Postado por - Newton Duarte

Imagem do Bahia é destaque mundial na Copa do Mundo

Mesmo sem jogar, imagem do Bahia vira destaque mundial durante a Copa

Durante o período da Copa do Mundo, ainda mais por estar sendo realizada no Brasil, a tendência era que os clubes brasileiros passassem um período com poucos holofotes, em segundo plano na cabeça dos torcedores. Para o Bahia, o caminho foi inverso. A realização do mundial em território brasileiro serviu para chamar a atenção de todo e atrair olhares curiosos para o Fazendão.

Sem jogar desde o início de junho, devido ao mundial, o tricolor baiano não perdeu o contato com a mídia, não só local como também mundial. A primeira grande ‘ação’ aconteceu quando o goleiro Neuer e meia Schweinsteiger, da Alemanha, caminhavam para uma das vilas de Santa Cruz Cabrália, local usado como QG dos alemães do mundial.

Na rua, os dois jogadores do futebol europeu concederam entrevista ao Jornal A Tarde falando sobre o que conhecia do Bahia, gravaram um hino cantando o vídeo e mostrou a camisa dada a eles pelo zagueiro Dante, que já declarou publicamente ser tricolor.

Foi o pontapé inicial. Além de receber inúmeros veículos internacionais no Fazendão para uma série de reportagens, entrevistando membros da comissão técnica e jogadores, o departamento de negócios também buscou dar maior visibilidade ao clube na parte financeira e administrativa.

O diretor Pablo Ramos, após encontro com membros da organização do futebol holandês, também visitou pessoas ligadas à Federação Portuguesa de Futebol, em Salvador, para estreitar a relação com os principais clubes de Portugal e tratar de outros assuntos.

Além disso, mais três fatos chamaram a atenção e tornaram o Bahia um dos, senão o líder do ranking, clubes brasileiros mais citados no mundial. A presença de torcedores com bandeiras nos estádios, alvo de comentários nas transmissões esportivas, a foto postada pelo treinador dos Estados Unidos, Jurgen Klinsmann, com a camisa tricolor e a presença do meia Lincoln no Centro de Treinamentos da Alemanha, quando alguns atletas foram presenteados com camisa do clube e postaram nas redes sociais.

O ‘momento tricolor’ na Copa do Mundo rendeu ao clube um acréscimo na venda de camisas oficiais, incluindo o terceiro uniforme amarelo que não será usado pelos jogadores até o fim do contrato com a Nike, e também alto índice de acesso no site e nas páginas oficias no Facebook e Twitter.


Nota Luis Peres @BahiaClub: 90% das notícias foram provocadas pela eterna “Torcida de Ouro” do Esquadrão.

10%, pela aceitação ou educação institucional dos envolvidos.

O resto é apropriação indébita


Fonte: Felipe Santana – Bahia Notícias

Foto: Reprodução