Postado por - Heitor Montes

Jackson analisa bom momento defensivo do Bahia sob o comando de Guto Ferreira

Com o técnico, Bahia tem 12 gols sofridos em 20 partidas da Série B, média de 0,6 gol por jogo. Antes de Guto Ferreira, média tricolor era superior a um gol por partida

Jackson avaliou o desempenho da defesa do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação) Jackson avaliou o desempenho da defesa do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

Motivo de preocupação no início da temporada, a defesa do Bahia se tornou um dos pontos fortes do time na Série B do Campeonato Brasileiro. Com 27 gols sofridos, a retaguarda tricolor é a terceira menos vazada da Segunda Divisão, atrás apenas de Londrina (23) e Atlético-GO (25). Setor de destaque, o sistema defensivo chegou a ser questionado no início da competição. Mas ganhou nova cara e números mais positivos a partir da chegada do técnico Guto Ferreira, em junho.

Antes de Guto, o Bahia disputou dez jogos na Série B e foi vazado 14 vezes, média de 1,16 gol sofrido por partida. Com a chegada do treinador, o time entrou em campo em 20 oportunidades, com 12 gols sofridos, média de 0,6 por jogo.

O zagueiro Jackson participou das duas fases da defesa do Bahia e comentou o assunto nesta terça-feira. Segundo o defensor tricolor, os treinos sob o comando de Guto Ferreira foram fundamentais para o time subir de produção no setor defensivo e passar a ter mais eficiência em parar as jogadas adversárias.

Ele [Guto] trabalha muito bem a linha de quatro, defensiva. Isso é o principal motivo para que a gente tome poucos gols. (...) Posicionamento, na ação. Ele nos indica o momento certo da ação. E principalmente posicionamento. Isso é o mais importante

Jackson conta que outro ponto importante para o bom desempenho da retaguarda tricolor está no entrosamento dos jogadores do setor. Ele diz que conversa constantemente com Lucas Fonseca e Éder, reservas da defesa, e também com Tiago, com quem faz dupla na equipe titular.

Não só o entendimento entre eu e o Tiago. Mas todos os zagueiros. Converso bastante com o Lucas, o Éder, para manter o nível de atuação, um ajudando o outro. Para que o Bahia seja o maior beneficiado.

A defesa tricolor será colocada à prova no próximo sábado, na partida contra o Ceará, marcada para as 16h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova. Jackson espera um jogo aberto, no qual defesa e ataque terão bastante trabalho. E ele até prefere que seja assim.

Eu mesmo acho melhor jogar com um time desse, que joga e deixa a gente jogar. Isso é bem melhor. Acredito que será um bom jogo. Espero que o torcedor possa estar na Arena para nos ajudar

Fonte: Globo Esporte