Postado por - Newton Duarte

Seleções da Copa x Times brasileiros

Seleções da Copa x Times brasileiros

Site compara clubes Brasileiros as Seleções que disputarão a próxima Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. Confira a matéria (meio: Pô! Sei lá... mil coisas) na íntegra:

Qual Seleção da Copa é o seu time? Descubra

O Flamengo é a Seleção Brasileira, o Corinthians é a Espanha e o São Paulo é a Inglaterra na Copa do Mundo. Como isso é possível? O “Terra” associou características, curiosidades, conquistas e outras peculiaridades entre os maiores clubes brasileiros e as seleções que jogam o Mundial 2014. Nem sempre as comparações serão 100% fiéis, mas renderão boas discussões.

FLAMENGO

Jogando em casa e com apoio maciço das arquibancadas, a Seleção Brasileira não poderia ser outro time senão o de maior torcida do País. Assim como o Flamengo, o time de Felipão também responde bem a crises e costuma se superar quando é criticado – vide títulos da Copa das Confederações e da Copa do Brasil em 2013. Por fim, as duas equipes contam muito com a mística do Maracanã para conseguir seus triunfos.

CORITIBA

As duas equipes costumam apresentar um futebol técnico e agradável nas competições que disputam, mas na maioria das vezes são vistas como coadjuvantes. Ambas chegaram a retas finais de competições importantes relativamente recentes – a Croácia foi terceira colocada da Copa do Mundo de 1998, o Coritiba foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2011 e 2012.

SANTA CRUZ

Assim como o Santa, o México tem uma torcida imensa e apaixonada por futebol, apoiando o time não importa a situação. Ambas as equipes também são potências regionais: o México venceu seis das 12 edições da Copa Ouro da Concacaf, enquanto o Santa Cruz conquistou o Pernambucano 27 vezes ao longo de sua história. E os dois times passaram por crises recentes – os mexicanos quase ficaram fora da Copa e tiveram que passar pela repescagem, enquanto o Santa Cruz precisou voltar da Série D do Brasileiro para a B.

BAHIA

Como uma seleção da África central, faz sentido comparar Camarões com um time de Salvador, a cidade brasileira com maior número de habitantes negros. E assim como o Bahia conquistou o Campeonato Brasileiro de 1988 superando favoritos, a seleção camaronesa chocou o mundo dois anos depois, ao vencer a campeã Argentina na Copa do Mundo de 1990 e chegar às quartas de final, recorde até hoje de um time africano em Mundiais.

CORINTHIANS

O estilo de jogo único da Espanha não é comparável a nenhum time do Brasil, mas o Corinthians tem muito em comum com a equipe ibérica. Ambos viveram fases recentes bastante dominantes no futebol – os espanhóis venceram uma Copa e duas Eurocopas, enquanto o Corinthians foi campeão brasileiro, continental e mundial – mas tiveram suas supremacias abaladas recentemente, com a perda da Copa das Confederações e a série de más atuações alvinegras desde o ano passado. Os dois times também contam com a mesma base de jogadores há alguns anos.

INTERNACIONAL

A Holanda é conhecida por sempre ter grandes jogadores em várias posições de seu elenco, mas não ter grandes conquistas recentes – a última foi a Eurocopa de 1988. Já o Inter segue padrão parecido: apesar de ter vencido a Libertadores em 2010, os anos seguintes foram de resultados abaixo das expectativas, mesmo com um elenco recheado de nomes famosos.

ATLÉTICO-PR

Tanto Chile quanto Atlético-PR se classificaram para competições importantes (Copa do Mundo e Libertadores) mostrando no ano passado um futebol ofensivo, ousado e muito veloz. A campanha foi excelente, mas o ano de 2014 promete ser difícil para ambos: os chilenos caíram em um grupo com os gigantes Holanda e Espanha, enquanto o Atlético-PR desmanchou boa parte do time da última temporada e perdeu o técnico Vagner Mancini.

ABC

Os dois são completamente dominantes em suas respectivas regiões: a Austrália precisou mudar de confederação da Oceania para a Ásia para ter alguma competição à sua altura, enquanto o ABC de Natal é o maior campeão estadual do Brasil, com 52 títulos potiguares. Fora do âmbito regional, porém, as equipes não costumam assustar muito os adversários e são vistas apenas como coadjuvantes.

GOIÁS

Ambos os times vivem situação bastante semelhante. Fizeram campanhas surpreendentes em 2013 – a Colômbia foi vice-campeã das Eliminatórias Sul-Americanas, enquanto o Goiás ficou em sexto no Brasileiro e quase foi à Libertadores. As duas equipes também contam com boas gerações de jovens em seus elencos. Porém, perderam seu principal craque, goleador e referência: Falcao lesionou o joelho e deve ficar fora da Copa, enquanto Walter deixou o Goiás para jogar no Fluminense.

BRAGANTINO

Tanto Grécia quanto Bragantino têm estilos de jogo bem definidos: muita marcação, força física, jogadores de alta estatura e perigo na bola parada. E as duas equipes também conquistaram um grande título em suas histórias, de forma totalmente inesperada: a Grécia chocou o mundo ao vencer a Eurocopa de 2004, enquanto o Bragantino foi a "zebra" que levou o Campeonato Paulista de 1990.

FIGUEIRENSE

Sempre citada como a seleção mais talentosa da África, a Costa do Marfim já não vive seu auge, com muitos de seus principais jogadores na fase final da carreira, como o astro Drogba. E o time deixou passar muitas chances de fazer bonito em Copas do Mundo ou da África, com campanhas decepcionantes. Da mesma forma, o Figueirense não aproveitou às vezes em que teve uma equipe forte recentemente – como em 2011, quando ficou a dois pontos de uma vaga na Libertadores – e hoje vive um momento mais modesto, tentando se firmar novamente na Série A.

CEARÁ

Os dois times dominam suas regiões em uma recente supremacia regional. O Japão venceu quatro das últimas seis Copas da Ásia e sobrou nas Eliminatórias da Copa, enquanto o Ceará é o atual tricampeão estadual. As duas equipes são promissoras quando vão para as competições maiores, como Copa do Mundo e Série A, mas ainda não conseguiram engrenar uma grande campanha.

GRÊMIO

Além da proximidade física e da cor azul na camisa, tanto Grêmio quanto Uruguai são equipes de muita tradição, que já foram campeões mundiais. Ambos são famosos também pelo espírito de luta, por montar times “raçudos” e por serem "copeiros". Os dois, porém, atravessaram fases difíceis há uma década, quando o Grêmio foi rebaixado à Série B e o Uruguai viveu um período complicado, eliminado na primeira fase em 2002 e fora da Copa de 2006.

SPORT

As duas equipes podem ser apontadas como "io-iôs" nas principais competições que disputam, saindo e voltando com o passar dos anos. Depois de estrear bem nas copas do Mundo em 1990, a Costa Rica ficou fora de 1994 e 1998, voltando em 2002 e 2006, para ficar fora novamente em 2010. Já o Sport foi rebaixado da Série A em 2001, 2009 e 2012, alternando anos entre a primeira e segunda divisões do Brasil.

SÃO PAULO

Times que jogam de branco, com grande tradição e título mundial no currículo. Mas que ultimamente perderam um pouco de sua pompa e majestade, com campanhas abaixo das expectativas em competições recentes. Em 2014, ambas as equipes tentarão retomar o status de número 1 em seus respectivos cenários. E os dois também contam com capitães respeitados, ídolos de um único clube ao longo de suas carreiras: Steven Gerrard e Rogério Ceni.

PALMEIRAS

As raízes italianas tornam o Palmeiras um candidato óbvio a ser comparado com a Itália. Mas as duas equipes possuem outras semelhanças: um passado glorioso, com vários títulos importantes e craques consagrados, que tornam ambas potências do futebol. Mas também os dois times vêm de um fracasso recente: a Itália foi eliminada na primeira fase na Copa de 2010, quando era a atual campeã; já o Palmeiras jogou a Série B em 2013 e tenta uma boa participação no ano de seu centenário.

PONTE PRETA

Tanto Suíça como Ponte Preta são conhecidos por nunca terem ganho nenhum troféu de primeiro nível em sua história, apesar de serem times bastante antigos: a federação suíça foi fundada em 1895, enquanto a Ponte nasceu em 1900. Os dois times também sofrem com a potência dos vizinhos, já que estão em regiões onde tradicionalmente os times são bastante fortes: a Europa Ocidental e o estado de São Paulo.

JUVENTUDE

Nem Equador nem Juventude estão entre as principais forças de suas respectivas regiões, a América do Sul e o estado do Rio Grande do Sul. E se os equatorianos contam com a temida altitude de Quito para aprontar de vez em quando, a equipe de Caxias do Sul joga na Serra Gaúcha – que não chega perto das condições da capital equatoriana, mas é alta comparada a outras regiões do Brasil.

FLUMINENSE

As duas equipes despertaram recentemente uma grande antipatia dos rivais. A França se classificou para a Copa de 2010 após um lance em que o atacante Henry tocou na bola com a mão, eliminando a Irlanda, e foi para 2014 em um novo jogo polêmico contra a Ucrânia, em que marcou um gol impedido. Já o Fluminense causou a ira de outros times ao escapar do rebaixamento à Série B em 2013, graças a uma punição do STJD à Portuguesa, que caiu em seu lugar.

PORTUGUESA

Nem Honduras nem Portuguesa são as principais forças de suas regiões, a Concacaf e o estado de São Paulo. Mas ambos os times costumam contar com o apoio de outras torcidas por serem equipes consideradas carismáticas. Conseguem surpreender os favoritos às vezes – como quando Honduras eliminou o Brasil da Copa América, ou a Portuguesa chegou à final do Brasileiro – mas normalmente são coadjuvantes nos grandes torneios.

ATLÉTICO-MG

Dois times apontados como favoritos para as competições de 2014, e que contam com nomes de peso no ataque – a defesa, porém, é vista com suspeitas nas duas equipes. Em comum também há o fato de o camisa 10 e craque de cada time já ter sido melhor do mundo mais de uma vez: Messi conquistou quatro prêmios, enquanto Ronaldinho levou a honraria duas vezes.

CHAPECOENSE

Os estreantes da vez. A Bósnia vai disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez em sua história, enquanto a Chapecoense vai debutar na Série A do Brasileiro na era dos pontos corridos. Ambos os times também vêm de excelente campanha, já que os bósnios se classificaram em primeiro do grupo nas Eliminatórias e a Chapecoense foi vice da Série B, atrás apenas do Palmeiras.

GUARANI

Tanto Irã como Guarani já foram vistos como times fortes em suas regiões no passado e conquistaram títulos – os árabes foram tricampeões da Copa da Ásia entre 1968 e 1976, enquanto os bugrinos fizeram história ao levar o título brasileiro de 1978. Porém, há muitos anos as duas equipes vêm enfrentando campanhas sem destaque no futebol.

VICETÓRIA

As duas equipes são conhecidas por sua força nas categorias de base: a Nigéria é tetracampeã mundial no Sub-17, enquanto o Vicetória sempre tem pratas da casa em suas grandes campanhas no profissional e venceu a Copa do Brasil Sub-20 em 2012. Os dois times também "ressurgiram" em 2013, com a Nigéria vencendo a Copa das Nações Africanas e o Vicetória fazendo excelente campanha na sua volta à Série A.

CRUZEIRO

O Cruzeiro foi campeão brasileiro mostrando um futebol que tem paralelos com o da seleção alemã: apesar de ótimos jogadores em várias posições, a grande força da equipe foi coletiva, com grande cooperação e entrosamento dos atletas. Além disso, os dois times têm elencos com muita qualidade e são apontados entre os favoritos para seus desafios em 2014.

VASCO

Como não há nenhum jogador do futebol brasileiro que se possa comparar com Cristiano Ronaldo, a seleção portuguesa tem que encontrar outros paralelos nos times daqui. E para isso, não há nenhum melhor que o Vasco, que tem as raízes de sua fundação em Portugal.

ICASA

As duas equipes ficaram muito perto de classificações históricas recentemente. Na última Copa do Mundo, Gana quase se tornou a primeira seleção africana a chegar em uma semifinal, não fosse a mão salvadora do uruguaio Luis Suárez e o pênalti perdido por Asamoah Gyan nos acréscimos da prorrogação. Já o Icasa quase jogou a Série A pela primeira vez em sua história, mas terminou a segunda divisão de 2013 em quinto lugar.

PARANÁ CLUBE

Tanto a seleção de futebol dos Estados Unidos quanto o Paraná Clube eram times ascendentes nos anos 90, que mostravam evolução e prometiam sucesso baseado em sua organização. Mas nenhuma das equipes realmente conseguiu cumprir o que prometia. Os Estados Unidos até chegaram às quartas de final na Copa de 2002, e o Paraná jogou uma Libertadores, mas faltou o passo adiante.

SANTOS

Belgas e santistas contam com uma empolgante geração de jovens, que jogam um futebol rápido e ofensivo e aparecem como promessas de campanhas surpreendentes em 2014. Nenhum dos times, porém, teve ainda um teste realmente de primeiro nível: a Bélgica teve a Rússia como adversário mais difícil nas Eliminatórias, enquanto o Santos só jogou a primeira fase do Campeonato Paulista.

NÁUTICO

Os dois times vêm de um passado recente péssimo – a Argélia foi eliminada na primeira fase da Copa de 2010 sem marcar um gol sequer, enquanto o Náutico foi lanterna disparado do Campeonato Brasileiro e rebaixado com rodadas de antecipação. Por isso, são credenciados a ser "saco de pancadas" neste 2014.

BOTAFOGO

Assim como o Botafogo volta a Libertadores nesta temporada após 17 anos longe da principal competição sul-americana, a Rússia também comemora seu retorno à Copa do Mundo: a última participação havia sido em 2002. Além disso, os dois times viveram seu auge nos anos 1960, quando o Botafogo era repleto de craques e títulos, e a Rússia venceu a única Eurocopa em sua história (como União Soviética).

CRICIÚMA

Os dois times são conhecidos pela força de sua torcida e seu estádio e pelo desempenho não muito empolgante longe de casa. Tanto que foi contando com a força do fator casa que os dois conseguiram as maiores surpresas de suas histórias: a Coreia do Sul foi terceira colocada na Copa do Mundo de 2002, em casa, enquanto o Criciúma foi campeão da Copa do Brasil em 1991.

Fonte e imagens: Terra