Postado por - Newton Duarte

Em casa, Soares fala em sufocar Ceará: 'Pressionar bastante'

Em casa, Soares fala em não levar gols e sufocar Ceará: "Pressionar bastante"

Bahia e Ceará começam a decidir a Copa do Nordeste nesta quarta, na Fonte Nova

Sérgio Soares avalia confronto contra o Ceará (Foto: Divulgação / EC Bahia)

Para levantar a taça da Copa do Nordeste e alcançar o principal objetivo do clube no primeiro semestre, o técnico Sérgio Soares terá que superar um velho conhecido. Nas finais da Copa do Nordeste, que começam a ser disputadas nesta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, o Bahia tem pela frente o Ceará, clube para o qual o atual comandante tricolor prestou serviços durante dois anos, chegando, inclusive, na decisão do torneio no ano passado – o time alvinegro perdeu o título para o Sport. 

Baianos e cearenses têm campanhas muito semelhantes no Nordestão: os dois estão invictos na competição, com cinco triunfos e cinco empates – o Vozão leva vantagem por um gol. Com números tão similares, a expectativa é de um duelo muito equilibrado, e fazer valer o mando de campo se torna fundamental. Para Soares, o segredo do sucesso é pressionar o adversário e não levar gols. 

- Primeiro, a gente jogar em casa, pressionar o adversário, buscar o resultado. Isso é muito importante para que você possa ter uma diferença no jogo da volta, já que as equipes são semelhantes em termos de estatísticas. É importante esse primeiro jogo, pressionar bastante, procurar fazer o resultado, não tomando gol, de preferência. Para, como tem essa igualdade, a gente chegar na casa do adversário com uma vantagem por ter feito o resultado na primeira partida – analisa Soares.

Nas últimas semanas, o time de Sérgio Soares se acostumou a decisões: semifinais contra Sport, pela Copa do Nordeste, e Juazeirense, pelo Campeonato Baiano, além de duas partidas contra o Nacional pela primeira fase da Copa do Brasil. Em todas elas, uma semelhança: o Bahia fez sempre o duelo decisivo na Arena Fonte Nova.

Contra o Ceará será diferente. Como leva pequena vantagem sobre o Tricolor na estatísticas, o Vozão vai decidir o jogo final em casa. Atento aos detalhes, Sérgio Soares promete que vai conversar com seus atletas sobre o assunto. 

- A verdade é que são tantos jogos decisivos que você vai focando em cada jogo. Não dá para atropelar as coisas. Nós jogamos no domingo, nos reapresentamos ontem. Um grupo ficou separado, concentramos ontem à noite. Essa conversa começa a ser mais aguda a partir de hoje, para que a gente possa realmente focar dentro dessa nova situação que nós vamos viver, de decidir a segunda partida fora. Vamos começar a conversar a respeito disso. Sabemos que, jogando dentro de casa, é importante você não sofrer gols, para que você possa levar uma situação favorável na casa do adversário. É dentro dessa linha que vamos começar a abordar o assunto – afirma o treinador.

Bahia e Ceará começam a disputar final do Nordestão na Fonte Nova (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

Paralelamente à Copa do Nordeste, o Bahia está empenhado na decisão do Campeonato Baiano, contra o Vitória da Conquista. Mesmo com quatro jogos decisivos em um intervalo de menos de duas semana, o treinador tricolor afirma que não pretende poupar jogadores.

- Acho que você jogando quarta e domingo, você consegue recuperar. É ruim quando você joga quinta. Aí o período é muito curto, e você tem a necessidade de ter que rodar, por questões de CK, essas outras coisas. Mas jogando quarta e domingo, só se houver uma necessidade mesmo. Mas a ideia é manutenção para esses jogos importantes que nós temos – diz Soares.

O duelo entre Bahia e Ceará está marcado para 22h (horário de Brasília).