Postado por - Newton Duarte

Só rindo! A metodologia da pesquisa Datafolha o tamanho das torcidas

Pesquisa de torcidas: quase metade dos entrevistados é de SP. Datafolha diz que isso não afeta resultado

A recente pesquisa do Datafolha que envolve os tamanhos das torcidas dos times brasileiros foi concentrada em São Paulo. Pelos números do IBGE, pouco menos de 22% da população do País vive no Estado, onde estão 29% das cidades pesquisadas entre 3 e 5 de junho. Além disso, 40% dos bairros onde ocorreram entrevistas ficam em municípios paulistas. O Instituto assegura que o fato de ter ouvido mais pessoas no Estado não interfere no resultado final em âmbito nacional, pois os dados são ponderados para sua proporção real na participação de paulistas na composição da população brasileira.

O estudo foi realizado com o chamado "eleitorado brasileiro", ou seja, pessoas com 16 anos ou mais, por região geográfica. Foram sorteados os municípios e depois os bairros, com entrevistados selecionados aleatoriamente para responder ao questionário, de acordo com cotas de sexo e faixa etária. Quase a metade dos mais de 4,3 mil questionários foram preenchidos em São Paulo. No processamento dos dados é realizada ponderação referente à proporção de cada cidade na amostra para correta representação das regiões, de acordo com relatório do Instituto.

Cidades e bairros nos quais o Datafolha fez a pesquisa em junho, por Estado

Cidades e bairros nos quais o Datafolha fez a pesquisa em junho, por Estado

O blog perguntou a Alessandro Janoni, diretor de opinião do Datafolha, se um entrevistado que more, por exemplo, no Amapá, e diga torcer pelo Santos terá no resultado final o mesmo peso de outro que, vivendo na cidade de São Paulo, também diga que é santista. "Não. No final, ele entra com o peso da composição do universo que representa dentro do Estado do Amapá e depois o Estado do Amapá entra com seu peso de composição no universo total da região Norte, que por sua vez entra com sua particpação no universo total de Brasil", explica.

Janoni acrescenta que na pesquisa de junho, a amostra foi expandida no mais populoso Estado do País para se levantar intenção de voto para governador. "Foram feitas mais entrevistas em São Paulo do que sua participação real na composição do universo Brasil", admite. "Mas no final, os resultados são ponderados e o Estado de São Paulo entra no cálculo com seu peso real de participação na amostra nacional", assegura. A margem de erro máxima prevista é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, segundo o Instituto.

A falta de uma pesquisa específica sobre o tamanho de cada torcida é o maior entrave para que saibamos de forma mais precisa quais são os números reais. Embora o Datafolha assegure que o resultado final não sofre interferências, como descartar a possibilidade de a concentração de entrevistados em São Paulo causar distorções? Caso do estranho empate entre as torcidas de Fluminense e Portuguesa (SP), em estudo feito no final de 2012. Talvez isso também explique as ausências dos clubes de Ceará e Pernambuco, Estados que, somados, tiveram apenas 15 cidades pesquisadas em junho.


Fonte: Mauro Cezar Pereira - ESPN

Arte: ESPN