade sem limites. Tive esse sentimento ao ouvir os jornalistas lhe perguntarem sobre a dívida do senhor com a nação brasileira. E o senhor mesmo sofrendo mais do que qualquer um ali com toda humildade que lhe é peculiar, deu uma resposta muito coerente. Parabéns. O senhor é um grande homem e um ser humano ímpar. É claro professor que eu como os demais brasileiros gostaríamos de estar comemorando outro resultado, porém sei que ninguém perde por vontade própria. Meu e-mail é só para agradecer a grande felicidade que o senhor e seu grupo proporcionaram para a nossa nação. Bom trabalho nos próximos anos. Tenho certeza que o senhor comandará com extrema competência. Dizem que as mulheres não entendem de futebol, porém entende de seres humanos. Portanto, envio um abraço com todo carinho para o senhor e toda sua equipe. Fique com Deus. Lembre-se que o sonho pode durar uma noite, mas alegria vem ao amanhecer. Quero dizer com essa citação que tudo vai passar e ficará bem. Saiba que como eu, há várias pessoas que estão acompanhando essa seleção que tem o privilégio de ser comandada pelo senhor. Receba um abraço de uma brasileira anônima, que não conhece muito de futebol, mas que o admira muito o trabalho do senhor"


Nota Luis Peres @BahiaClub: D. Lúcia, uma pessoa muito confiante. D. Lúcia, uma pessoa com um belo “português” e um ótimo vocabulário. D. Lúcia, uma “torcedora fiel” da Seleção Brasileira. D. Lúcia, uma mulher que acredita nos propósitos da CBF. D. Lúcia... Deve ser parente da velhinha de Taubaté*.

A Seleção Brasileira, representante da entidade de cunho privado chamada CBF, que eventualmente usa as cores da Bandeira Nacional, de acordo com seus representantes, não cometeu nenhum erro em sua preparação desde o início.

Deixando de lado todo aquele “blá, blá, blá” que sempre falo da interferência nos “negócios” no esporte, é inconcebível, salvo algum absurdo da natureza, que uma Seleção do nível da Brasileira tome a goleada acachapante.

Isso não é mais visto nem com Seleções sem qualquer expressão no cenário mundial do futebol.

O mais impressionante de tudo, foi a desculpa do “apagão de 6 minutos”. Uma ocorrência tão veloz quanto a carta escrita, postada, entregue entre “milhares, escolhida e lida pelo “Professor Parreira”.

Podemos não ter Seleção. Mas, temos o sistema de Correio mais rápido do Universo.

Além disso, uma pessoa que, como já disse: se expressa muito bem, não ter enviado um e-mail, é no mínimo, uma piada. Do mesmo nível que nosso futebol se transformou nesta Copa desnecessária.

De mentiras em mentiras, os Dirigentes do futebol Brasileiro, em todos os níveis, vão engabelando os cidadãos pouco informados e fazendo do esporte mais admirado no país uma farsa encoberta por razoáveis campanhas publicitárias. Acredita nelas quem quer.

Essa carta, nada mais é, que a cereja passada do bolo mofado que é nosso futebol. Ela resumiu tudo o que vemos, temos e vivemos: Uma fantasia!

Notem: No texto, a autora fala em e-mail. Porém para tornar o ato mais singelo, Professor Parreira trata o assunto como carta. Lembrando as antigas apresentadoras infantis.

Mais uma vez valho-me de Noam Chomsky nas 10 Estratégias de Manipulação Midiática:

Dirigir-se ao público como crianças de baixa idade.

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

Eu só queria saber quem foi o gênio que teve está ideia estapafúrdia. #RIALTOMUITO... Sem mais!


*A Velhinha de Taubaté é um personagem de humor brasileiro criado pelo escritor e cronista Luis Fernando Veríssimo, durante o governo do general João Baptista Figueiredo (1979-1985). Famosa por ser "a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo", como definido pelo próprio autor.


Fonte: Blog da Copa

Foto: Reprodução