Postado por - Newton Duarte

Em coma: Bahia entre os piores no ranking da 'saúde financeira dos clubes brasileiros'

Em coma: Bahia entre os piores no ranking da ‘saúde financeira dos clubes brasileiros’

Clubes saúde financeira

Estudo da Pluri Consultoria divulgado nesta segunda-feira apresenta o ranking da ‘saúde financeira dos clubes brasileiros’. A pesquisa tem como base os balanços financeiros de 2013 dos 30 clubes de maior faturamento no país.

O Bahia teve uma piora considerável em seu índice, apresentando uma queda de 12% em relação ao ano anterior. A redução absurda nas receitas, acumulada com um endividamento acentuado, amplamente denunciado por este site, seguramente fizeram com o Esquadrão esteja na parte de baixo da tabela.

Apenas a Portuguesa de Desportos em estado pré-falimentar teve desempenho pior que o Tricolor.

O Atlético-PR segue na liderança, com pontuação de 8,23. Contudo o mesmo estudo aponta que, ainda que esteja na liderança, o Atlético-PR teve uma queda de rendimento em sua pontuação, e que isto se deveu a ao endividamento para a construção da nova Arena da Baixada, mas ressalva que a obra trará benefícios futuros para o clube paranaense.

A Chapecoense é a segunda colocada no ranking, com 8,17, seguida pelo Criciúma, de 8,07.

O Flamengo aparece como o clube que mais evoluiu de 2012 para 2013, saltando nove posições: de 26º para 17º, um salto de 18% do ranking anterior.

Entre os 12 clubes de maior torcida do país, o melhor colocado é o Corinthians, com um índice de 7,63, em sexto lugar, à frente do São Paulo, sétimo colocado com 7,45. O estudo da Pluri Consultoria, no entanto, avalia que ambos os clubes devem apresentar resultados piores no exercício de 2014 e, portanto, devem cair no próximo ranking a ser divulgado.

Botafogo, 28º com 4,20, a Portuguesa, 29ª com 3,18, e o lanterna Guarani, com 2,38, são os clubes de pior condição financeira no ranking. Todos os três devem piorar ainda mais na próxima avaliação, diante da grave crise financeira na qual se encontram.

Analisando friamente os números, chegamos a conclusão que é de assustar ver o Presidente Marcelo Sant’Ana manter em seus quadros quem contribuiu decisivamente para tal estado de coisas. 

Clubes saúde financeira