Postado por - Newton Duarte

Nordestão e Baianão: Invencibilidade atual do Bahia supera a do time campeão em 2001

Invencibilidade atual do Bahia supera a do time campeão em 2001

Equipe comandada por Sérgio Soares está há 15 partidas sem perder

Erguer as taças da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano é o objetivo traçado pelo Bahia para o primeiro semestre. Para alegria da torcida, a história e os números mostram que o tricolor está no caminho certo. Na única vez que o Esquadrão conquistou a dupla coroa, passou 14 jogos invicto. O feito obtido em 2001, com Evaristo de Macedo no comando da equipe, já foi batido na atual temporada.

A equipe comandada por Sérgio Soares está há 15 partidas sem perder. A última derrota foi em 22 de fevereiro: 2x1 para o Jacuipense , em Pituaçu, pelo estadual. O tricolor já conseguiu vaga na final da Copa do Nordeste. Enfrenta o Ceará na grande decisão do torneio regional nos dias 22 e 29. Amanhã, busca o mesmo no Baiano, contra a Juazeirense, às 16h, na Fonte Nova. Se conseguir manter a sequência de invencibilidade, já se garante também na decisão do título estadual. E como venceu o primeiro confronto por 2x1, em Juazeiro, pode até perder por um gol de diferença, dentro de casa, amanhã (19).

Apesar de ter ultrapassado a marca do time de 2001, que tinha Emerson, Preto e Nonato, a equipe atual tem desempenho inferior na comparação dos números. Os campeões do passado venceram 13 vezes e empataram apenas uma, o que resulta em um aproveitamento impressionante de 95%. A sequência deste ano tem nove vitórias, seis empates e aproveitamento de 73%. O saldo de gols no período também foi melhor 14 anos atrás: 37 tentos marcados e 10 sofridos contra 31 e 9. Mas é preciso levar em consideração que a sequência de agora foi disputada em menos dias, 51.

Em 2001, os jogos eram mais espaçados e aconteceram em 63 dias, tendo começado com uma goleada de 4x1 em cima do Vitória, na Fonte Nova, dia 4 de março. Acabou na derrota por 3x0 contra o Fortaleza, dia 9 de maio, no estádio Presidente Vargas, pela Copa do Brasil.Recentemente,o Bahia já tinha chegado perto da marca de 2001. Em 2012, sob o comando de Paulo Roberto Falcão, o tricolor ficou 13 jogos sem perder, ao conquistar 11 vitórias e dois empates em 47 dias (um aproveitamento de 89%) durante o Campeonato Baiano e a Copa do Brasil.

Naquele ano, o Nordestão não foi realizado. Se o Esquadrão vai repetir a história e transformar números estatísticos em títulos, só os próximos capítulos do Baiano e da Copa do Nordeste vão dizer. Mais um deles será escrito amanhã.