Postado por - Newton Duarte

Pesquisa demonstra: torcedores preferem o calendário atual do futebol brasileiro

Pesquisa LANCE! Ibope: 43% dos torcedores preferem o calendário atual do futebol brasileiro

Segundo levantamennto, apenas 19% dos torcedores querem que o calendário do futebol brasileiro siga o europeu, com início em agosto

Torcedor não quer que calendário brasileiro siga o europeu

Um dos temas que sempre aparece nos debates sobre mudanças para melhorar o futebol no país, a adaptação do calendário brasileiro ao europeu não é defendida pela maioria dos torcedores. Segundo dados da 5 edição da pesquisa LANCE! Ibope, 43% dos 2.343 entrevistados preferem a manutenção das datas atuais, com a temporada sendo iniciada em janeiro e terminando em dezembro.

A mudança do calendário com os torneios sendo iniciados em agosto e encerrados no mês de maio do ano seguinte, como ocorre na Europa, é apontada como uma iniciativa importante por especialistas para aprimorar o futebol brasileiro. Entretanto, essa mudança é defendida por apenas 19% dos torcedores. Outros 17,5% se mostraram indiferentes em relação ao assunto e 20,5% não responderam.   

A diferença entre os calendários no Brasil e na Europa têm impacto direto nas principais competições da Fifa. A Copa do Mundo deste ano, por exemplo, foi realizada logo após o fim da temporada europeia, o que deixou diversos jogadores que atuam na Europa de fora por contusão devido ao desgaste por ter jogado toda uma temporada.

Já os atletas que atuavam no Brasil puderam atuar no Mundial em plena forma pois os torneios, como o Campeonato Brasileiro, estava em andamento. O fato se inverte na disputa do Mundial de Clubes, que é realizado em dezembro.  

Torneios preferidos

O levantamento também pediu aos torcedores que dessem nota aos campeonatos, sendo que o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil tiveram os índices mais altos com 6,4 de média. A Taça Libertadores aparece logo em seguida com média de 6,3 pontos, enquanto que os Campeonatos Estaduais obtiveram apenas 6,0 pontos de média.