Postado por - Newton Duarte

Sérgio Soares faz mistério sobre zaga e lateral e diz: 'Ambiente é o melhor possível'

Soares faz mistério sobre zaga e lateral e diz: “Ambiente é o melhor possível”

Nesta quarta-feira, diante do Ceará, Bahia não poderá contar com Titi e Bruno Paulista, que vão cumprir suspensão. Duelo será válido pela final do Nordestão

Sérgio Soares não revela time titular do Bahia para partida de quarta (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

O Bahia tem, nesta quarta-feira, a partida mais importante do ano até aqui: vai enfrentar o Ceará em jogo de ida das finais da Copa do Nordeste. No entanto, para o duelo, o técnico Sérgio Soares terá de dar conta de duas ausências importantes: o zagueiro Titi e o volante Bruno Paulista, que vinha jogando como lateral-esquerdo, estão suspensos.

Na tarde desta terça, antes do treino fechado à imprensa realizado na Arena Fonte Nova, o treinador preferiu manter a cautela e não revelou quem serão os substitutos. Ele destacou as opções que tem para a zaga e mostrou certa tendência a optar por Chicão, um dos atletas mais experientes do elenco.  

- [Adriano, Chicão e Robson] São jogadores com características diferentes, todos eles. O Chicão dispensa comentários, pela sua história, jogador experiente, que já viveu várias situações semelhantes a essa que nós vamos viver. Isso pesa muito a favor do Chicão. É um cara que temos no elenco, e somos privilegiados por causa disso. O Robson tem a voluntariedade, a juventude. É um jogador rápido, que compõe bem o setor nessa função. E o Adriano tem as duas situações, não tanto em títulos, mas tem postura semelhante à do Chicão. É um jogador que se posiciona muito bem, tem boa bola aérea. Temos três boas opções para decidir - afirmou.  

Para a lateral esquerda, a tendência é que Patric, que vinha jogando no setor antes de lesionar o tornozelo, retorne ao posto. Ainda assim, Soares faz questão de elencar as outras opções e cogita até mesmo improvisar Yuri na ala.  

- Patric é opção para o setor, até porque vinha jogando antes. Mas nós temos algumas alternativas. Temos o Carlos ou o próprio Yuri, caso a gente improvise. São três opções para avaliar no trabalho e decidir para a partida - disse.  

Independente de quais sejam as opções do treinador, a meta é manter a boa fase do Bahia na temporada. A equipe não perde há 16 jogos: a última derrota foi no dia 22 de fevereiro, pelo Baianão. Ainda invicto no Nordestão, o Tricolor tem média de dois gols por jogo e conta com o melhor ataque do estadual, além de ter o segundo artilheiro do torneio regional, Kieza. Desde 2002, o Esquadrão não chegava a duas finais na mesma temporada.

"Ambiente é o melhor possível", diz Sérgio Soares (Foto: Jayme Brandão/ Divulgação/ EC Bahia)

Com números tão favoráveis, Sérgio Soares revela que o clima no Fazendão é dos melhores. Ele destaca, no entanto, que isso se deve, em boa parte, aos resultados que vêm sendo construídos. Mas não se esquece de pontuar a influência da nova gestão e a sintonia entre os diversos setores do clube baiano.  

- O ambiente é o melhor possível. Mas eu digo sempre, e ninguém vai mudar de ideia, que ambiente bom é manutenção de resultado. Nós estamos fazendo o ambiente continuar assim satisfatório em função dos resultados e, lógico, da nossa performance nesse período de quatro meses. Tem uma aplicação importante da diretoria, no sentido de cumprir seus compromissos. Desde quando aqui cheguei, o presidente disse que iria honrar os compromissos e está fazendo. Tem a participação da diretoria com o comando do Alexandre [Faria, diretor de futebol], o Éder [Ferrari, gerente de futebol]. Então há uma sintonia muito grande entre os setores. Presidente, diretoria, comissão e atletas. E isso vem fazendo com que nós, cada vez trabalhando e planejando, e buscando um passo à frente, em busca dos resultados. Chegamos às finais, que era muito importante. Mas a gente sabe que precisamos bater o carimbo para confirmar um primeiro semestre muito bom para 2015 - disse.  

Para coroar a boa fase dentro de campo e nos corredores do Fazendão, nada melhor que um título conquistado diante de sua torcida. No Nordestão, o Bahia não poderá levantar a taça ao lado da massa tricolor, já que decide as finais no Castelão. Mas pode, contudo, dar um grande passo rumo à conquista nesta quarta-feira, na Arena Fonte Nova. Público, com certeza, não vai faltar: todos os bilhetes destinados à torcida baiana se esgotaram em apenas um dia de venda. 

A gente agradece essa presença do torcedor, essa busca pelo ingresso, para poder participar e contribuir junto conosco para esse grande momento que estamos vivendo.

Sérgio Soares

Nesta terça, Soares comentou a procura frenética por entradas para o jogo desta quarta, lamentou as dificuldades enfrentadas pelos torcedores, mas garantiu que vai procurar retribuir em campo todo o esforço feito nas filas.  

- Primeiro, dizer que o torcedor está de parabéns. A gente só lamenta todo esse transtorno que foi para o torcedor comprar o ingresso, num jogo importante, onde o torcedor sabe da importância do jogo e da presença dele no jogo. A gente agradece essa presença do torcedor, essa busca pelo ingresso, para poder participar e contribuir junto conosco para esse grande momento que estamos vivendo. E eles fazem parte desse grande momento. Entenderam dessa forma e atenderam, e estão chegando, esgotaram os ingressos. Mais uma vez, quero frisar que esse sofrimento que tiveram, que pude acompanhar pela televisão... Tem pessoas que ficaram oito horas na fila, e isso realmente é lamentável. Mas nós retribuímos em campo todo esse esforço que foi feito pelo torcedor para adquirir ingresso para essa partida - encerrou.  

duelo está marcado para as 22h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. A partida de volta será no dia 29, no Castelão, e já tem ingressos à venda desde o último sábado.