Postado por - Newton Duarte

Nacional de Medellín: defesa sólida e um ataque perigoso

Nacional de Medellín: pontos para o Bahia se preocupar no jogo de quinta

Time colombiano é o rival do Esquadrão de quinta-feira, pelo jogo de ida da segunda fase da Sul-Americana

Um das principais equipes do futebol colombiano, o Atlético Nacional de Medellín, adversário do Bahia nas oitavas de finais da Copa Sul-Americana, possui um dos times mais fortes da competição, sendo um dos candidatos ao título. Acompanhando o crescente momento do seleção colombiana, a equipe alviverde possui um time equilibrado, com uma defesa sólida e um ataque perigoso.

Treinado por Juan Carlos Osório, que acumula passagens pelo futebol dos Estados Unidos, México e Inglaterra, sendo inclusive auxiliar técnico do Manchester City, o Nacional está montado no esquema 3-4-2-1, tendo como principal estratégia a velocidade, já que possui jogadores rápidos no contra-ataque. A bola parada é outra arma da equipe. O trio de zaga formado por Nájera, Murillo e Henriquez, que possuem 1,85m, 1,82m e 1,91m, respectivamente, pode causar perigo nas bolas alçadas na área.

Para chegar até às oitavas de finais da Copa Sul-Americana, o Nacional passou pelo Inti Gás, do Peru, e Guaranní, do Paraguai. A equipe marcou sete gols e não sofreu nenhum. O artilheiro do time é o meia John Vajoy, com dois gols. Já na Liga Nacional o Atlético está de vento em poupa. Depois do triunfo por 2 a 0 sobre o Tolima, no último sábado (21), os "Verdes" alcançaram o aproveitamento de 92,5%, liderando a competição com 25 pontos, sete a mais que o Deportivo Cali, segundo colocado. Já na Copa Postbon, que equivale a Copa do Brasil, o Nacional garantiu classificação para as semifinais ao bater o modesto Quíndio, o goleiro Viáfara, e alcançou 73,8% de aproveitamento. Na próxima fase a equipe vai encarar o Alianza.

Nacional de Medellín: defesa sólida e ataque perigoso

Outro ponto importante a ser destacado é o número de jogos sem levar gols. O goleiro argentino Franco Armani está a 900 minutos sem sofrer tentos, ou seis partidas sem que os adversários consigam balançar as redes do Atlético Nacional. Caso consiga permanecer desta forma por mais 222 minutos, Armani será o goleiro com maior tempo sem sofrer gols em toda história do futebol colombiano. O Nacional possui um time forte e o Bahia precisa ficar atento para conquistar um bom resultado no Estádio Atanásio Girardot. Os principais pilares da equipe são:

Medina - Lateral-Direito de ofício, o jogador é um dos pontos ofensivos da equipe colombiana. Com 21 anos, Medina é o atual titular da Seleção de seu país e é considerado uma das grandes promessas do futebol, sendo cobiçados por grandes equipes da Europa. Seu ponto forte é o apoio ao ataque. Agudo, o jogador chega com velocidade na linha de fundo. Sua intensidade no apoio faz com que deixe espaços na marcação, sendo um ponto a ser explorado pelo Tricolor.

Sherman Cárdenas - Efetivo na marcação e na construção das jogadas, o meia é o jogador que dá equilíbrio ao meio campo do Nacional. Com bom toque de bola e velocidade, o jogador costuma chegar na área adversária como elemento surpresa. Com 24 anos, é o jogador mais importante do Nacional.

Alexander Mejía - Aos 25 anos, o meia é o craque do time. Revelado pelo modesto Quíndio, Mejía tem uma boa perna direita e um bom toque de bola. O jogador é constantemente lembrado pelo técnico Argentino José Pekerman nas convocações da seleção da Colômbia.

Juan Pablo Ángel - Jogador mais conhecido do clube, Ángel é o atleta mais experiente do elenco e ídolo da torcida Alviverde. Após fazer sucesso no Nacional na década de 90, rodou por River Plate-ARG, Aston Villa-ING e pelo futebol dos Estados Unidos. Retornou ao clube em 2013 para encerrar sua carreira. Apesar dos 37 anos, Ángel é o típico jogador que não pode ficar sem marcação. Conhece os atalhos do campo e se bobear deixa o seu.

Time Base: Franco Armani; Alexis Henriquez, Óscar Murillo e Francisco Najera; Stefan Medina, Alejandro Bernal

Alexánder Mejía, Juan Valencia, Sherman Cárdenas e John Pajoy; Juan Pablo Ángel. Técnico: Juan Carlos Osório

Partida de rival tricolor na Sul-Americana é suspensa por violência

Dois torcedores morreram em briga de torcidas organizadas fora de estádio em Bogotá e, por isso, houve o cancelamento

O Atlético Nacional-COL não vai mais jogar nesta terça-feira (24), contra o Millionarios, pelo Campeonato Colombiano. A partida do rival tricolor na Copa Sul-Americana foi suspensa por episódios de violência ocorridos em Bogotá, capital da Colômbia. Dois torcedores morreram em uma briga de torcidas fora do estádio. A decisão do cancelamento foi tomada pelo governo e a nova data do duelo ainda não foi definida.

O Bahia encara o Atlético Nacional-COL na quinta-feira, em Medellín, pela Copa Sul-Americana. A partida começa às 21h50, no horário de Brasília. A delegação tricolor já está na Colômbia e se prepara para partida, que vai acontecer no estádio Atanasio Girardot. O time colombiano, inclusive, iria poupar atletas na partida desta terça pensando no confronto decisivo contra o Esquadrão de Aço.


Fonte: IBahia

Fotos: Nacional de Medellin