Postado por - Newton Duarte

Só com a cabeça, Atlético de Madri faz mais gols que 6 times do Brasileirão com corpo inteiro

Só com a cabeça, Atlético de Madri faz mais gols que 6 times do Brasileirão com corpo inteiro

Fernando Torres sobe para cabecear em Atlético de Madri x Real Madrid

Fernando Torres sobe para cabecear em Atlético de Madri x Real Madrid - Foto: Getty

Pé esquerdo, pé direito, calcanhar, joelho, coxa, peito, nuca... Junte gols feitos de todos as formas possíveis por seis equipes participantes da última edição da Série A do Campeonato Brasileiro, e o desempenho seria inferior ao que conseguiu o Atlético de Madri nesta temporada usando apenas a cabeça.

A equipe do técnico Diego Simeone já havia conquistado o vice-campeonato da Champions League e o título do Espanhol no ano passado consagrando-se como 'Rei da bola aérea' e em 2014/15 vem mantendo a eficiência neste tipo de jogada.

Dos 55 gols anotados pelos 'colchoneros' até aqui em 26 partidas disputadas por Champions, Copa do Rei e Espanhol, 45% deles ou 25 foram marcados de cabeça - um deles na vitória por 2 a 0 sobre o Real, nessa quarta-feira -, o equivalente a uma média de 0,96 testadas na rede por jogo.

Piores ataques do Brasileirão-2014, Grêmio, Sport, Palmeiras, Bahia, Botafogo e Criciúma não atingiram uma média assim no total de seus gols durante a competição inteira.

A eficiência do Atlético pelo alto também é bem superior a dos seus principais concorrentes nacionais, os poderosos Real Madrid e Barcelona. O rival municipal anotou 15 de seus 81 tentos na temporada de cabeça - 19% -, e o Barça marcou 9 de 64 gols assim - 14%.