Postado por - Newton Duarte

Lepo Lepo na imprensa baiana

Lepo Lepo na imprensa baiana

O Bahia disponibiliza aos sócios, hoje, a partir das 14h, na sede administrativa, a lista dos pagamentos "a terceiros" no período de 2006 a 2013 - mais de 90% são de 2011 a 2013. O relatório tem cerca de 500 páginas.

Popularmente, é a lista do jabá, espécie de suborno para se falar bem.

"Habemos Lista!", dizem até os céticos. "Rá rá rá rá rá rá rá", cantarolam os eufóricos.

Independentemente de críticas e expectativas não atendidas, a diretoria merece parabéns pela postura. Assim como quando cortou os ingressos às organizadas, o clube quebra paradigma em outro tema polêmico e delicado. Traz luz a assunto anteriormente tratado por "debaixo do campo", nos bastidores. Propõe nova maneira de ver e fazer futebol.

Há nomes de radialistas, de empresas e marketing e assessoria cujos sócios de radialistas, de gente da TV, de ex-presidente de torcida organizada, mas também de parentes e ex-assessores do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, destituído pela Justiça em julho passado. Aos poucos, os "vazamentos" vão montar o quebra-cabeça dos envolvidos.

O relatório, basicamente, mostra pagamentos de passagens e hospedagens para jogos do Bahia fora de Salvador, fora outras regalias. Na maioria, eram pagamentos recorrentes, configurando mensalinho, como se diz na política brasileira.

Saiba mais

Jabazeiros? Goebells vive! E tem filhotes...

Existe pessoa física beneficiada com mais de R$45 mil. E jurídica com valor superior a R$248 mil.

Há pagamentos que podem ser considerados legais, alguns imorais e outros injustificáveis. Vai da consciência de cada um.

E é este julgamento, a partir da consciência individual, que o Bahia propõe ao disponibilizar aos sócios-torcedores a lista de quem se beneficiou com investimentos do clube.

Agora é o sócio-torcedor que, munido de nomes e números, deve apurar as informações para opinar, julgar e avaliar.

O Bahia dá ao sócio-torcedor a chance - e a responsabilidade - de ser mídia.

Que tipo de formador de opinião é você?

Qual será o futuro da imprensa esportiva na Bahia?

O poder é seu, sócio-torcedor-tricolor. Sua postura serve de exemplo para mostrar qual caminho a imprensa deve seguir.

Fonte e imagem: Marcelo Sant'Ana – Blog do Sant'Ana