Postado por - Newton Duarte

Precisando reagir, Bahia terá 'pedreiras' pela frente

Depois de perder para o São Paulo, Bahia encara 4º e 3º da Série A

O Bahia desperdiçou boas oportunidades de pontuar, o jeito é aprontar para cima dos melhores do campeonato

Uelliton cumpriu suspensão automática e está à disposição de Kleina (Foto: Marina Silva)

O Bahia precisa reagir. Há duas rodadas na zona de rebaixamento, o tricolor terá que fazer o improvável para espantar o risco de queda à Série B do Campeonato Brasileiro. Depois da derrota para o São Paulo, o time do técnico Gilson Kleina terá mais dois jogos contra times que estão entre os quatro primeiros colocados na tabela, Atlético-MG e Inter.

Se diante dos considerados “concorrentes diretos”, o Bahia desperdiçou boas oportunidades de pontuar, o jeito é aprontar para cima dos melhores do campeonato. Dos sete últimos colocados da Série A, o Bahia venceu apenas o Botafogo, tanto em Salvador, na Fonte Nova (1x0), quanto no Maracanã (3x2).

Contra a Chapecoense, duas derrotas: 2x1 em Chapecó e 1x0 na Fonte Nova. Diante de Criciúma e Coritiba, dois empates em 0x0, dentro de casa, pelo primeiro turno. Nos dois Ba-Vis um empate como mandante em 1x1 e derrota por 2x1 no jogo de volta, além do empate com o Palmeiras, no Pacaembu, também por 1x1.

Time

Para o jogo contra o Atlético Mineiro, amanhã, o técnico Gilson Kleina sabe que não vai poder contar com o volante Rafael Miranda, que recebeu o terceiro cartão amarelo no lance que resultou no gol de falta de Rogério Ceni.

No entanto, Uelliton, que havia cumprido suspensão justamente contra o São Paulo, fica à disposição e deve retornar ao time titular. Fahel e Léo Gago são as outras opções.

O garoto Bruno Paulista, titular pela primeira vez na última rodada, no Morumbi, foi bem e deve ser mantido na equipe, que pode sofrer outras modificações por opção técnica, já que o time não vence há quatro rodadas.

O meia Lincoln, que jogou alguns minutos na derrota para a Chapecoense, não esteve com a delegação em São Paulo para aprimorar a condição física e pode ser uma das novidades na equipe.

O centroavante Kieza, com uma entorse no tornozelo, segue no departamento médico e dificilmente joga. Henrique deve permanecer como titular. Vale lembrar que a partida entre Bahia x Atlético Mineiro acontece amanhã, às 20h50, horário da Bahia. O Galo é o 4º colocado do Brasileirão com 50 pontos.

Desde 2002... Tricolor venceu o Atlético Mineiro pela última vez há 12 anos

Além da dificuldade de enfrentar o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, o Bahia terá que quebrar um tabu para tentar fugir da zona de rebaixamento já na próxima rodada. A última vez que o tricolor venceu o Atlético Mineiro foi em 2002, por 5x3.

Nonato, Valdomiro, Robgol, Geraldo e Gutierrez (contra) fizeram os gols. Candinho era o treinador do Bahia. Naquele mesmo ano, o time brigou contra o rebaixamento e só garantiu a permanência na Série A, na última rodada, ao golear a Portuguesa por 4x2, no Canindé. Nonato fez 3.