Postado por - Newton Duarte

Só um pontinho: O Bahia tem 87% de chances de voltar à Série A

Números são do matemático Tristão Garcia. Com Atlético-GO e Avaí garantidos, restam duas vagas entre Bahia, Vasco e Náutico. Oeste e Joinville lutam contra queda

A Série B do Brasileirão chegou neste sábado ao fim da 37ª e penúltima rodada com a certeza de que o Avaí se juntou ao Atlético-GO no grupo dos clubes assegurados na Série A do ano que vem. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Londrina fora de casa, chegou aos 65 pontos e, mesmo que perca em casa para o Brasil de Pelotas, ficará entre os quatro primeiros colocados. A briga agora pelas duas vagas restantes será entre Bahia, Vasco e Náutico, terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Tricolor de Aço, em terceiro lugar, está praticamente na primeira divisão em 2017, com 87% de chances de subir, após o triunfo por 3 a 2 sobre o Bragantino. O Vasco, quarto colocado, apesar da derrota para o Criciúma por 1 a 0, tem 73% de chances de retornar também à Série A. Com 62 pontos, decidirá seu destino no próximo sábado, em São Januário, diante de um Ceará não brigando mais nem pelo acesso nem contra o descenso - o time empatou por 1 a 1 em casa com o Paraná e está em nono lugar, com 54 pontos.

Mas o Náutico se agarra na esperança de que o Vovô apronte no Rio de Janeiro. Isso porque o Timbu goleou o Tupi em Juiz de Fora por 4 a 1 também neste sábado e alcançou os 60 pontos. As chances de subir do atual quinto colocado, segundo o matemático Tristão Garcia, são de 40%. A equipe precisa vencer em casa o Oeste, no próximo sábado, e torcer pelo menos por um empate dos cruz-maltinos. Com isso, os dois clubes terminariam a competição com 63 pontos. No primeiro critério de desempate, de vitórias, a equipe pernambucana ficaria com 19, contra 18 do time carioca, e garantiria o acesso.

O Bahia está numa situação mais confortável para subir à Série A depois do triunfo sobre o Bragantino por 3 a 2 neste sábado, na Arena Fonte Nova. São 87% de chances. Em terceiro lugar, com 63 pontos, precisa apenas de um empate no próximo sábado diante do já campeão Atlético-GO para carimbar o retorno à primeira divisão sem depender de outros resultados. Mesmo perdendo, pode garantir o acesso.

Briga contra o rebaixamento

A briga contra o rebaixamento conta com menos clubes envolvidos. Três equipes já têm seu destino selado na Série C em 2017: o Sampaio Corrêa, lanterna da competição, com 27 pontos ganhos, o Tupi-MG, com 30, e o Bragantino, com 32, que já tinha chances mínimas de se manter na Segunda Divisão e viu o sonho terminar após a derrota para o Bahia neste sábado por 3 a 2 na Arena Fonte Nova. Agora, só Joinville e Oeste brigam contra o fantasma. E a disputa é equilibrada.

Segundo o Infobola, o Oeste, 16º colocado, com 38 pontos ganhos, tem 46% de chances de ser rebaixado para a Série C. Mas a equipe fará a última partida fora de casa com o Náutico, que ainda briga pelo acesso.

O Joinville, em 17º lugar, com 37 pontos, um a menos que o Oeste, tem 54% de chances de ser rebaixado. Mas jogará em casa contra um desinteressado Vila Nova, em 10º lugar, com 53 pontos. Caso vença e o Oeste tropece em Pernambuco, se livrará do rebaixamento. E pode até garantir-se na Série B caso empate na Arena Joinville e o rival paulista perca para o Timbu - os dois ficariam com 38 pontos, e a equipe catarinense terminaria no 16º lugar pelo primeiro critério de desempate, o de vitórias - 8 a 7. É esperar para ver.

Fonte: Ge.com