Postado por - Heitor Montes

Para ficar na Série A, Bahia precisa aproveitar o fator casa e confrontos diretos

O triunfo do Bahia sobre o São Paulo no último domingo significou o fim do jejum em casa, que durava quase dois meses no Campeonato Brasileiro. Além de colocar o time novamente nos trilhos na Arena Fonte Nova, o triunfo serviu para fazer o Tricolor ir a 23 pontos, assumir a 13ª posição (ainda aguarda o resultado do jogo adiado entre Ponte Preta e Fluminense) e se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. Posição que o deixa mais confortável para início do segundo turno, mas não pode gerar comodismo.

O Bahia começa a fase final do Brasileirão com a sensação de que tem a permanência na Série A praticamente assegurada, caso repita o rendimento do primeiro turno - nunca na história do Brasileiro com 20 equipes um time foi rebaixado com 46 pontos. Porém, os jogadores bem sabem o quanto suaram para chegar a esses 23 pontos e que lutar pela mesma pontuação significa brigar contra o rebaixamento até o fim.

Historicamente, os 23 pontos alcançados pelo Bahia no primeiro turno significariam permanência na Primeira Divisão. No formato do Brasileirão com 20 equipes, o Tricolor nunca foi rebaixado depois de ter feito mais de 20 pontos na primeira metade do campeonato. Em 2013, por exemplo, o time terminou o primeiro turno com os mesmos 23 pontos e encerrou a campanha na 12ª posição.

Por isso, o primeiro passo para o Esquadrão ter um segundo turno mais tranquilo é evitar o longo período sem bons resultados nos seus domínios. Ainda mais por saber que vai atuar mais em casa nesta reta final do Brasileiro. Dos 19 jogos restantes, o Tricolor vai fazer dez em casa: Vasco, Botafogo, Grêmio, Coritiba, Corinthians, Vitória, Ponte Preta, Atlético-MG, Santos, Chapecoense. Como bastam mais 23 pontos, nem precisa vencer todos estes confrontos para se garantir na Série A.

Como mandante, o Bahia tem o 12º melhor aproveitamento da competição, com 14 pontos conquistados. Serão quatro jogos diante de adversários diretos contra o Z-4 - Vitória, Ponte Preta, Atlético-MG e Chapecoense -, mais três partidas contra times que atualmente estão no topo da tabela - Grêmio, Corinthians e Santos. Sequência nada simples, uma vez que o Tricolor terá pela frente os três melhores visitantes da competição - Corinthians, Grêmio e Atlético-MG. Mas há boas notícias para os tricolores: no primeiro turno, o Bahia não perdeu para os quatro adversários diretos. A equipe, porém, pecou diante daqueles que estão no topo da tabela: foi derrotado por Corinthians, Grêmio e Santos.

Fora de casa, a tarefa também não está fácil. Pela frente, o Bahia vai enfrentar equipes que atualmente estão nas últimas posições da competição e outras que brigam na parte de cima: Atlético-PR, Atlético-GO, Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Avaí, Sport e São Paulo. Porém, poucas destas fazem grandes campanhas como mandantes. Palmeiras e Sport são os únicos que figuram no top 5 de melhores aproveitamentos em casa. Dos seis piores mandantes do Brasileiro, o Tricolor vai encarar quatro.

Diante do longo caminho que terá neste segundo turno, o Bahia sabe que o rendimento da primeira metade da competição não foi desastroso, mas ficou aquém de expectativas e causou a queda de um treinador. Desempenho suficiente para assegurar a permanência na Série A, mas que dificilmente alguém vai querer repetir.

Fonte: Globo Esporte