Postado por - Newton Duarte

Ganhou. mas não levou! Campeão do Intermunicipal ainda não recebeu premiação

Federação Bahiana dá calote de dois meses e não paga campeão

Dois meses e seis dias após o fim do Campeonato Intermunicipal, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda não repassou o prêmio ao campeão e vice do torneio.

A seleção de Cachoeira bateu o time de Santaluz em 21 de dezembro do ano passado, mas até agora não recebeu o prêmio prometido pela conquista -- um carro 0km comprado pela própria federação. O segundo colocado ganha uma moto nova, também adquirida pela FBF.

O Intermunicipal é um campeonato de futebol amador disputado na Bahia desde 1946, sendo o principal celeiro de revelação de atletas no estado. As partidas são entre os municípios baianos, só admitindo atletas amadores.

Na edição do ano passado, 80 cidades inscreveram seus times para a competição.

"Até agora estamos aguardando este carro. Nós, que vivemos do futebol amador, não temos muitos recursos e então quando há um atraso desses passamos necessidade. Isso não deveria acontecer", lamenta George Lopes, 35, zagueiro da atual seleção campeã.

O Intermunicipal é bancado pelo próprio Campeonato Baiano de futebol. Um por cento da receita gerada pelo torneio profissional fica retida na FBF para realizar o torneio amador.

O dinheiro é usado para bancar os uniformes dos clubes, pagar a arbitragem e comprar o prêmio do campeão e do vice.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o presidente Ednaldo Rodrigues, há 14 anos no cargo, disse que o carro ainda não foi entregue para a Liga Cachoeirana por diversos problemas.

"O campeonato terminou no dia 21 de dezembro. Logo depois houve recesso de Natal. Aí depois a Liga de Cachoeira demorou para passar a marca deles em alta resolução, que usamos para plotar o veículo antes da entrega", justifica Rodrigues.

A reportagem entrou em contato com a liga campeã, mas não conseguiu ouvir o presidente da instituição.

Ainda segundo Rodrigues, o carro já foi comprado em São Paulo, mas ainda não há data certa para a entrega.

"Estamos aguardando ele ser transportado para a Bahia e depois vamos fazer uma cerimônia para entregá-lo. Vai ser tudo feito da forma correta", diz.

Indagado sobre os custos totais para a organizar o campeonato amador, bem como o valor dos dois veículos, Rodrigues tergiversou. "Não lembro esses valores de cabeça. Preciso estudá-los antes de informar ou passar uma informação errada".