Postado por - Newton Duarte

Fluminense 1 x 1 Bahia :: Raio-X, Scout, Gols e Ficha Técnica

Bahia empata no fim e impede que Flu entre no G-4: 1 a 1 em Brasília

Fred abre o placar, mas Marcos Aurélio iguala aos 37 do segundo tempo em jogo com chances desperdiçadas dos dois lados

DESTAQUES DO JOGO

  • Finalizador

Fred

O atacante foi o maior finalizador da partida, com cinco tentativas. Chegou ao décimo gol na competição. São dois a menos do que Henrique, do Palmeiras.

  • Tempo

Bola parada

Teve pouco futebol no Mané Garrincha. Com 49% de jogo parado (47 minutos), a partida foi truncada. Foram apenas 49 minutos de bola rolando.

  • Defesas

Marcelo Lomba

Com quatro defesas difíceis, Marcelo Lomba foi destaque no Bahia. O goleiro teve atuação segura embora o gol sofrido no primeiro tempo.

A CRÔNICA

Conca e Emanuel Biancucchi haviam sido os destaques de, respectivamente, Fluminense e Bahia na última rodada do Brasileirão. Portanto, recaia sob os pés dos argentinos a esperança de torcedores para o confronto deste sábado, em Brasília, pela 26ª rodada. Porém, um dia após comemorar 31 anos, Fred roubou a cena. De um lado. Fez o gol que parecia dar a segunda vitória consecutiva após 13 rodadas. Mas Marcos Aurélio fez o mesmo do outro lado. Saiu do banco para empatar ao final do jogo. E, na ensolarada tarde com pouco público no Mané Garrinha (9.476 pagantes para renda de R$ 626.140), os tricolores empataram por 1 a 1. O carioca perdeu a chance de entrar no G-4. E o baiano, embora tenha se mantido sem perder pelo terceiro jogo, desperdiçou a oportunidade de abrir vantagem do Z-4.

Era a rodada para entrar no no grupo da Libertadores para o Flu. Precisava ganhar e ter resultados paralelos. O Grêmio até perdeu - faltaria o tropeço do Atlético-MG contra o Criciúma. Mas o empate segurou o time de Cristóvão Borges. Se manteve em sexto, agora com 41 pontos. Não figura no grupo da elite há 11 confrontos. O time nordestino, com 30 pontos, permanece em 14º lugar, mas viu a diferença para o Z-4 cair para três pontos.

Na próxima rodada, o Flu recebe o Atlético-MG, quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã. Mesmo dia e horário em que, na Vila Belmiro, o Bahia desafia o Santos.

Fred x Lucas Fonseca: duelo em empate entre Fluminense e Bahia

Substituições mudam rumo do jogo

Embalado por três vitórias em sequência, uma delas na Sul-Americana, o Bahia tomou a iniciativa. Criou jogadas, em velocidade, pela direita, explorando a inexperiência do lateral Fernando. Finalizou de fora da área, aproveitando o mal posicionamento dos volantes Rafinha e Jean, que deixavam os zagueiros Marlon e Elivelton sem proteção. Mas... a melhor qualidade técnica do Flu fez diferença. Na primeira jogada trabalhada, esta pela esquerda, Wagner foi à linha de fundo e cruzou. Fred, ao se livrar da marcação de Lucas Fonseca, ainda conseguiu antecipar ao goleiro Marcelo Lomba e cabecear para abrir o placar: 1 a 0. Aos 21 minutos. O primeiro tempo, com poucas faltas (11 a sete a favor dos cariocas), antes e depois do gol, foi de poucas chances. E de extrema honestidade: Fred chegou a pedir desculpas por simular pênalti em dividida com Lucas Fonseca. O clima foi tão de paz que uma família levou faixa e chapéus para cantar “parabéns” a Fred.

Com Léo Gago no lugar de Diego Macedo, o Bahia tentou melhorar o passe e jogar pelos lados no segundo tempo. Chegou a ter mais posse de bola (56% a 44%). Porém, sem efetividade. Pará, dentro da área, bateu cruzado para fora. A melhor chance foi de Emanuel Biancucchi, que cobrou falta para fora. O gringo, apagado, acabaria substituído assim como Conca pelo lado do Flu – Cristóvão Borges surpreendeu ao tirar Cícero também. Com Rafael Sobis, a equipe ganhou em velocidade. Mas perdeu em controle de bola. O atacante perdeu gol incrível ao completar cruzamento. E quem não faz, leva: Marcos Aurélio, o substituto do argentino, aos 37 minutos, empatou, de falta, em 1 a 1. Ainda deu tempo para Diego Cavalieri fazer milagre em falta cobrada por Marcos Aurélio, e Fred desperdiçar outra chance inacreditável de cabeça.

O melhor: Wagner - O meia do Fluminense fez uma boa partida e foi responsável pela maioria das jogadas dos cariocas.

O pior: Diego Macedo - O jogador do Bahia teve uma atuação apenas discreta e acabou substituído por Léo Gago.

Chave do jogo: A determinação do Bahia fez a diferença na segunda etapa. O time insistiu e foi premiado com o empate.

Para lembrar: O empate entre Fluminense Bahia marcou a primeira vez do Tricolor das Laranjeiras como mandante no estádio Mané Garrincha, em Brasília, neste Campeonato Brasileiro.

Fluminense 1 X 1 Bahia

Campeonato Brasileiro 2014 – Série A – 26ª Rodada

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Data: 4 de outubro de 2014 (Sábado)

Horário: 16h20(de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

Renda: R$ 626.140,00

Público: 9.476 pagantes

Cartões amarelos: Fluminense: Fred, Elivelton e Jean; Bahia: Lucas Fonseca

Gols: Fluminense: Fred 21’ 1º T; Bahia: Marcos Aurélio 37’ 2º T

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Marlon, Elivelton e Fernando; Rafinha (Kennedy), Jean, Cícero (Rafael Sóbis), Darío Conca e Wágner; Fred

Técnico: Cristóvão Borges

Bahia: Marcelo Lomba, Railan, Lucas Fonseca, Demerson e Pará; Uelliton, Rafael Miranda, Diego Macedo (Léo Gago) e Emanuel Biancucchi (Marcos Aurélio); Kieza e William Barbio (Henrique)

Técnico: Gilson Kleina

[**SCOUT**]

ATUAÇÕES

Marcos Aurélio foi destaque;

Camisa 10 do Bahia marca de falta na falha do goleiro do Time das Laranjeiras

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Não teve culpa no gol do Flu. Realizou boas defesas e mostrou segurança mais uma vez.

Nota: 6,5

RAILAN - LATERAL-DIREITO

Jovem lateral foi tímido no duelo. Conhecido pela forte movimentação no ataque, o camisa 59 poderia ter aparecido mais no campo ofensivo.

Nota: 6,0

DEMERSON - ZAGUEIRO

Muito bem na bola aérea, o zagueiro foi o xerife Bahia e comandou a defesa no duelo

Nota:6,0

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO

Sofreu na marcação de Fred. Poderia ter colado mais no camisa 9 do Flu no duelo. Cometeu uma falta dura em Kenedy e foi advertido na segunda etapa.

Nota: 5,0

PARÁ - LATERAL-ESQUERDO

Apareceu pouco no jogo e bobeou no gol do Flu. Melhorou no segundo tempo e poderia ter se arriscado mais no ataque.

Nota: 5,5

UELLINTON - VOLANTE

Marcou Conca de perto e não espaços para o argentino criar. No ataque, obrigou Cavalieri a fazer uma difícil defesa no segundo tempo.

Nota: 6,0

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

Não estava no mesmo nível de Uellinton Se limitou a marcar e figurou pouco no ataque.

Nota:5,5

DIEGO MACEDO - MEIA

Estava em campo para auxiliar Emanuel Bianchucchi na armação, mas foi apagado pela forte marcação do Flu. Saiu no Intervalo.

Nota:5,0

LÉO GAGO - VOLANTE

Entrou no intervalo para fechar o meio-campo do time baiano e melhorar a saída de bola.

Nota: 6,0

EMANUEL BIANCUCCHI - MEIA

Perigoso na bola parada, o meia tentou, mas não conseguiu furar a defesa do Fluminense e foi marcado de perto por Jean e Rafinha.

Nota: 5,5

MARCOS AURÉLIO - MEIA

Entrou para pressionar a defesa do Flu e foi um dos personagens da partida Contou com uma falha de Cavalieri para marcar o gol de empate em uma cobrança de falta e quase virou para o Bahia minutos depois.

Nota: 7,5

WILLIAM BARBIO - ATACANTE

Veloz, foi o jogador mais perigoso do Bahia na primeira etapa. Criou a melhor chance do Bahia nos primeiros 45 minutos. Cedeu lugar para Henrique no segundo tempo.

Nota: 6,5

HENRIQUE - ATACANTE

Apareceu muito pouco no jogo. Entrou na segunda etapa e não acrescentou muito ao ataque do Bahia.

Nota: 5,5

KIEZA - ATACANTE

Abusou dos impedimentos no confronto e brigou bastante com a defesa do Flu, porém, não conseguiu deixar o seu neste sábado.

Nota: 5,5

PROGRAMAÇÃO

O Esporte clube Bahia não divulgou a programação para a próxima partida

PRÓXIMO JOGO

Campeonato Brasileiro 2014 – Série A – 27ª Rodada

Jogo: Santos X Bahia

Data: 09 de Outubro de 2014

Hora: 19:30

Estádio: Vila Belmiro – Santos/SP