Postado por - Newton Duarte

Paysandu 3 x 0 Bahia :: Raio-X: O Jogo, os Gols, Ficha Técnica e a Programação

Misael, Fahel e Yago Pikachu dão a vitória ao Paysandu sobre o Bahia

Time de Belém pode perder por até dois gols de diferença no próximo dia 22, em Pituaçu, na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil

O Paysandu venceu o Bahia por 3 a 0 e deu um passo importante para conquistar uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Apesar do placar elástico, os baianos foram superiores em boa parte da partida, mas a eficiência dos paraenses acabou prevalecendo. Misael, Fahel e Yago Pikachu decretaram a vitória dos bicolores nesta quarta-feira, dia 15, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém.   

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 22, em Pituaçu. Para ficar com a vaga, o Tricolor precisa vencer por quatro gols. O Papão, porém, pode perder por até duas bolas. No final de semana, Paysandu e Bahia entram em campo pela Série B do Brasileiro.     

Bahia melhor; Papão mais eficiente  

A partida começou com o Paysandu atuando mais avançado, explorando as laterais com Yago Pikachu e João Lucas, mas o Bahia logo conseguiu equilibrar o jogo ainda antes dos 15 minutos, sobretudo quando Tiago Real apareceu bem no setor de criação ao lado de João Paulo. No entanto, nenhuma das duas equipes havia conseguido chegar com chances reais de abrir o marcador em lance de jogada trabalhada. Os poucos momentos de perigos foram nas bolas paradas, quando cada time acertou a trave uma vez.   

Depois dos 30 minutos, o Paysandu diminuiu o ritmo e o Bahia aproveitou para controlar a partida e sair para o jogo quando encontrava espaço no meio, mas faltava o último passe. João Paulo, afobado, insistia em lances individuais e acabava pecando nos momentos que tentou colocar o companheiro em condição de penetrar na defesa adversária.   

Na volta para a etapa complementar, Dado Cavalcanti foi obrigado a mudar o time. Carlos Alberto sentiu um baque e o treinador paraense optou pela entrada de um volante, Jhonnatan, reforçando a marcação sem perder tanto a saída de bola. Já os baianos mantiveram a mesma equipe e a forma de atuação que terminaram o primeiro tempo.  

Com a partida dominada a seu favor, o gol do Bahia parecia questão de tempo. Só parecia. Foram os donos da casa que surpreenderam em dois lances, o suficiente para abrirem vantagem, primeiro com Misael e, em seguida, com Fahel de cabeça. Pikachu, de pênalti, ainda teve tempo de marcar o terceiro. 

O Melhor: Douglas Pires – Mais uma vez o goleiro teve que se virar com o péssimo segundo tempo do Bahia

O pior: Patric – Tecnicamente não foi o pior. A posição não é a dele. Não tem cacoete de lateral. Não sabe marcar. É atacante. Sofreu com a falta de apoio dos homens do meio. Ficou no 2 x 1 várias vezes, acabou envolvido.

Para lembrar: Sul-Americana – O Bahia depende do Ceará contra o Tupi para herdar a vaga da Sul-Americana, caso seja desclassificado da Copa do Brasil.

Brasileirão Série B: O Bahia atravessará o Brasil para jogar contra o Criciúma fora de casa, podendo valer a liderança da Série B.

Paysandu   

x

Bahia

Copa do Brasil 2015 - 3ª fase – Jogo: IDA

Local: Belém (PA)

Estádio: Mangueirão

Dia: Quarta-Feira

Data: 15 de julho de 2015

Horário: 22hs00

Público Pagante: 10.159

Renda: R$ 157.260,00.

ARBITRAGEM

Árbitro

Pathrice Wallace Correa Maia - RJ (CBF-1)

Árbitro Assistente 1

Luiz Claudio Regazone - RJ (ASP-FIFA)

Árbitro Assistente 2

Joao Luiz Coelho de Albuquerque - RJ (CBF-2)

CARTÕES AMARELOS

Paysandu     

Yago Pikachu, Fahel e Souza

Bahia

Patric

CARTÕES VERMELHOS

Paysandu     

Gualberto

Bahia

GOLS

Paysandu     

Misael 24’, Fahel 26’, e Yago Pikachu (p) 39’ – 2º Tempo

Bahia

ESCALAÇÕES

Paysandu

Emerson; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Ricardo Capanema (Misael), Fahel, Carlos Alberto (Jhonnatan) e Carlinhos; Aylon e Souza (Pablo)

Técnico:

Dado Cavalcanti

Bahia

Douglas Pires; Adriano, Robson, Jaílton e Patric (João Leonardo); Yuri, Gustavo Blanco (Tchô), João Paulo (Souza) e Tiago Real; Mário e Jacó

Técnico:

Sérgio Soares

Notas

A avaliação individual dos atletas; Equipe TB.com

Douglas Pires – Fez mais uma boa partida. Não teve culpa em nenhum dos gols tomados. Fez ótimas e difíceis defesas. Nota 7.

Adriano – Fez um razoável 1º tempo. Foi envolvido no tempo final. Parece ansioso jogando. Nota 4

Robson – Os zagueiros do Bahia precisam se virar na marcação, já que o meio-campo compromete. Nota 6

Jailton – Os zagueiros do Bahia precisam se virar na marcação, já que o meio-campo compromete Nota 6

Patric – Não é da posição. Não sabe jogar ali. É meia-atacante. Estava fazendo um favor. O esquema não é montado para proteger os laterais. Ficou sozinho no 2x1 várias vezes. 1000 laterais sofrerão o mesmo. Gostaria de saber se o jovem tem algum problema físico. Nota 3

João Leonardo – Entrou para compor. Só pode ser. Mudança que não se explica. S/Nota

Yuri – O único do meio-campo que jogou os 90 minutos com intensidade. Marca e sai para o jogo com eficiência. Nota 7

Gustavo Blanco – Começou bem. Vai perdendo força ao longo da partida. Tem qualidade, mas precisa verificar o motivo  Nota 6

Tchô – Tchô? Saúde... Alguém disse e è pertinente. Mais uma invenção  S/Nota

João Paulo – Perdeu um gol, sofreu um pênalti não marcado e só. Nota 4

Souza – Sem comentários e S/Nota

Tiago Real – Jogou perto da área durante 30 minutos no 1º  tempo. Foi sumindo e parece não ter voltado para o 2º Tempo. Nota 4

Mário – Jogou longe da área. Deixou Jacó isolado. Errou muitos passes. Nota 4

Jacó – Não teve o que fazer. A bola não chegou, como não chega para ninguém. Atacante isolado na frente, neste esquema do Bahia, seja lá quem for, estará morto. Nota 5

Sérgio Soares – É o verdadeiro responsável pelos péssimos resultados. Protege alguns jogadores de forma inexplicável. Ou não! O time não possui esquema tático ou jogadas ensaiadas. Seja lá quem estiver em campo. Vive de individualidades. A Torcida ainda sonha com as goleadas obtidas no Baiano. Mas, a Série D mostra o que enfrentamos. Nota 1

Arbitragem – Apesar de achar que o Bahia perdeu sozinho, o árbitro não deu um pênalti claro a favor do Bahia, marcando um inexiste para o Paysandu. Saliente-se que também houve um a favor do Papão não marcado. Foi conivente com a violência apesar da expulsão. Nota 1

O Melhor: Douglas Pires

Menção honrosa: Yuri

O Pior: Sérgio Soares

Programação

Tricolor volta a focar na Série B

Após enfrentar o Paysandu, pela Copa do Brasil, o Bahia se prepara para mais um jogo longe de Salvador.

Da capital paraense, o Tricolor segue viagem para o Sul do país, onde no próximo sábado (18), enfrenta o Criciúma, às 16h30, no estádio Heriberto Hulse, pela Série B.

Confira a programação do Bahia

Quinta-feira (16) – Embarque para Porto Alegre;

Sexta-feira (17) – 09h: Treino, CT do Grêmio; – Embarque para Criciúma;

Sábado (18) – 16h30: Jogo contra o Criciúma, Heriberto Hulse;

Domingo (19) – Desembarque previsto em Salvador.