Postado por - Newton Duarte

Caos financeiro já começa a atingir alguns clubes brasileiros

Rede Globo não pagará a quarta parte de alguns estaduais

Prevendo o caos financeiro no futebol, clubes das quatro divisões do Campeonato Brasileiro participaram de uma reunião não presencial na última quinta-feira. Dentre os assuntos abordados, ficou decidido que todos os times dariam férias de vinte dias para seus elencos, com início no dia 1º de abril.

Com relação ao pagamento dos atletas, os clubes irão pagar o salário normal de março, as férias seriam pagas de forma parcelada, sendo que uma parte será paga somente no final do ano. Essa foi a melhor forma que os clubes encontraram para reduzir o efeito das consequências pelas paralizações dos campeonatos.

No dia 15 de abril, os clubes farão uma nova vídeo conferência. O encontro não presencial será para decidir se haverá a necessidade de uma prorrogação ou não do período de férias, ou se o prazo dos vinte dias que se encerram no dia 21 de abril, será o suficiente para que os atletas possam voltar ao trabalho presencial, podendo assim disputar o que resta dos estaduais.

Um ponto comum que foi discutido nessa reunião é que quase todas as equipes tem grande interesse em retomar e finalizar os estaduais. A explicação para isso é bem simples. A Globo ainda não pagou a 4ª cota referente dos estaduais e não irá pagar caso não sejam retomados.

Mata-Mata?

Durante esse encontro das equipes, um questionamento interessante foi levantado por um dos presidentes. Ele perguntou sobre a possibilidade da Série A mudasse o seu regulamento para o sistema de pontos corridos neste ano. Funcionaria desta forma, um turno único com cada equipe disputando 19 jogos. Os 8 melhores seriam classificados para um mata-mata. O 1º contra o 8º, o 2º contra o 7º, o 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º. Mas ao final do questionamento, tanto a CBF quanto os clubes entenderam que é melhor manter o formato dos pontos corridos com 38 rodadas, mesmo porque essa mudança afetaria no recebimento das cotas pelos clubes.

Redução de Salários

Com relação á possibilidade de redução dos salários, ficou decidido que cada clube fará a sua escolha no sentido de como proceder caso essa opção seja considerada. Isso pode acontecer caso as competições estaduais sigam suspensas. Alguns clubes pensam em reduzir em 50%, outros em 25%. A dúvida é saber se o Bahia consegue manter o salário dos seus atletas mesmo se as competições voltarem ou demorarem para serem retomadas.

Como Pagar as Contas

Existe uma grande preocupação, inclusive dos clubes considerados grandes, com a possibilidade de não ser possível pagar inclusive contas básicas, como água e luz. Alguns clubes possuem folhas com valores altíssimos, caso as competições demorarem para voltar, será um grande problema, pois não haverá receita para cobrir os gastos mensais.

Manter patrocinadores e também o sócio torcedor torna-se um grande desafio. O Esporte Clube Bahia iniciou uma campanha muito interessante. Guilherme Bellintani en entrevista falou em construir um monumento no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, com o nome dos Sócios que permanecerem ativos durante esse período de crise.

Nos últimos anos, vários times tentaram comprar briga com a Rede Globo. Primeiro foi o Palmeiras, que conseguiu um acordo muito melhor do que tinha depois de ter 7 jogos sem transmissão no campeonato brasileiro. Flamengo também recusou uma oferta feita pela Rede Globo, e as transmissões do estadual não foram feitas. O Atlético-PR também entrou em atrito com a globo mesmo nos bastidores. O Ponto é que, sem dúvida alguma todos os times brasileiros neste momento irão depender das cotas de televisão da globo.

se no mês que vem a globo disser que não paga, a conta de ninguém do futebol brasileiro vai fechar

Aparentemente, não existe nenhum clube no futebol brasileiro que não tenha pelo menos 50% da sua receita vindo das cotas da Rede Globo. Esse percentual pode aumentar para alguns times.

A Globo já confirmou que não irá pagar a 4ª e última cota referente aos campeonatos estaduais, caso os campeonato não sejam recomeçados. Alguns clubes já pediram esse adiantamento, revelando inclusive problemas financeiros, mas a Globo em resposta disse que não pode pagar por aquilo que ela não sabe se irá se realizar.

Como funciona o recebimento do Brasileirão

Desde janeiro, todos os clubes da primeira divisão já recebem uma pequena mensalidade, referente a 40% do valor total da cota destinada aos clubes brasileiros. A Globo desde o ano passado dividiu ou modificou a forma como paga os direitos de transmissão.

Por TV aberta, 40% são divididos de forma igual, 30% de acordo com a classificação no campeonato e mais 30% de acordo com o número de partidas transmitidas em TV aberta. Não estamos falando aqui de Pay-TV ou Pay-Per-View. Então esses 40% que são divididos de forma igual, a Globo decidiu fazer uma divisão. Desde o primeiro mês do ano, todo mês algum valor acaba sendo depositado nas contas dos clubes. Se esse dinheiro não entrar, certamente alguns clubes irão sofrer. Muitos times inclusive estavam contando com a primeira parcela do pagamento referente ao Pay-Per-View, mas parece que a Globo já sinaliza que não há uma decisão final sobre pagar ou não, prefere aguardar para ver o que irá acontecer com os estaduais e mesmo o brasileiro.

Qual seria a solução?

A única alternativa para solucionar o caos financeiro do futebol brasileiro seria se a CBF e as federações assumirem parte do prejuízo e ajudarem os clubes brasileiros. Vale lembrar que a CBF faturou mais de R$950 milhões de reais. Foi a maior receita entre todas as entidades esportivas no Brasil em 2019. A receita líquida (lucro) foi de R$190 milhões de reais. Esse dinheiro pode sim ser distribuído para muitos clubes das todas as divisões, ajudando a segurar o impacto causado pela interrupção do futebol por conta do Novo Coronavírus.

Fonte: Canal do Nicola