Postado por - Newton Duarte

Em nota, Bom Senso FC pede uma vaga no Comitê de Reformas da CBF

Grupo que representa jogadores elogia criação do conselho que estuda mudanças no futebol brasileiro, mas quer ampliação e se coloca à disposição para integrar comitê

O Bom Senso FC, movimento que representa os jogadores, divulgou nota oficial nesta segunda-feira na qual se coloca à disposição para integrar o Comitê de Reformas da CBF. O grupo foi criado pela entidade máxima do futebol brasileiro há quase um mês e conta com 17 integrantes. A jogadora Formiga, da seleção brasileira feminina, é a única atleta profissional. O Bom Senso elogia a criação do comitê, mas pede um lugar entre os membros.

> CBF lança Comitê de Reformas e promete mais independência que Fifa
> Clique aqui e deixe suas sugestões para o Comitê de Reformas da CBF

– A ponderação que se coloca sobre o Comitê tem uma origem simples: sua composição. Isso não é uma crítica aos nomes que lá estão - pois há gente muito capacitada à mesa -, mas sim um alerta às ausências. (...) Para cumprir sua missão, o Comitê precisa de ampliação, transparência e diversificação. O Bom Senso FC está à disposição do Comitê de Reformas – diz a nota.

Fazem parte do conselho os presidentes de São Paulo e Botafogo, Carlos Augusto Barros e Silva e Carlos Eduardo Pereira; os ex-jogadores Edmílson, Ricardo Rocha e Carlos Alberto Torres; a jogadora Formiga; o técnico Carlos Alberto Parreira; o diretor jurídico do Corinthians, Luiz Felipe Santoro; os advogados Álvaro Melo e André Ramos Tavares; os presidentes de federação Ednaldo Rodrigues (Bahia), Leomar Quintanilha (Tocantins) e Castellar Modesto Guimarães Neto (Minas Gerais);  a ex-assistente de arbitragem Ana Paula Oliveira; e, pela CBF, o secretário-geral Walter Feldman, que preside o Comitê, e o diretor executivo de gestão Rogério Caboclo. Completa a lista o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio Rocha.

O Comitê pretende reformular o estatuto e o código de ética da CBF, além de discutir mudanças sobre licenciamento e registro de jogadores, calendário do futebol e futebol feminino.

Confira a nota do Bom Senso na íntegra:

A criação do Comitê de Reformas é uma iniciativa acertada da CBF, fruto da situação que se encontra e dos clamores por mudanças. 

Recuperar o prestígio do nosso futebol demanda - mais do que discussão - atitudes concretas.

No entanto, há ainda a percepção de que o Comitê não expressa a riqueza de ideias e pontos de vista do nosso futebol.

Superar essa visão e produzir efetivamente reformas estruturais só depende da própria CBF. 

A ponderação que se coloca sobre o Comitê tem uma origem simples: sua composição. Isso não é uma crítica aos nomes que lá estão - pois há gente muito capacitada à mesa -, mas sim um alerta às ausências. 

Um comitê que pretenda reformar a CBF e, por tabela, o futebol brasileiro precisa contemplar mais de 17 membros.

Há muitas organizações e estudiosos capazes de contribuir com propostas, ideias e críticas. 

A participação democrática e plural é mesmo um desafio.

Para cumprir sua missão, o Comitê precisa de ampliação, transparência e diversificação.

O Bom Senso FC está à disposição do Comitê de Reformas. 

O futebol brasileiro e as reformas que ele necessita devem ficar acima de qualquer diferença ou desavença política.

Estamos aptos e prontos a colaborar. 

Bom Senso Futebol Clube, por um futebol melhor para todos