Postado por - Newton Duarte

Na mesma temporada, Kieza é o maior artilheiro do Bahia nos últimos 10 anos

Em alta, Kieza é o maior artilheiro do Bahia em uma mesma temporada nos últimos dez anos; veja a lista

Autor de 29 gols, K9 foi o grande destaque do tricolor em 2015 e é alvo de cobiça do clube para 2016

Quando o assunto é a montagem do elenco do Bahia para 2016 um nome é unânime nas listas de dirigentes e torcedores: Kieza. Vice-Artilheiro da Série B com 14 gols, o K9 foi o salvador da pátria tricolor em muitas partidas da temporada e terminou o ano como o melhor goleador do clube, com 29 tentos. A marca ganha ainda mais importância quando comparada a de outros jogadores do futebol brasileiro. Na artilharia geral do país Kieza perde apenas para Ricardo Oliveira, que em toda a temporada balançou as redes em 37 oportunidades.

Já quando comparado aos rendimentos de outros jogadores que vestiram o manto tricolor nos últimos anos, o feito de Kieza é ainda mais relevante. Nas últimas dez temporadas nenhum outro atacante marcou tantos gols em um mesmo quanto ele. Quem chegou mais perto foi Souza. Em 2012 o 'Caveirão' marcou 27 gols e ajudou o Esquadrão a conquistar o Campeonato Baiano e fugir do rebaixamento no Brasileirão.

De olho no mercado, Bahia quer técnico com perfil aguerrido e ofensivoTime chinês pede R$ 7,4 milhões para liberar Kieza; tricolor negociaBotafogo está de olho em Kieza para próxima temporada, diz sitePresidente do Bahia deixa renovação de Pittoni em aberto e critica comprometimento dos atletas

O sucesso de Kieza dentro de campo desperta o interesse de outras equipes. O jogador já afirmou que quer permanecer no Bahia em 2016, mas a negociação para manter o jogador no clube não será fácil. Em entrevista o presidente Marcelo Sant'Ana revelou que já enviou duas propostas e aguarda a resposta do Shanghai Shenxin, da China, que possui os direitos federativos de Kieza pelos próximos três anos. Na primeira oferta os chineses pediram R$ 7,4 milhões para liberar o jogador em definitivo. Botafogo e Santos surgem como interessados em contar com os serviços do artilheiro.

Enquanto as partes não chegam a um acordo, confira os artilheiros do Bahia nos últimos dez anos:

2005 - Dill 17 gols 

Elpídio Barbosa Conceição, mais conhecido como Dill chegou ao tricolor depois de passagens por equipes como Goiás, Botafogo, São Paulo, Servette-SUI, Olympique de Marselha-FRA e Flamengo. No Campeonato Baiano, ele balançou as redes nove vezes e terminou como artilheiro. Já na Série B Dill deixou sua marca em apenas oito oportunidades e não impediu o rebaixamento para a Série C.

Foto: Márcio Costa e Silva/Arquivo Correio

2006 - Sorato 23 gols

Aos 37 anos, Sorato chegou ao Bahia para ser o matador. Sob a desconfiança pela idade, trazia na bagagem a artilharia do Campeonato Carioca pelo Boavista. No Campeonato Baiano ele marcou sete gols, mas viu o tricolor cair duas vezes antes da decisão. Já na Série C foi o autor de outros 16 gols, só que mais uma vez o Esquadrão fracassou e não conseguiu o retorno para a segunda divisão. Apesar do carinho da torcida, Sorato acertou com o rival Vitória e jogou a temporada de 2007 pelo Leão. 

Foto: Arquivo/Correio

2007 - Moré 22 gols

Destaque com a camisa do Icasa, Reginaldo Chagas Cavalcante, mais conhecido como Moré, desembarcou no Fazendão depois de ser destaque na Série C de 2006. Vice-artilheiro tricolor no Campeonato Baiano e no Brasileirão, ele marcou ainda gols importantes na boa campanha do time na Copa do Brasil e terminou o ano com 22 tentos anotados, superando Nonato, que marcou 19 durante a Série C.

Foto: Arquivo/Correio

2008 - Elias 18 gols

Cria da base tricolor, o meia Elias foi um dos destaques do Bahia na temporada 2008. Os 11 gols marcados no estadual somado aos outros sete do Brasileiro colocaram o jogador como melhor marcador do Bahia na temporada com 18 gols, ficando a frente do ídolo Marcelo Ramos, que voltou a vestir a camisa do clube durante a disputa da Série B.

Foto: Arquivo/Correio

2009 - Reinaldo Alagoano 15 gols

Em 2009 a dupla formada por Jael e Nadson caiu nas graças da torcida por ajudar a livrar o tricolor do rebaixamento para a Série C. Mas foi um outro atacante que terminou o ano como artilheiro. Reinaldo Alagoano marcou 15 na temporada, a maior parte deles no Campeonato Baiano. Os tentos ajudaram o jogador a conseguir uma transferência para o futebol espanhol no ano seguinte.

Foto: Arquivo/Correio

2010 - Rodrigo Grahl 18 gols

O ano de 2010 ficou marcado no torcedor tricolor pelo retorno do Bahia à primeira divisão com participação fundamental da dupla de ataque formada por Jael e Adriano Michael Jackson. Mas o melhor marcador do clube na temporada foi o veterano Rodrigo Grahl. Os 18 gols gols marcados entre o Baiano, a Série B e a Copa do Brasil colocaram Grahl na frente Michael Jackson, que balançou as redes 14 vezes, e de Jael, que deixou sua marca em 12 oportunidades.

Foto: Robson Mendes/Arquivo Correio

2011 - Souza 18 gols

Contratado para ser o matador do Bahia no retorno à primeira divisão, Souza não teve vida fácil em sua chegada ao Fazendão. No primeiro semestre foram apenas cinco gols no Campeonato Baiano e dois na Copa do Brasil. O Caveirão deu a volta por cima no Brasileirão quando marcou 11 vezes, caiu nas graças da torcida e fechou o ano com 18 gols marcados.

Foto: Marina Silva/Arquivo Correio

2012 - Souza 27 gols

A boa fase do Caveirão continuou em 2012. Com 18 gols marcados no Baianão, o atacante ajudou o Bahia a conquistar o título estadual e só marcou menos que o rival Neto Baiano. No Brasileirão foram mais oito gols que ajudaram o Esquadrão na luta contra o rebaixamento para a segunda divisão.

Foto: Robson Mendes/Correio

2013 - Fernandão 18 gols

Contratado a pedidos de Joel Santana depois de um vídeo, Fernandão chegou ao tricolor sob a desconfiança e teve participação discreta durante o Campeonato Baiano. Porém, o camisa nove foi o grande destaque no Brasileirão e um dos principais responsáveis pelo não rebaixamento em um dos anos mais turbulentos do clube. Os 18 gols marcados com a camisa tricolor renderam a Fernandão a transferência para o futebol turco.

Foto: Márcio Costa e Silva/Arquivo Correio

2014 - Fahel 7 gols

Em 2014 a seca de gols chegou ao Fazendão. O time passou a maior parte da temporada buscando um homem de referência para o ataque e só teve sucesso na metade da Série A, com a chegada de Kieza. Porém, os seis gols anotados pelo K9 no Brasileirão não foram suficientes para ultrapassar o volante Fahel, que balançou as redes sete vezes e fechou o ano como melhor marcador do time. 

Banner: TB.COM

2015 - Kieza 29 gols

Se em 2014 o Bahia viveu uma seca de gols, em 2015 o time deslanchou a comemorar os tentos. Foram 106 gols marcados no ano e o atacante Kieza teve participação fundamental para alcançar a meta. Principal destaque do ano, ele terminou a temporada como artilheiro do Campeonato Baiano e vice da Copa do Nordeste e da Série B. No total foram 29 gols e nove assistências do K9.

Foto: Felipe Oliveira