Postado por - Newton Duarte

De cara para o gol: Romário é eleito presidente da CPI do Futebol

Romário é eleito presidente da CPI do Futebol e pretende abrir sigilo da CBF

Ex-jogador, que reuniu assinaturas para criação da Comissão, pretendia ser relator, mas cargo fica com senador Romero Jucá (PMDB-RR). CPI se reunirá será em agosto

O senador Romário (PSB-RJ) foi eleito nesta terça-feira, por aclamação, presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Futebol. A CPI vai investigar denúncias de irregularidades que podem incluir as obras para a Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações 2013 e os contratos da CBF para as partidas realizadas pela Seleção e os campeonatos organizados pela entidade. O ex-jogador foi o responsável por colher as assinaturas para a criação da CPI e havia manifestado o desejo de ocupar a posto de relator, no entanto, o cargo ficou com o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O nome do vice-presidente ainda não foi anunciado.

- Na verdade, é uma combinação entre os maiores partidos. Independentemente de ser relator ou ser presidente nosso trabalho vai ser em equipe. O gol não é fruto de um só jogador. A equipe são 11 e todos têm que jogar bola, ter o mesmo objetivo de trabalhar em equipe - disse Jucá, em entrevista à Agência Senado.

Romário senador (Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)

Ex-jogador e atual senador pelo PSB-RJ, Romário será presidente da CPI do Futebol (Foto: Agência Senado)

Em seu perfil nas redes sociais, Romário comemorou a oportunidade de presidir a CPI e espera obter bons resultados com o trabalho do grupo.

- Estou confiante que temos chances reais de repaginar e modernizar o nosso futebol, no que depender de mim, tenham certeza que darei o meu melhor. É triste assistir a deteriorização (sic) do esporte, os resultados ruins que assistimos em campo é (sic) fruto da má gestão, da ganância de quem hoje comanda o futebol – publicou Romário.

Posso afirmar que o trabalho passa por abrir o sigilo da CBF, de federações, de clubes, de dirigentes, de presidentes. Esse é o papel da CPI"

Romário,

Presidente da CPI do Futebol

A primeira reunião da comissão está marcada para depois do recesso parlamentar, no dia 4 de agosto. No entanto, antes deve ocorrer um encontro entre Romário e Romero Jucá, nesta quarta-feira, dia 15, para iniciar o planejamento dos trabalhos da CPI. Segundo o senador e ex-jogador, o grupo pretende investigar nomes como os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira, que está na mira da Polícia Federal, e José Maria Marin, preso desde maio na Suíça. O atual presidente da entidade máxima do futebol, Marco Polo Del Nero, também não deve escapar da CPI.

- Posso afirmar que o trabalho passa por abrir o sigilo da CBF, de federações, de clubes, de dirigentes, de presidentes. Esse é o papel da CPI e eu tenho certeza de que esse papel, pelo menos no que se refere à minha parte, vou tentar fazer da melhor forma possível – disse Romário, à Agência Senado.

Segundo o campeão do mundo em 1994, a intenção é investigar crimes como lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, corrupção, extorsão, evasão de divisas e outros que possam ser descobertos. A CPI pretende ter colaboração de órgãos estrangeiros, como o FBI, responsável pela investigação que culminou na prisão de sete dirigentes da Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

- A CPI vai investigar quem precisar investigar. Agora, o resultado da CPI não é só investigar; o resultado da CPI tem que ser propositivo. Nós temos um desafio: essa CPI tem que enquadrar quem cometeu algum tipo de crime, mas não basta isso, temos que melhorar o futebol brasileiro – disse o relator Romero Jucá.

Por meio de sua assessoria, a CBF afirmou que considera muito bem-vinda a instalação da CPI, que tem total interesse em colaborar integralmente e que se põe à disposição para esclarecer no que for necessário.

Senador Romário emitiu nota falando da CPI do Futebol

Galera!

Acabo de ser eleito presidente da CPI do Futebol. Estou confiante que temos chances reais de repaginar e modernizar o nosso futebol, no que depender de mim, tenham certeza que darei o meu melhor. É triste assistir a deteriorização do esporte, os resultados ruins que assistimos em campo é fruto da má gestão, da ganância de quem hoje comanda o futebol.

Os próximos dias serão de muito trabalho. Amanhã terei uma reunião com o relator, senador Romero Jucá, para definirmos um plano de trabalho. Em breve, vamos agendar reuniões com o Ministério Público Federal, Polícia Federal e Ministério da Justiça para trabalharmos com cooperação. A próxima reunião da CPI será no dia 4 de agosto.

Vamos investigar crimes que envolvem lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, corrupção, extorsão, evasão de divisas e possivelmente outros crimes que ainda não conhecemos. Tenho certeza que o Brasil inteiro quer ver esse esporte tão querido livre de corrupção, quer ver as pessoas que mancharam nosso futebol atrás das grades para, então, iniciarmos uma nova fase.